Lista completa de Questões de Comércio Internacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Regime Aduaneiro Especial que favorece a entrada no país de certas mercadorias, por um período de tempo determinado, com suspensão total ou parcial do pagamento de impostos aduaneiros incidentes na sua importação, com o compromisso de serem reexportadas, é conhecido como Regime Especial de
Entreposto Aduaneiro de Importação.
Admissão Temporária.
Trânsito Aduaneiro.
Importação Provisória.
Despacho Aduaneiro Expresso.
sétimo e o oitavo dígitos representam o item e o subitem.
sétimo e o oitavo dígitos representam a subposição.
seis primeiros dígitos representam o capítulo e a posição.
seis primeiros dígitos representam a posição.
quatro primeiros dígitos representam o capítulo.
Os Regimes Aduaneiros Especiais apresentam como característica comum a exceção à regra geral de tributação de impostos exigidos nos regimes comuns de importação e de exportação, além da possibilidade de tratamento diferenciado nos controles aduaneiros. Tendo em vista os diferentes regimes aduaneiros especiais existentes, analise as afirmações abaixo.
I O regime de trânsito aduaneiro permite o transporte de mercadorias, sem necessidade de controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de impostos.
II O regime de entreposto aduaneiro de exportação, na modalidade de regime comum, permite a armazenagem de mercadoria destinada à importação em recinto de uso público, com suspensão do pagamento de impostos.
III O regime de entreposto aduaneiro de exportação, na modalidade de regime extraordinário, permite a armazenagem de mercadorias em recinto de uso privativo, com direito à utilização de benefícios fiscais.
IV O regime de entreposto aduaneiro de importação, além de permitir armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso público, permite a permanência de mercadoria estrangeira em feira, congresso ou evento semelhante, realizado em recinto de uso privativo, previamente alfandegado para esse fim.
Está correto APENAS o que se afirma em
I e II.
II e III.
III e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
O instrumento administrativo que registra, controla e acompanha as operações de comércio exterior é denominado
MDIC
SRF
Siscomex
Decom
Camex
A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) tem como base a(o)
NCAA, acrescida de dois dígitos
NCAA, acrescida de quatro dígitos
Classificação Uniforme para Comércio Internacional
Sistema Harmonizado, acrescido de dois dígitos
Sistema Harmonizado, acrescido de quatro dígitos
Quanto ao desembaraço alfandegário de mercadorias, afirma-se que a(o)
apresentação da Licença de Importação é sempre necessária.
canal amarelo realiza o exame documental e o exame de valoração aduaneira da mercadoria pela SRF.
canal cinza significa que haverá, apenas, o exame documental.
canal vermelho corresponde à realização do exame documental e físico da mercadoria.
canal vermelho corresponde à realização do exame documental pela fiscalização da SRF.
É considerada essencial para o contrato comercial a condição de
consentimento
objeto lícito
forma
licitude do objeto
relatividade
Sobre regimes aduaneiros atípicos, considere as afirmativas a seguir.
I - O Depósito Especial Alfandegário permite a guarda, sob controle fiscal, de mercadorias importadas com a finalidade de manutenção de embarcações e aeronaves utilizadas no transporte comercial internacional.
II - O Depósito Afiançado corresponde à autorização para a permanência de bens estrangeiros no país, sem pagamento de tributos ou pagamento proporcional ao tempo de permanência da mercadoria no país.
III - O Depósito Afiançado permite a guarda, sob controle fiscal, de mercadorias importadas com a finalidade de manutenção de embarcações e aeronaves utilizadas no transporte comercial internacional.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
I e III
Os termos que regem as obrigações de cada uma das partes em uma transação comercial internacional, quanto aos deveres e obrigações, principalmente nos serviços de logística, possuem regras claras e definidas previamente entre importador e exportador, representadas por siglas universais. Algumas das siglas mais utilizadas são as seguintes: FCA, FOB, CIF e CFR. No comércio internacional, a qual órgão ou tratado específico essas siglas estão associadas?
Entre as siglas FOB e FCA, empregadas no comércio internacional, existe uma pequena diferença de responsabilidades imputadas a importadores/compradores e exportadores/ vendedores. Nessa perspectiva, analise os itens a seguir, referentes a essas responsabilidades.
I FOB - responsabiliza exportador/vendedor por perdas e danos da carga até esta cruzar a amurada do navio. II FCA - responsabiliza o exportador/vendedor pela entrega da carga ao agente indicado pelo importador na origem. III FCA - responsabiliza o comprador/importador por danos à carga no momento de encher o contêiner marítimo na origem. IV FOB - importador/comprador contrata e negocia o frete marítimo. Dentre as responsabilidades apresentadas, está(ão) corretas(s) APENAS a(s){TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...