Lista completa de Questões de Comércio Internacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa tipo de consulta permitido pelo Sistema.
Totais Globais: informa os totais acumulados, em US$ FOB e Kg Líquido de todos os anos do período republicado (desde 1889), na ordem do ano mais antigo para o mais recente.
Totais por Capítulos: esta opção apresenta a totalização por capítulo do Sistema Harmonizado, como um todo (Total Brasil) ou combinado com uma ou mais variáveis.
Períodos: podem ser escolhidos até 3 períodos mensais ou acumulados dentro de todo período disponível
Classificação por Valor: o ordenamento decrescente dos valores em dólares. Quando não solicitada, a classificação, o resultado da pesquisa é apresentado em ordem do código crescente da variável.
Apresentação do Resultado da Pesquisa: o sistema apresenta como resultado automático, telas que podem ser impressas ou simplesmente lidas.
Certa empresa planeja iniciar processo de exportação de seus produtos, a princípio vendendo para países do Bloco Econômico Mercosul. Em que estágio se encontra o Mercosul e que vantagens a empresa poderia obter?
O Mercosul encontra-se na fase de União Aduaneira, que é uma Zona de Livre Comércio, que se caracteriza pela queda de barreiras tarifárias e não tarifárias, dotada também de uma Tarifa Externa Comum, ou seja, um único conjunto de tarifas para as importações provenientes de países não-pertencentes ao bloco.
O Mercosul encontra-se na fase de Zona de Livre Comércio, que consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre dois ou mais países.
O Mercosul encontra-se na fase de Zona de Preferência Tarifária, que assegura níveis tarifários preferenciais para o conjunto de países que pertencem à Zona.
O Mercosul encontra-se na fase de Mercado Comum, em que circulam livremente não só bens, mas também serviços e os fatores de produção - capitais e mão-de-obra. O Mercado Comum pressupõe ainda a coordenação de políticas macroeconômicas e uma moeda comum.
O Mercosul não apresenta vantagens, uma vez que ainda não foi efetivada a sua implantação total, por problemas na agenda política dos diversos países envolvidos.
Ao analisar os efeitos de um bloco econômico, os especialistas geralmente apontam como conseqüência positiva o aumento das exportações e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos países envolvidos. Quando o tema do emprego entra em discussão, os defensores dos blocos econômicos argumentam que eles intensificam o comércio internacional dos países e, conseqüentemente, aumentam a oferta de emprego, apontando como exemplo os Estados Unidos, o Japão e os Tigres Asiáticos que comercializam muito e têm as menores taxas de desemprego do mundo. Em meio aos debates sobre a possível entrada do Brasil em um bloco econômico das Américas liderado pelos Estados Unidos, sociólogos e economistas avaliam os efeitos do Nafta para os trabalhadores, destacando o papel das empresas mexicanas conhecidas como maquiladoras. Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de empresas maquiladoras.
São empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos sejam manufaturados para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo.
As empresas maquiladoras existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994. Elas são assim chamadas porque dedicam-se a produzir produtos similares a originais consagrados, em um processo chamado de "maquilagem"
São empresas que, a partir de peças fielmente copiadas a partir de um original, criam produtos similares e vende-os no "mercado paralelo" como se fossem originais.
São empresas da área de cosméticos, dedicadas em produtos para maquilagem e beleza pessoal.
As empresas maquiladoras são aquelas líderes nos segmentos em que atuam e imprimem mudanças tecnológicas nos seus produtos, que serão copiados pelas demais.
Dentro do atual contexto econômico mundial, o crescimento das exportações é a base necessária para o desenvolvimento, tanto econômico quanto social, de uma nação. Além dos órgãos oficiais brasileiros diretamente envolvidos com o desenvolvimento das exportações, outras ações paralelas são realizadas, como o Programa Brasileiro de Design (PBD), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O PBD nada mais é do que o foco na exportação de produtos de moda e calçados, intensivos no uso do Design como peça fundamental de vantagem competitiva.
O Programa Brasileiro de Design tem foco na origem sócio-cultural brasileira, desenhando produtos cada vez mais com a "cara do Brasil".
O PBD procura estabelecer um conjunto de ações que visem à modernização industrial, no sentido de constituir, juntamente com qualidade e preço competitivo, uma "marca Brasil" que seja suficientemente forte para incrementar nossas vendas externas.
O PBD visa à modernização industrial, em prejuízo do custo e da qualidade dos produtos, desde que seja criada uma identidade cultural exportadora no Brasil.
O Programa Brasileiro de Design estabelece concursos anuais de desenhos infantis e cartuns que se destacaram internacionalmente e ajudaram no fortalecimento da "marca Brasil".
O processo de crescimento das exportações permite o aumento do ingresso de divisas, desenvolvimento da estrutura produtiva, maiores oportunidades no mercado de trabalho, formação de capital e a redistribuição de renda. Um das iniciativas de fomento à exportação, promovida pelo Banco do Brasil, é o Balcão de Comércio Exterior, cuja principal característica é:
colocação de balcões de negociação do Banco do Brasil em todas as feiras internacionais.
estabelecimento de "stands" de promoção comercial em todos os principais aeroportos do país, sob o patrocínio do Banco do Brasil, os chamados Balcões de Comércio Exterior.
fortalecer a marca internacional do Banco do Brasil e estabelecer oportunidades de exploração de suas atividades bancárias nos países do Mercosul.
possibilitar às empresas a realização de negócios on-line, com seus parceiros internacionais
financiar processos de internacionalização das empresas, mediante aporte financeiro e participação acionária no capital social da instituição.
Seguindo uma abordagem pró-ativa, a ABC desenvolve, ainda, um esforço considerável no sentido de identificar oportunidades de desenvolver ações de Cooperação Técnicas em Países em Desenvolvimento, que traduzam as políticas e diretrizes emanadas do Ministério das Relações Exteriores e de viabilizá-las junto aos seus parceiros. A ABC vem procurando formas novas e criativas de cooperação, como:
a criação de um banco de informações sobre o progresso tecnológico dos países em desenvolvimento, para apresentação em fóruns de discussão da pobreza, como o realizado em Davos, Suíça.
reuniões regulares em câmaras especializadas das Nações Unidas, para discutir o progresso tecnológico dos países desenvolvidos e impor-lhes limites éticos de ação.
a triangulação do Brasil com doadores tradicionais para apoiar o desenvolvimento de projetos e atividades de cooperação técnica entre países em desenvolvimento
reuniões bilaterais entre países em desenvolvimento, como foco na internacionalização de seus recursos minerais e energéticos.
a criação de um mercado comum das nações em desenvolvimento, para intercâmbio de mercadorias e serviços via "escambo".
Analise as afirmativas:
I. O agente marítimo tem como função, entre outras, providenciar a venda de espaço do navio para transporte de carga e o planejamento de embarque e desembarque.
II. O "Nom Vessel Operating Common Carrier" – NVOCC tem como principal característica não possuir nenhum navio.
III. O "Nom Vessel Operating Common Carrier" – NVOCC tem como característica principal possuir navios com rotas para os principais portos mundiais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s
I
I e III
II
I e II
N.R.A.
No Transporte Rodoviário temos mercadorias que são consideradas perigosas. Essas mercadorias são materiais ou substâncias que podem causar danos a pessoas e ao meio ambiente e necessitam de um transporte com equipamentos especiais. Qual das mercadorias abaixo NÃO é considerada um produto perigoso e não precisa de equipamentos especiais para ser transportada?
Óleo diesel.
Oxigênio comprimido.
Cloreto de Sódio.
Nitrato de Potássio.
Cartuchos para armamento.
Toda companhia de importação e/ou exportação queixa-se da grande quantidade de documentos necessários para viabilizar a respectiva operação. Quais documentos abaixo são necessários para os processos de importação ou exportação via marítima?
Bill Of Landing e Conhecimento Rodoviário
Comercial Invoice e Conhecimento Rodoviário.
Proforma Invoice e Conhecimento Rodoviário.
Nota Fiscal e Conhecimento Rodoviário.
Proforma Invoice e Bill of Landing.
Qual o Regime Aduaneiro especial que permite a importação de bens com suspensão de pagamento de impostos, desde que permaneça no país por um prazo inferior a 180 dias?
Admissão Temporária.
Entreposto Aduaneiro.
Depósito Afiançado.
Depósito Franco.
Draw Back.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...