Lista completa de Questões de Comércio Internacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O Radar Comercial insere-se nas iniciativas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal, que tem como uma das metas aumentar o número de empresas e produtos brasileiros no mercado internacional. O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de exportações. Assinale a alternativa que não corresponde à característica ou vantagem do Radar Comercial.
O sistema dispõe de dados de importação de mais de 41 países, representando os mais representativos importadores do comércio mundial. Permite analisar cada mercado isoladamente, revelando para quais países o Brasil está vendendo abaixo da demanda e, portanto, explorando mal o seu potencial.
A pauta exportadora do país em foco é comparada com a pauta importadora brasileira, extraindo-se daí os produtos coincidentes. Para uma análise mais aprofundada, são escolhidos os produtos que apresentam maior possibilidade de incremento nas terras brasileiras.
O estudo de cada país contém dados geográficos, econômicos e do setor externo, além de endereços de órgãos e entidades relacionadas com as atividades do comércio exterior
O estudo de cada país permite verificar a pauta de produtos coincidentes, classificados quanto ao dinamismo, performance e valor do potencial a ser explorado. E ainda, o valor das importações totais do país em estudo, o quanto e o que comprou do Brasil
O banco de dados informa quais os principais fornecedores para o país em análise, medidas tarifárias e não tarifárias vigentes, bem como os preços médios praticados nas importações totais, nas exportações do Brasil para o país e nas exportações do Brasil para o mundo.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa módulo de pesquisa do Sistema.
Exportação brasileira (de 1996 em diante): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta
Importação brasileira (de 1950 a 1996): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta
Importação brasileira (de 1996 em diante): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta.
Balança Comercial (de 1996 em diante): série histórica dos totais mensais das exportações e importações por países, blocos econômicos, mercadoria (NCM), capítulo e unidade federativa.
Tabelas Auxiliares: pesquisa por código e/ou nome de todas as tabelas do sistema: mercadorias, país, unidade federativa, porto, via de transporte, importador/exportador ou bloco econômico.
As nações podem ser classificadas em 8 grupos utilizando 2 dimensões estratégicas: o nível da posição de riqueza e o grau de industrialização. Os 8 grupos são os seguintes: os gigantes industriais; as estrelas ascendentes; os latino-americanos; os países populosos; os ex-socialistas; com nichos industriais; com nichos em commodities e economias de subsistência. Quais são as características principais dos países com economias de subsistência?
Declínio econômico acentuado; queda na renda per capita; acelerado crescimento populacional; queda nas receitas de exportação e interrupção de investimentos estrangeiros; aumento de desnutrição.
Classe média relativa; governos antidemocráticos; alto grau de investimento em educação; baixo consumo de alimentos de 1ª necessidade; alto volume de transações comerciais com o exterior.
Alto consumo de alimentos, pois muitos trabalham no campo; acelerado crescimento populacional; uso intensivo de tecnologia; relações sociais estáveis; alto índice de distribuição de renda.
Muitos partidos políticos; interferência da igreja nas ações da sociedade; agricultura baseada em monoculturas; baixo grau de concentração da riqueza e infra-estrutura portuária.
Um governo descentralizador; baixa renda per capita; alta mortandade infantil; nível educacional elevado; grau elevado de integração internacional da economia.
A capacidade exportadora das empresas de pequeno e médio porte tem sido a prioridade das políticas de promoção, principalmente pelo forte potencial de crescimento dessas empresas. Uma das iniciativas de ajuda ao segmento exportador vem do Banco do Brasil, através do Programa de Geração de Negócios Internacionais (PGNI). Assinale a alternativa correta em relação ao tema
O PGNI é voltado exclusivamente para projetos de habitação em nações do terceiro mundo, em modelo de financiamento similar ao da Caixa Econômica Federal
O programa inclui um conjunto de produtos e serviços, compreendendo desde a consultoria com indicação das melhores alternativas de negócios, até a concessão de linhas de financiamento.
O PGNI permite consulta da pauta de importações de determinado país e o fluxo financeiro de capitais, com dados dos últimos 20 anos.
O programa tem por objetivo principal a capacitação de mão-de-obra das empresas exportadores, com enfoque em redução e análise crítica de custos de produção.
A concessão das linhas de financiamento promovidas pelo PGNI só são possíveis mediante depósitos-caução em países estrangeiros considerados paraísos fiscais.
As organizações de promoção comercial são entidades públicas ou privadas, cuja tarefa é facilitar a entrada de exportadores em mercados estrangeiros. O projeto de Centros Internacionais de Negócios é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria neste sentido. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O projeto CIN é uma rede nacional, cujo endereço eletrônico é www.cin.org.br, que auxilia a empresa no processo de internacionalização. A rede é composta por Centros localizados em quase todos os Estados, apoiando as bases produtivas locais nos negócios internacionais.
O CIN está relacionado diretamente a projetos de liberação do comércio educacional, ou seja, internacionalização das instituições de ensino superior
Na prática, o projeto CIN ficou restrito à FIESP e FIRJAN, por serem as únicas federações com capacidade para realização das teleconferências com o exterior (principal motivação para a criação do CIN).
Para que haja o processo de internacionalização das empresas brasileiras, é necessária autorização da Confederação Nacional da Indústria ou federação local para a transação de exportação através do CIN.
A iniciativa do CIN tende a tornar-se obsoleta quando da implementação oficial do NAFTA.
As atividades de promoção comercial de exportações englobam, preferencialmente:
Relações públicas; vendas pessoais; promoção de vendas; marketing direto; feiras e eventos e patrocínios.
Relações públicas; propaganda; sorteios e marketing direto.
Feiras e eventos; brindes e marketing de relacionamento.
Novas tecnologias; vendas pessoais e promoção de vendas.
Patrocínios; sorteios; marketing direto e marketing de relacionamento one-to-one
A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que não representa diretriz de Governo para a cooperação técnica brasileira.
Concentrar esforços em programas e projetos vinculados às prioridades nacionais de desenvolvimento do Brasil e dos países parceiros.
Enfatizar os programas e projetos de baixo impacto, a nível nacional, com o objetivo de evitar alterações na política macroeconômica.
Priorizar os projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores e que promovam mudanças duradouras
Dar preferência a projetos que provoquem o adensamento das relações políticas, econômicas e comerciais entre o Brasil e os países parceiros
Dar preferência a projetos que estejam inspirados nos conceitos de multilateralidade, universalidade e neutralidade, no caso de organismos internacionais
Os mercados internacionais podem ser classificados em quatro tipos de países, com base em suas respectivas atratividades de mercado. 1º) Países-plataforma: podem ser usados para a coleta de dados de inteligência e para estabelecer uma rede. 2º) Países emergentes: principal meta é estabelecer uma presença inicial, ex: escritório de representação. 3º) Países em crescimento: freqüentemente, as vantagens de entrar cedo nesses mercados facilitam às empresas uma presença significativa, que possibilita capitalizar as oportunidades de mercado futuras. 4º) Países maduros e estabelecidos: estes países apresentam poucas perspectivas de crescimento em relação a outros tipos de mercados. Assinale a alternativa que melhor exemplifica os 4 tipos de países mencionados no enunciado.
1º: Cingapura e Hong Kong; 2º: Vietnã e Filipinas; 3º: China e Índia; 4º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão.
1º: China e Índia; 2º: Cingapura e Hong Kong; 3º: Vietnã e Filipinas; 4º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão.
1º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 2º: China e Índia; 3º: Cingapura e Hong Kong; 4º: Vietnã e Filipinas.
1º: Vietnã e Filipinas; 2º: Cingapura e Hong Kong; 3º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 4º: China e Índia.
1º: Cingapura e Hong Kong; 2º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 3º: Vietnã e Filipinas; 4º: China e Índia.
A arbitragem é a forma mais usual de solução de controvérsias nos contratos internacionais de compra e venda. Sobre a arbitragem, é correto afirmar que:
o Brasil não possui lei específica sobre a arbitragem internacional.
a cláusula compromissória estabelece as condições gerais para a arbitragem.
a cláusula de foro pode coexistir com a cláusula de arbitragem num mesmo contrato.
as partes não precisam estabelecer um consenso quanto à escolha do tribunal arbitral.
não existem leis nacionais sobre arbitragem. Todas são internacionais.
A ampliação da centralidade do tema serviços no quadro das três principais macronegociações comerciais em que o Brasil encontra-se envolvido – Rodada Doha, da Organização Mundial de Comércio (OMC), Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e Mercosul-União Européia; decorre do substantivo aumento do peso econômico do setor na economia mundial como um todo, mas principalmente para os países desenvolvidos, grandes exportadores de serviços. A inclusão de serviços como parte do conceito de comércio internacional somente se consolidou na década de 90. O Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS) entrou em vigor em 1995. Em seu artigo 1º são definidos quais modos de prestação de serviços?
Serviços monousuários, serviços multi-usuários, serviços internacionais e serviços paliativos
Consumo no exterior, prestação fronteiriça, presença comercial e movimento temporário de pessoas físicas.
Circulação livre de mercadorias, consumo financeiro, serviços alfandegários e turismo.
Câmbio, análise conjuntural econômica, serviços de informática e serviços intelectuais.
Serviços de telecomunicações, serviços financeiros, serviços sociais e serviços de transportes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...