Questões de Comércio Internacional

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São títulos emitidos no mercado interno, com prazo mínimo de três anos, remunerados a variação cambial apurada com base na taxa cambial de uma única moeda especificada quando de sua emissão, juros fixos ou variáveis, podendo ser utilizada a taxa referencial praticada nos mercados internacionais para operações na mesma moeda especificada na escritura de emissão, acrescida de um spread:

  • A. Commercial Papers.
  • B. Export Notes.
  • C. Debêntures Cambiais.
  • D. Proex.
  • E. Ações Cambiais.

O Banco do Brasil tem parceria com o Ministério das Relações Exteriores para promover as exportações brasileiras. Como ocorre esta parceria?

  • A.

    Na abertura de novas empresas no exterior e participações em Feiras

  • B.

    No intercâmbio de informação estratégica sobre países importadores; articulação com o Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, como membro do Comitê de crédito às exportações; parceria na divulgação do PROEX no exterior.

  • C.

    No controle do envio de dinheiro para eventos internacionais.

  • D.

    Na divulgação do PROEX; intercâmbio de informação estratégica sobre empresas exportadoras.

  • E.

    Na divulgação de decretos relacionados à promoção comercial.

A implementação das novas normas internacionais de segurança marítima é condição necessária, mas não suficiente para aumentar a competitividade das exportações brasileiras. A presença do "custo Brasil", tirando a competitividade sistêmica do país, é facilmente identificável em pelo menos quatro áreas:

  • A.

    clima, turismo, esportes e cultura

  • B.

    ALCA, Mercosul, juros e tributação

  • C.

    juros, tributação, infra-estrutura e encargos sociais.

  • D.

    produção agrícola de transgênicos, acesso à tecnologia, informática e educação.

  • E.

    política fiscal, monetária, externa e de renda.

Embora as taxas cambiais no Brasil sejam determinadas livremente pelo mercado, o Banco Central tem plena liberdade de intervir na formação destas quando julgar conveniente e necessário. Sendo um grande detentor de divisas, interfere no mercado comprando ou vendendo moeda, este procedimento é denominado:

  • A.

    Overshooting.

  • B.

    Bandas Cambiais

  • C.

    Mercado negro

  • D.

    Dirty floating.

  • E.

    Dumping.

Localizado na Basiléia, Suíça, esse banco foi fundado em 1930 com a finalidade de promover a cooperação dos Bancos Centrais dos países, buscando oportunidades para financiar as atividades entre os governos e servir de agente na transferência de pagamentos entre os países associados. Assinale a alternativa que indica a instituição descrita no enunciado.

  • A.

    BIS – Bank for Internacional Settlements

  • B.

    BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

  • C.

    BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.

  • D.

    BMF – Banco Internacional de Mercadoria & Futuros.

  • E.

    BBC – British Banking Council.

Os produtos importados pelo Brasil, em oitenta por cento (80%) das operações, têm seus respectivos embarques efetivados via marítima através principalmente do porto de Santos. Para efeito de jurisdição aduaneira, tais locais de desembaraço são chamados de:

  • A.

    zonas especiais de liberação aduaneira.

  • B.

    zonas primárias

  • C.

    zonas francas.

  • D.

    zonas secundárias

  • E.

    repartições aduaneiras.

Considere que uma determinada empresa brasileira pleiteie, junto à autoridade competente no Brasil, a importação de partes e peças de máquinas objetivando compor um produto final destinado a exportação a países membros do Mercosul. Tal operação é conhecida como:

  • A.

    Operação Triangular de Exportação.

  • B.

    Drawback isenção.

  • C.

    RECOF.

  • D.

    Drawback suspensão

  • E.

    admissão temporária para aperfeiçoamento ativo

O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional (Kotler, 1994). O licenciamento consiste em um acordo contratual entre o licenciador (quem transfere o direito) e o licenciado (quem adquire o direito) para a utilização de tecnologias, uso de um processo de produção, marcas, patentes, serviços de consultoria e assistência comercial, mediante o pagamento de royalties. Apesar de ser, geralmente, a forma menos lucrativa para entrar em um mercado, ainda assim, é:

  • A.

    difícil agir comercialmente de outra maneira em países do leste europeu.

  • B.

    mais vantajoso que o uso de joint ventures, pois pode haver aquisição de tecnologia de vanguarda

  • C.

    possível a mudança de regime contratual para possibilitar mais receitas.

  • D.

    uma maneira legítima de explorar uma propriedade intelectual nos mercados estrangeiros.

  • E.

    preciso verificar se existe mão-de-obra disponível no país exportador da tecnologia para consumo dos novos bens produzidos

O embasamento de uma estratégia de criação de uma mentalidade exportadora deve ser amparado por informações de qualidade, orientando a tomada de decisões no esforço de abertura de novos mercados. Inteligência competitiva nesse caso é fundamental, pois:

  • A.

    ajuda a evitar que o entusiasmo gerado pelo esforço exportador se paute apenas pelas experiências acontecidas.

  • B.

    os métodos agressivos de prospecção comercial devem ser do tipo "tanto bate até que fura".

  • C.

    estudos panorâmicos contribuem para uma percepção exata da cultura de um país e seu potencial de consumo em determinadas áreas.

  • D.

    o mais importante na criação de uma mentalidade exportadora é o treinamento em técnicas de negociação dos executivos nacionais

  • E.

    o relacionamento entre países é baseado em diplomacia, cujos fundamentos estão estabelecidos há décadas e o relacionamento político não contribui efetivamente para as relações comerciais.

A necessidade de informações torna-se algo fundamental em unidades de Inteligência Competitiva. Qualquer visita comercial a um país ou a organização de eventos deve ser subsidiada com estudos técnicos. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O conhecimento da cultura do país destino deve ser sempre privilegiado. O visitante deve sempre buscar informações detalhadas não só sobre as etnias dominantes, mas sobre todas as castas e etnias habitantes daquele país.

  • B.

    Estudos técnicos devem sempre ser preparados contendo todas as informações do país, independente de serem relevantes ou não para o momento. Informações não relevantes podem tornar-se o principal obstáculo à negociação entre os países.

  • C.

    Em alguns casos, a necessidade de informações pode ser satisfeita com um simples relatório. Em outros, devem ser feitos estudos mais detalhados.

  • D.

    Todos os estudos técnicos devem conter minúcias sobre os usos e costumes do povo, regras comerciais e nomes dos compradores potenciais de todas as mercadorias no país em questão.

  • E.

    Toda visita a um país deve ser precedida de estudos minuciosos sobre o potencial de oportunidades daquela nação e sua pauta de importações.

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