Questões de Comércio Internacional

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Realizado o embarque dos bens, o vendedor envia todos os documentos originais diretamente ao comprador, antes do pagamento, sem qualquer interferência bancária. O vendedor sequer emite qualquer título representativo contra o comprador.

Essa modalidade de pagamento corresponde a:

  • A.

    carta de crédito documentário

  • B.

    remessa sem saque

  • C.

    cobrança

  • D.

    letra de câmbio

  • E.

    swift

Cláusula que permite pagamento parcial ou total do valor do Crédito previamente ao embarque da mercadoria, portanto, sem a apresentação de documentos. Corresponde, na prática, a um pagamento antecipado dentro de um Crédito e tem a finalidade de fornecer suporte financeiro para o Beneficiário poder produzir a mercadoria.

Face ao enunciado, assinale a opção correta.

  • A.

    assignment of Proceedes (Cessão de Resultados)

  • B.

    Revolving Credit (Crédito Rotativo)

  • C.

    back-to-back Credits (Créditos back-to-back)

  • D.

    Transferable Credit (Crédito Transferível)

  • E.

    Red Clause (Cláusula Vermelha)

Assinale a opção correta.

  • A.

    A arbitragem, em matéria cambial, designa a compra e venda simultânea de câmbio objetivando a obtenção de lucros em razão de discrepâncias entre as taxas cambiais vigentes na mesma época em diferentes centros, ou entre margens futuras (forward) para diferentes vencimentos.

  • B.

    A arbitragem, em matéria cambial, designa a emissão de um título representativo de crédito internacional.

  • C.

    A arbitragem, em matéria cambial, designa a compra e venda não simultânea de câmbio objetivando a obtenção de lucros em razão de discrepâncias entre as taxas cambiais vigentes na mesma época em diferentes centros, ou entre margens futuras (forward) para diferentes vencimentos.

  • D.

    A arbitragem, em matéria cambial, designa a emissão de um título representativo de crédito bancário intercambiável.

  • E.

    A arbitragem, em matéria cambial, designa a compra e venda simultânea de câmbio objetivando a obtenção de lucros por não haver discrepâncias entre as taxas cambiais vigentes na mesma época em diferentes centros, ou entre margens futuras (forward) para diferentes vencimentos.

A Zona Franca de Manaus é uma área de livre comércio de importação e de exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face dos fatores locais e da grande distância a que se encontram os centros consumidores de seus produtos. (Dec.Lei 288/67, art.1º, artigo 389 do Dec.91.030/85 - Regulamento Aduaneiro)

Em face do enunciado, assinale a opção correta.

  • A.

    A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. É, portanto, regime aduaneiro especial típico.

  • B.

    A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. É, portanto, regime aduaneiro especial atípico.

  • C.

    A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. Por ser área de livre comércio não lhe corresponde qualquer regime aduaneiro especial, típico ou atípico.

  • D.

    A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. É, portanto, um regime aduaneiro comum.

  • E.

    A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. É, portanto, regime aduaneiro especial típico unicamente no que se refere ao trânsito de bens ingressados na Zona Franca e destinados a qualquer outro ponto do território aduaneiro.

Ultimada a conferência (para o trânsito aduaneiro), serão adotadas cautelas fiscais visando impedir a violação dos volumes, recipientes e, se for o caso, do veículo transportador. (art.268 do Regulamento Aduaneiro).

 Em face do enunciado, assinale a opção correta.

  • A.

    São cautelas fiscais, entre outras: a lacração, a colocação de placas luminosas no veículo; a designação de condutor credenciado pela Receita Federal.

  • B.

    São cautelas fiscais, entre outras: a lacração, a cintagem e a estufagem de volumes.

  • C.

    São cautelas fiscais, entre outras: a lacração, a sinetagem e a etiquetagem dos volumes.

  • D.

    São cautelas fiscais, entre outras: a lacracão, o cintamento e o acondicionamento nos pallets.

  • E.

    São cautelas fiscais, entre outras: a lacração, a designação de condutor credenciado pela Receita Federal e a condição do veículo ser de bandeira brasileira.

Mecanismo de financiamento às exportações que consiste em receber, antecipadamente, o valor correspondente às vendas externas.

Em face do enunciado, assinale a opção que identifica o mecanismo descrito.

  • A.

    ADC - Adiantamento sobre Despesas Cambiais.

  • B.

    ACE - Adiantamento sobre Cambiais Entregues.

  • C.

    Aceite bancário.

  • D.

    ACC - Adiantamento sobre Contrato de Câmbio.

  • E.

    Câmbio futuro.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que venha a sofrer o veículo transportador, em razão de sinistro.

  • B.

    Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que venha a sofrer o expedidor da carga, por desídia ou negligência.

  • C.

    Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que decorra, exclusivamente, de "força maior".

  • D.

    Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que venha a sofrer o transitário internacional em razão de acidentes ou sinistros, ainda que provocados por terceiro subcontratado.

  • E.

    Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que venha a sofrer a mercadoria ou o seu envoltório, independentemente de quem lhe der causa.

Em relação à Nomenclatura Comum do MERCOSUL, é correto afirmar-se que

  • A.

    é empregada na classificação aduaneira de mercadorias comercializadas entre os países do MERCOSUL

  • B.

    é utilizada no cálculo do valor base das importações no âmbito do MERCOSUL

  • C.

    foi substituída pela NALADI (Nomenclatura Comum da Associação Latino-Americana de Integração)

  • D.

    é empregada, pelos países membros do MERCOSUL, para a classificação aduaneira de mercadorias importadas ou a exportar

  • E.

    é empregada exclusivamente para a classificação aduaneira de mercadorias provenientes do MERCOSUL

Sob a regra do INCOTERM CFR-Exportação (Custo e Frete), a obrigação de contratar seguro marítimo recai sobre o (a)

  • A. vendedor
  • B. importador
  • C. transportador
  • D. agência de financiamento à exportação
  • E.

    órgão de comércio exterior do país de origem da mercadoria

A contratação do transportador internacional sob o regime Free on Board-FOB é de responsabilidade do (da)

  • A. exportador
  • B. porto de embarque da mercadoria
  • C. agência de seguro marítimo
  • D. importador
  • E. órgão de comércio exterior do país exportador
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