Lista completa de Questões de Comércio Internacional do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentro do atual contexto econômico mundial, o crescimento das exportações é a base necessária para o desenvolvimento, tanto econômico quanto social, de uma nação. Além dos órgãos oficiais brasileiros diretamente envolvidos com o desenvolvimento das exportações, outras ações paralelas são realizadas, como o Programa Brasileiro de Design (PBD), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O PBD nada mais é do que o foco na exportação de produtos de moda e calçados, intensivos no uso do Design como peça fundamental de vantagem competitiva.
O Programa Brasileiro de Design tem foco na origem sócio-cultural brasileira, desenhando produtos cada vez mais com a "cara do Brasil".
O PBD procura estabelecer um conjunto de ações que visem à modernização industrial, no sentido de constituir, juntamente com qualidade e preço competitivo, uma "marca Brasil" que seja suficientemente forte para incrementar nossas vendas externas.
O PBD visa à modernização industrial, em prejuízo do custo e da qualidade dos produtos, desde que seja criada uma identidade cultural exportadora no Brasil.
O Programa Brasileiro de Design estabelece concursos anuais de desenhos infantis e cartuns que se destacaram internacionalmente e ajudaram no fortalecimento da "marca Brasil".
O processo de crescimento das exportações permite o aumento do ingresso de divisas, desenvolvimento da estrutura produtiva, maiores oportunidades no mercado de trabalho, formação de capital e a redistribuição de renda. Um das iniciativas de fomento à exportação, promovida pelo Banco do Brasil, é o Balcão de Comércio Exterior, cuja principal característica é:
colocação de balcões de negociação do Banco do Brasil em todas as feiras internacionais.
estabelecimento de "stands" de promoção comercial em todos os principais aeroportos do país, sob o patrocínio do Banco do Brasil, os chamados Balcões de Comércio Exterior.
fortalecer a marca internacional do Banco do Brasil e estabelecer oportunidades de exploração de suas atividades bancárias nos países do Mercosul.
possibilitar às empresas a realização de negócios on-line, com seus parceiros internacionais
financiar processos de internacionalização das empresas, mediante aporte financeiro e participação acionária no capital social da instituição.
Seguindo uma abordagem pró-ativa, a ABC desenvolve, ainda, um esforço considerável no sentido de identificar oportunidades de desenvolver ações de Cooperação Técnicas em Países em Desenvolvimento, que traduzam as políticas e diretrizes emanadas do Ministério das Relações Exteriores e de viabilizá-las junto aos seus parceiros. A ABC vem procurando formas novas e criativas de cooperação, como:
a criação de um banco de informações sobre o progresso tecnológico dos países em desenvolvimento, para apresentação em fóruns de discussão da pobreza, como o realizado em Davos, Suíça.
reuniões regulares em câmaras especializadas das Nações Unidas, para discutir o progresso tecnológico dos países desenvolvidos e impor-lhes limites éticos de ação.
a triangulação do Brasil com doadores tradicionais para apoiar o desenvolvimento de projetos e atividades de cooperação técnica entre países em desenvolvimento
reuniões bilaterais entre países em desenvolvimento, como foco na internacionalização de seus recursos minerais e energéticos.
a criação de um mercado comum das nações em desenvolvimento, para intercâmbio de mercadorias e serviços via "escambo".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...