Questões de Comércio Internacional do ano 2006

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Toda empresa que nunca exportou precisa vencer muitos obstáculos, sendo um deles o cultural. A disputa no mercado mundial deve ser precedida de uma mudança na mentalidade dos empregados da organização. Um dos significados da mudança cultural é que o "famoso jeitinho brasileiro" deve ser abandonado, pois ele:

  • A.

    faz uma conexão equivocada com o samba e o futebol, símbolos culturais da nossa nação e prejudica a exportação de produtos tecnológicos.

  • B.

    remete a uma imagem de turismo para exploração sexual, crime condenado pelo Direito Internacional.

  • C.

    representa uma imagem negativa do Brasil em relação a questões como o cumprimento de prazos e das condições comerciais.

  • D.

    é útil para mostrar flexibilidade e capacidade de adaptação às normais internacionais de comércio.

  • E.

    inibe a adaptação de peças e vestuário ao clima de cada país.

É um hábito freqüente nos países asiáticos dar presentes caros aos visitantes. Várias empresas ocidentais tem como item da política de conduta ética de seus funcionários a proibição de receber presentes caros. Como isto pode ser resolvido, na hipótese do visitante ocidental receber um presente caro de um anfitrião asiático?

  • A.

    Ser franco com o anfitrião e recusar o presente no momento em que lhe foi entregue.

  • B.

    Aceitar o presente e, depois, livrar-se dele devolvendo-o na loja em que foi comprado.

  • C.

    Aceitar o presente, mas não reportar ao superior para evitar punição.

  • D.

    Fazer com que seu(sua) cônjuge aceite o presente, pois, desta forma, não haverá conflito ético

  • E.

    Aceitar o presente, reportar ao superior o acontecido e, depois, doá-lo a uma instituição filantrópica.

Na prestação de serviços, a "hora da verdade" – expressão popularizada pro Jan Carlzon, CEO e Chairman da SAS (Scandinavian Airlines System) – é definida como o momento de contato entre o cliente e a empresa, quando ocorre a percepção de qualidade do serviço. Segundo o modelo servqual (service and quality), desenvolvido por Zeithmal, Berry e Parasuraman, quais foram os cinco critérios destacados na percepção de qualidade do serviço?

  • A.

    Internacional, excepcionalidade de uso, estocável, homogeneidade e integração com outros serviços.

  • B.

    Confiabilidade, presteza, segurança, empatia e tangibilidade.

  • C.

    A prova de choques, precisão, integração, conexionalidade e anti-violência.

  • D.

    Ser inquebrável, honestidade, permitir recomeço, haver promoções e rigor na execução.

  • E.

    Amizade, facilidade de uso, pontualidade, auto-suficiência e recarregabilidade.

Muitos fabricantes acham que o seu trabalho está encerrado depois que o produto sai de suas instalações. Eles devem tomar cuidado com a maneira como o produto é levado para outros países e devem observar atentamente o problema de distribuição do produto ao usuário final. Uma solução adotada recentemente pela APEX-Brasil foi criação de CD´s (Centros de Distribuição). Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    Os CD´s são instalados nos portos e aeroportos internacionais, em quase todas as capitais do Brasil, para a exposição dos produtos brasileiros certificados para exportação.

  • B.

    Em alguns casos, como o CD instalado em Miami, os impostos de importação devidos ao fisco do país importador só são recolhidos no momento em que as mercadorias despachadas do Brasil deixam o armazém para serem vendidas em lojas ou supermercados.

  • C.

    Um dos graves problemas dos CD´s é a proliferação de dispositivos eletrônicos com alta capacidade de armazenagem de produtos e serviços, chamados de MP4 (Multiplicação de Produtos nos 4 cantos do mundo).

  • D.

    Uma característica marcante de um CD é a sua capacidade de apresentar a cultura nacional como complemento as atividades da diplomacia brasileira.

  • E.

    O uso de CD´s só é possível mediante a organização de APL´s (Arranjos Produtivos Locais) voltados exclusivamente para a produção e internacionalização de produtos e serviços.

Em termos comerciais e práticos, as feiras proporcionam condições de negociação imediata dos produtos e serviços expostos e a possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente. As feiras constituem ótima oportunidade de aproveitamento da relação custo/benefício se a empresa planejar criteriosamente sua participação no mercado pretendido. Além do trabalho realizado pela APEX-Brasil, as empresas brasileiras podem contar com o apoio da Divisão de Operações de Promoção Comercial e da Divisão de Feiras e Turismo, do Ministério das Relações Exteriores. Eles são responsáveis pelo BrazilTradeNet, que é:

  • A.

    comparado ao ComprasNet. A diferença é que ele é usado por empresas internacionais que querem vender para o Brasil.

  • B.

    um sistema de informações com foco na pauta de importações brasileiras e exposição de exportadores estrangeiros interessados em vender para o Brasil.

  • C.

    um sistema de busca para pesquisa sobre feiras, missões, eventos promocionais no Brasil e no exterior e seminários organizados pelo governo brasileiro, além de informações sobre comércio exterior.

  • D.

    uma confraria de empresários exportadores brasileiros que reúnem-se a cada ano para analisar o cenário do comércio exterior brasileiro e suas perspectivas

  • E.

    um sítio na Internet, na forma de blog, para intercâmbio de informações qualitativas sobre mercados de exportação e experiência dos exportadores brasileiros.

O contrato de câmbio de exportação é um instrumento legal e oficial, padronizado pelo Banco Central, no qual se identificam as características completas da operação, tendo o vendedor (exportador) o compromisso de entregar a moeda estrangeira ao comprador (banco) no prazo pactuado, e este a obrigação de efetuar ao pagamento ao vendedor em moeda nacional, ajustado através da precificação da taxa de câmbio livremente pactuada entre as partes. Quais são as 2 etapas para cumprimento das obrigações contratuais pelo vendedor?

  • A.

    1º: Entregar ao comprador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda nacional no respectivo vencimento da obrigação no exterior.

  • B.

    1º: Entregar ao agente importador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira no respectivo vencimento da obrigação no exterior.

  • C.

    1º: Receber do agente importador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do importador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda nacional no respectivo vencimento da obrigação no exterior.

  • D.

    1º: Entregar ao agente aduaneiro os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do importador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira antecipada ao vencimento da obrigação no exterior.

  • E.

    1º: Entregar ao comprador (banco) os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira no respectivo vencimento da obrigação no exterior.

O Radar Comercial insere-se nas iniciativas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal, que tem como uma das metas aumentar o número de empresas e produtos brasileiros no mercado internacional. O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de exportações. Assinale a alternativa que não corresponde à característica ou vantagem do Radar Comercial.

  • A.

    Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, o Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.

  • B.

    Através de um sistema de busca e cruzamento de dados estatísticos, o Sistema permite a identificação de oportunidades comerciais em um universo de mais de 60 países, que representam cerca de 92% do comércio mundial.

  • C.

    As informações poderão ter como foco o Brasil ou determinado Estado brasileiro de um lado, e de outro, um determinado país ou conjunto de países. As buscas poderão ser conjugadas, de modo a permitir a comparação de mercados e de variáveis relativas aos produtos.

  • D.

    Ao acessar o Sistema, o usuário poderá obter diversas informações sobre aquele produto, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias, medidas não tarifárias.

  • E.

    Os dados e análises disponíveis no Sistema são relatados por semana, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas e evitar sazonalidades. A última semana disponível é apresentada como o "padrão" nas consultas, entretanto, semanas anteriores também podem ser consultadas.

O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa tipo de consulta permitido pelo Sistema.

  • A.

    Totais Globais: informa os totais acumulados, em US$ FOB e Kg Líquido de todos os anos do período republicado (desde 1889), na ordem do ano mais antigo para o mais recente.

  • B.

    Totais por Capítulos: esta opção apresenta a totalização por capítulo do Sistema Harmonizado, como um todo (Total Brasil) ou combinado com uma ou mais variáveis.

  • C.

    Períodos: podem ser escolhidos até 3 períodos mensais ou acumulados dentro de todo período disponível

  • D.

    Classificação por Valor: o ordenamento decrescente dos valores em dólares. Quando não solicitada, a classificação, o resultado da pesquisa é apresentado em ordem do código crescente da variável.

  • E.

    Apresentação do Resultado da Pesquisa: o sistema apresenta como resultado automático, telas que podem ser impressas ou simplesmente lidas.

Certa empresa planeja iniciar processo de exportação de seus produtos, a princípio vendendo para países do Bloco Econômico Mercosul. Em que estágio se encontra o Mercosul e que vantagens a empresa poderia obter?

  • A.

    O Mercosul encontra-se na fase de União Aduaneira, que é uma Zona de Livre Comércio, que se caracteriza pela queda de barreiras tarifárias e não tarifárias, dotada também de uma Tarifa Externa Comum, ou seja, um único conjunto de tarifas para as importações provenientes de países não-pertencentes ao bloco.

  • B.

    O Mercosul encontra-se na fase de Zona de Livre Comércio, que consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre dois ou mais países.

  • C.

    O Mercosul encontra-se na fase de Zona de Preferência Tarifária, que assegura níveis tarifários preferenciais para o conjunto de países que pertencem à Zona.

  • D.

    O Mercosul encontra-se na fase de Mercado Comum, em que circulam livremente não só bens, mas também serviços e os fatores de produção - capitais e mão-de-obra. O Mercado Comum pressupõe ainda a coordenação de políticas macroeconômicas e uma moeda comum.

  • E.

    O Mercosul não apresenta vantagens, uma vez que ainda não foi efetivada a sua implantação total, por problemas na agenda política dos diversos países envolvidos.

Ao analisar os efeitos de um bloco econômico, os especialistas geralmente apontam como conseqüência positiva o aumento das exportações e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos países envolvidos. Quando o tema do emprego entra em discussão, os defensores dos blocos econômicos argumentam que eles intensificam o comércio internacional dos países e, conseqüentemente, aumentam a oferta de emprego, apontando como exemplo os Estados Unidos, o Japão e os Tigres Asiáticos que comercializam muito e têm as menores taxas de desemprego do mundo. Em meio aos debates sobre a possível entrada do Brasil em um bloco econômico das Américas liderado pelos Estados Unidos, sociólogos e economistas avaliam os efeitos do Nafta para os trabalhadores, destacando o papel das empresas mexicanas conhecidas como maquiladoras. Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de empresas maquiladoras.

  • A.

    São empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos sejam manufaturados para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo.

  • B.

    As empresas maquiladoras existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994. Elas são assim chamadas porque dedicam-se a produzir produtos similares a originais consagrados, em um processo chamado de "maquilagem"

  • C.

    São empresas que, a partir de peças fielmente copiadas a partir de um original, criam produtos similares e vende-os no "mercado paralelo" como se fossem originais.

  • D.

    São empresas da área de cosméticos, dedicadas em produtos para maquilagem e beleza pessoal.

  • E.

    As empresas maquiladoras são aquelas líderes nos segmentos em que atuam e imprimem mudanças tecnológicas nos seus produtos, que serão copiados pelas demais.

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