Questões de Comércio Internacional do ano 2006

Lista completa de Questões de Comércio Internacional do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Embora as taxas cambiais no Brasil sejam determinadas livremente pelo mercado, o Banco Central tem plena liberdade de intervir na formação destas quando julgar conveniente e necessário. Sendo um grande detentor de divisas, interfere no mercado comprando ou vendendo moeda, este procedimento é denominado:

  • A.

    Overshooting.

  • B.

    Bandas Cambiais

  • C.

    Mercado negro

  • D.

    Dirty floating.

  • E.

    Dumping.

Localizado na Basiléia, Suíça, esse banco foi fundado em 1930 com a finalidade de promover a cooperação dos Bancos Centrais dos países, buscando oportunidades para financiar as atividades entre os governos e servir de agente na transferência de pagamentos entre os países associados. Assinale a alternativa que indica a instituição descrita no enunciado.

  • A.

    BIS – Bank for Internacional Settlements

  • B.

    BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

  • C.

    BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.

  • D.

    BMF – Banco Internacional de Mercadoria & Futuros.

  • E.

    BBC – British Banking Council.

Os produtos importados pelo Brasil, em oitenta por cento (80%) das operações, têm seus respectivos embarques efetivados via marítima através principalmente do porto de Santos. Para efeito de jurisdição aduaneira, tais locais de desembaraço são chamados de:

  • A.

    zonas especiais de liberação aduaneira.

  • B.

    zonas primárias

  • C.

    zonas francas.

  • D.

    zonas secundárias

  • E.

    repartições aduaneiras.

Considere que uma determinada empresa brasileira pleiteie, junto à autoridade competente no Brasil, a importação de partes e peças de máquinas objetivando compor um produto final destinado a exportação a países membros do Mercosul. Tal operação é conhecida como:

  • A.

    Operação Triangular de Exportação.

  • B.

    Drawback isenção.

  • C.

    RECOF.

  • D.

    Drawback suspensão

  • E.

    admissão temporária para aperfeiçoamento ativo

O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional (Kotler, 1994). O licenciamento consiste em um acordo contratual entre o licenciador (quem transfere o direito) e o licenciado (quem adquire o direito) para a utilização de tecnologias, uso de um processo de produção, marcas, patentes, serviços de consultoria e assistência comercial, mediante o pagamento de royalties. Apesar de ser, geralmente, a forma menos lucrativa para entrar em um mercado, ainda assim, é:

  • A.

    difícil agir comercialmente de outra maneira em países do leste europeu.

  • B.

    mais vantajoso que o uso de joint ventures, pois pode haver aquisição de tecnologia de vanguarda

  • C.

    possível a mudança de regime contratual para possibilitar mais receitas.

  • D.

    uma maneira legítima de explorar uma propriedade intelectual nos mercados estrangeiros.

  • E.

    preciso verificar se existe mão-de-obra disponível no país exportador da tecnologia para consumo dos novos bens produzidos

O embasamento de uma estratégia de criação de uma mentalidade exportadora deve ser amparado por informações de qualidade, orientando a tomada de decisões no esforço de abertura de novos mercados. Inteligência competitiva nesse caso é fundamental, pois:

  • A.

    ajuda a evitar que o entusiasmo gerado pelo esforço exportador se paute apenas pelas experiências acontecidas.

  • B.

    os métodos agressivos de prospecção comercial devem ser do tipo "tanto bate até que fura".

  • C.

    estudos panorâmicos contribuem para uma percepção exata da cultura de um país e seu potencial de consumo em determinadas áreas.

  • D.

    o mais importante na criação de uma mentalidade exportadora é o treinamento em técnicas de negociação dos executivos nacionais

  • E.

    o relacionamento entre países é baseado em diplomacia, cujos fundamentos estão estabelecidos há décadas e o relacionamento político não contribui efetivamente para as relações comerciais.

A necessidade de informações torna-se algo fundamental em unidades de Inteligência Competitiva. Qualquer visita comercial a um país ou a organização de eventos deve ser subsidiada com estudos técnicos. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O conhecimento da cultura do país destino deve ser sempre privilegiado. O visitante deve sempre buscar informações detalhadas não só sobre as etnias dominantes, mas sobre todas as castas e etnias habitantes daquele país.

  • B.

    Estudos técnicos devem sempre ser preparados contendo todas as informações do país, independente de serem relevantes ou não para o momento. Informações não relevantes podem tornar-se o principal obstáculo à negociação entre os países.

  • C.

    Em alguns casos, a necessidade de informações pode ser satisfeita com um simples relatório. Em outros, devem ser feitos estudos mais detalhados.

  • D.

    Todos os estudos técnicos devem conter minúcias sobre os usos e costumes do povo, regras comerciais e nomes dos compradores potenciais de todas as mercadorias no país em questão.

  • E.

    Toda visita a um país deve ser precedida de estudos minuciosos sobre o potencial de oportunidades daquela nação e sua pauta de importações.

O Radar Comercial insere-se nas iniciativas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal, que tem como uma das metas aumentar o número de empresas e produtos brasileiros no mercado internacional. O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de exportações. Assinale a alternativa que não corresponde à característica ou vantagem do Radar Comercial.

  • A.

    O sistema dispõe de dados de importação de mais de 41 países, representando os mais representativos importadores do comércio mundial. Permite analisar cada mercado isoladamente, revelando para quais países o Brasil está vendendo abaixo da demanda e, portanto, explorando mal o seu potencial.

  • B.

    A pauta exportadora do país em foco é comparada com a pauta importadora brasileira, extraindo-se daí os produtos coincidentes. Para uma análise mais aprofundada, são escolhidos os produtos que apresentam maior possibilidade de incremento nas terras brasileiras.

  • C.

    O estudo de cada país contém dados geográficos, econômicos e do setor externo, além de endereços de órgãos e entidades relacionadas com as atividades do comércio exterior

  • D.

    O estudo de cada país permite verificar a pauta de produtos coincidentes, classificados quanto ao dinamismo, performance e valor do potencial a ser explorado. E ainda, o valor das importações totais do país em estudo, o quanto e o que comprou do Brasil

  • E.

    O banco de dados informa quais os principais fornecedores para o país em análise, medidas tarifárias e não tarifárias vigentes, bem como os preços médios praticados nas importações totais, nas exportações do Brasil para o país e nas exportações do Brasil para o mundo.

O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa módulo de pesquisa do Sistema.

  • A.

    Exportação brasileira (de 1996 em diante): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta

  • B.

    Importação brasileira (de 1950 a 1996): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta

  • C.

    Importação brasileira (de 1996 em diante): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta.

  • D.

    Balança Comercial (de 1996 em diante): série histórica dos totais mensais das exportações e importações por países, blocos econômicos, mercadoria (NCM), capítulo e unidade federativa.

  • E.

    Tabelas Auxiliares: pesquisa por código e/ou nome de todas as tabelas do sistema: mercadorias, país, unidade federativa, porto, via de transporte, importador/exportador ou bloco econômico.

As nações podem ser classificadas em 8 grupos utilizando 2 dimensões estratégicas: o nível da posição de riqueza e o grau de industrialização. Os 8 grupos são os seguintes: os gigantes industriais; as estrelas ascendentes; os latino-americanos; os países populosos; os ex-socialistas; com nichos industriais; com nichos em commodities e economias de subsistência. Quais são as características principais dos países com economias de subsistência?

  • A.

    Declínio econômico acentuado; queda na renda per capita; acelerado crescimento populacional; queda nas receitas de exportação e interrupção de investimentos estrangeiros; aumento de desnutrição.

  • B.

    Classe média relativa; governos antidemocráticos; alto grau de investimento em educação; baixo consumo de alimentos de 1ª necessidade; alto volume de transações comerciais com o exterior.

  • C.

    Alto consumo de alimentos, pois muitos trabalham no campo; acelerado crescimento populacional; uso intensivo de tecnologia; relações sociais estáveis; alto índice de distribuição de renda.

  • D.

    Muitos partidos políticos; interferência da igreja nas ações da sociedade; agricultura baseada em monoculturas; baixo grau de concentração da riqueza e infra-estrutura portuária.

  • E.

    Um governo descentralizador; baixa renda per capita; alta mortandade infantil; nível educacional elevado; grau elevado de integração internacional da economia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...