Lista completa de Questões de Comércio Internacional do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Embora as taxas cambiais no Brasil sejam determinadas livremente pelo mercado, o Banco Central tem plena liberdade de intervir na formação destas quando julgar conveniente e necessário. Sendo um grande detentor de divisas, interfere no mercado comprando ou vendendo moeda, este procedimento é denominado:
Overshooting.
Bandas Cambiais
Mercado negro
Dirty floating.
Dumping.
Localizado na Basiléia, Suíça, esse banco foi fundado em 1930 com a finalidade de promover a cooperação dos Bancos Centrais dos países, buscando oportunidades para financiar as atividades entre os governos e servir de agente na transferência de pagamentos entre os países associados. Assinale a alternativa que indica a instituição descrita no enunciado.
BIS – Bank for Internacional Settlements
BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento
BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.
BMF – Banco Internacional de Mercadoria & Futuros.
BBC – British Banking Council.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Os produtos importados pelo Brasil, em oitenta por cento (80%) das operações, têm seus respectivos embarques efetivados via marítima através principalmente do porto de Santos. Para efeito de jurisdição aduaneira, tais locais de desembaraço são chamados de:
zonas especiais de liberação aduaneira.
zonas primárias
zonas francas.
zonas secundárias
repartições aduaneiras.
Considere que uma determinada empresa brasileira pleiteie, junto à autoridade competente no Brasil, a importação de partes e peças de máquinas objetivando compor um produto final destinado a exportação a países membros do Mercosul. Tal operação é conhecida como:
Operação Triangular de Exportação.
Drawback isenção.
RECOF.
Drawback suspensão
admissão temporária para aperfeiçoamento ativo
O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional (Kotler, 1994). O licenciamento consiste em um acordo contratual entre o licenciador (quem transfere o direito) e o licenciado (quem adquire o direito) para a utilização de tecnologias, uso de um processo de produção, marcas, patentes, serviços de consultoria e assistência comercial, mediante o pagamento de royalties. Apesar de ser, geralmente, a forma menos lucrativa para entrar em um mercado, ainda assim, é:
difícil agir comercialmente de outra maneira em países do leste europeu.
mais vantajoso que o uso de joint ventures, pois pode haver aquisição de tecnologia de vanguarda
possível a mudança de regime contratual para possibilitar mais receitas.
uma maneira legítima de explorar uma propriedade intelectual nos mercados estrangeiros.
preciso verificar se existe mão-de-obra disponível no país exportador da tecnologia para consumo dos novos bens produzidos
O embasamento de uma estratégia de criação de uma mentalidade exportadora deve ser amparado por informações de qualidade, orientando a tomada de decisões no esforço de abertura de novos mercados. Inteligência competitiva nesse caso é fundamental, pois:
ajuda a evitar que o entusiasmo gerado pelo esforço exportador se paute apenas pelas experiências acontecidas.
os métodos agressivos de prospecção comercial devem ser do tipo "tanto bate até que fura".
estudos panorâmicos contribuem para uma percepção exata da cultura de um país e seu potencial de consumo em determinadas áreas.
o mais importante na criação de uma mentalidade exportadora é o treinamento em técnicas de negociação dos executivos nacionais
o relacionamento entre países é baseado em diplomacia, cujos fundamentos estão estabelecidos há décadas e o relacionamento político não contribui efetivamente para as relações comerciais.
A necessidade de informações torna-se algo fundamental em unidades de Inteligência Competitiva. Qualquer visita comercial a um país ou a organização de eventos deve ser subsidiada com estudos técnicos. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
O conhecimento da cultura do país destino deve ser sempre privilegiado. O visitante deve sempre buscar informações detalhadas não só sobre as etnias dominantes, mas sobre todas as castas e etnias habitantes daquele país.
Estudos técnicos devem sempre ser preparados contendo todas as informações do país, independente de serem relevantes ou não para o momento. Informações não relevantes podem tornar-se o principal obstáculo à negociação entre os países.
Em alguns casos, a necessidade de informações pode ser satisfeita com um simples relatório. Em outros, devem ser feitos estudos mais detalhados.
Todos os estudos técnicos devem conter minúcias sobre os usos e costumes do povo, regras comerciais e nomes dos compradores potenciais de todas as mercadorias no país em questão.
Toda visita a um país deve ser precedida de estudos minuciosos sobre o potencial de oportunidades daquela nação e sua pauta de importações.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O Radar Comercial insere-se nas iniciativas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal, que tem como uma das metas aumentar o número de empresas e produtos brasileiros no mercado internacional. O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de exportações. Assinale a alternativa que não corresponde à característica ou vantagem do Radar Comercial.
O sistema dispõe de dados de importação de mais de 41 países, representando os mais representativos importadores do comércio mundial. Permite analisar cada mercado isoladamente, revelando para quais países o Brasil está vendendo abaixo da demanda e, portanto, explorando mal o seu potencial.
A pauta exportadora do país em foco é comparada com a pauta importadora brasileira, extraindo-se daí os produtos coincidentes. Para uma análise mais aprofundada, são escolhidos os produtos que apresentam maior possibilidade de incremento nas terras brasileiras.
O estudo de cada país contém dados geográficos, econômicos e do setor externo, além de endereços de órgãos e entidades relacionadas com as atividades do comércio exterior
O estudo de cada país permite verificar a pauta de produtos coincidentes, classificados quanto ao dinamismo, performance e valor do potencial a ser explorado. E ainda, o valor das importações totais do país em estudo, o quanto e o que comprou do Brasil
O banco de dados informa quais os principais fornecedores para o país em análise, medidas tarifárias e não tarifárias vigentes, bem como os preços médios praticados nas importações totais, nas exportações do Brasil para o país e nas exportações do Brasil para o mundo.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa módulo de pesquisa do Sistema.
Exportação brasileira (de 1996 em diante): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta
Importação brasileira (de 1950 a 1996): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta
Importação brasileira (de 1996 em diante): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta.
Balança Comercial (de 1996 em diante): série histórica dos totais mensais das exportações e importações por países, blocos econômicos, mercadoria (NCM), capítulo e unidade federativa.
Tabelas Auxiliares: pesquisa por código e/ou nome de todas as tabelas do sistema: mercadorias, país, unidade federativa, porto, via de transporte, importador/exportador ou bloco econômico.
As nações podem ser classificadas em 8 grupos utilizando 2 dimensões estratégicas: o nível da posição de riqueza e o grau de industrialização. Os 8 grupos são os seguintes: os gigantes industriais; as estrelas ascendentes; os latino-americanos; os países populosos; os ex-socialistas; com nichos industriais; com nichos em commodities e economias de subsistência. Quais são as características principais dos países com economias de subsistência?
Declínio econômico acentuado; queda na renda per capita; acelerado crescimento populacional; queda nas receitas de exportação e interrupção de investimentos estrangeiros; aumento de desnutrição.
Classe média relativa; governos antidemocráticos; alto grau de investimento em educação; baixo consumo de alimentos de 1ª necessidade; alto volume de transações comerciais com o exterior.
Alto consumo de alimentos, pois muitos trabalham no campo; acelerado crescimento populacional; uso intensivo de tecnologia; relações sociais estáveis; alto índice de distribuição de renda.
Muitos partidos políticos; interferência da igreja nas ações da sociedade; agricultura baseada em monoculturas; baixo grau de concentração da riqueza e infra-estrutura portuária.
Um governo descentralizador; baixa renda per capita; alta mortandade infantil; nível educacional elevado; grau elevado de integração internacional da economia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...