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O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional (Kotler, 1994). O licenciamento consiste em um acordo contratual entre o licenciador (quem transfere o direito) e o licenciado (quem adquire o direito) para a utilização de tecnologias, uso de um processo de produção, marcas, patentes, serviços de consultoria e assistência comercial, mediante o pagamento de royalties. Apesar de ser, geralmente, a forma menos lucrativa para entrar em um mercado, ainda assim, é:
difícil agir comercialmente de outra maneira em países do leste europeu.
mais vantajoso que o uso de joint ventures, pois pode haver aquisição de tecnologia de vanguarda
possível a mudança de regime contratual para possibilitar mais receitas.
uma maneira legítima de explorar uma propriedade intelectual nos mercados estrangeiros.
preciso verificar se existe mão-de-obra disponível no país exportador da tecnologia para consumo dos novos bens produzidos
O embasamento de uma estratégia de criação de uma mentalidade exportadora deve ser amparado por informações de qualidade, orientando a tomada de decisões no esforço de abertura de novos mercados. Inteligência competitiva nesse caso é fundamental, pois:
ajuda a evitar que o entusiasmo gerado pelo esforço exportador se paute apenas pelas experiências acontecidas.
os métodos agressivos de prospecção comercial devem ser do tipo "tanto bate até que fura".
estudos panorâmicos contribuem para uma percepção exata da cultura de um país e seu potencial de consumo em determinadas áreas.
o mais importante na criação de uma mentalidade exportadora é o treinamento em técnicas de negociação dos executivos nacionais
o relacionamento entre países é baseado em diplomacia, cujos fundamentos estão estabelecidos há décadas e o relacionamento político não contribui efetivamente para as relações comerciais.
A necessidade de informações torna-se algo fundamental em unidades de Inteligência Competitiva. Qualquer visita comercial a um país ou a organização de eventos deve ser subsidiada com estudos técnicos. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
O conhecimento da cultura do país destino deve ser sempre privilegiado. O visitante deve sempre buscar informações detalhadas não só sobre as etnias dominantes, mas sobre todas as castas e etnias habitantes daquele país.
Estudos técnicos devem sempre ser preparados contendo todas as informações do país, independente de serem relevantes ou não para o momento. Informações não relevantes podem tornar-se o principal obstáculo à negociação entre os países.
Em alguns casos, a necessidade de informações pode ser satisfeita com um simples relatório. Em outros, devem ser feitos estudos mais detalhados.
Todos os estudos técnicos devem conter minúcias sobre os usos e costumes do povo, regras comerciais e nomes dos compradores potenciais de todas as mercadorias no país em questão.
Toda visita a um país deve ser precedida de estudos minuciosos sobre o potencial de oportunidades daquela nação e sua pauta de importações.
As nações podem ser classificadas em 8 grupos utilizando 2 dimensões estratégicas: o nível da posição de riqueza e o grau de industrialização. Os 8 grupos são os seguintes: os gigantes industriais; as estrelas ascendentes; os latino-americanos; os países populosos; os ex-socialistas; com nichos industriais; com nichos em commodities e economias de subsistência. Quais são as características principais dos países com economias de subsistência?
Declínio econômico acentuado; queda na renda per capita; acelerado crescimento populacional; queda nas receitas de exportação e interrupção de investimentos estrangeiros; aumento de desnutrição.
Classe média relativa; governos antidemocráticos; alto grau de investimento em educação; baixo consumo de alimentos de 1ª necessidade; alto volume de transações comerciais com o exterior.
Alto consumo de alimentos, pois muitos trabalham no campo; acelerado crescimento populacional; uso intensivo de tecnologia; relações sociais estáveis; alto índice de distribuição de renda.
Muitos partidos políticos; interferência da igreja nas ações da sociedade; agricultura baseada em monoculturas; baixo grau de concentração da riqueza e infra-estrutura portuária.
Um governo descentralizador; baixa renda per capita; alta mortandade infantil; nível educacional elevado; grau elevado de integração internacional da economia.
A capacidade exportadora das empresas de pequeno e médio porte tem sido a prioridade das políticas de promoção, principalmente pelo forte potencial de crescimento dessas empresas. Uma das iniciativas de ajuda ao segmento exportador vem do Banco do Brasil, através do Programa de Geração de Negócios Internacionais (PGNI). Assinale a alternativa correta em relação ao tema
O PGNI é voltado exclusivamente para projetos de habitação em nações do terceiro mundo, em modelo de financiamento similar ao da Caixa Econômica Federal
O programa inclui um conjunto de produtos e serviços, compreendendo desde a consultoria com indicação das melhores alternativas de negócios, até a concessão de linhas de financiamento.
O PGNI permite consulta da pauta de importações de determinado país e o fluxo financeiro de capitais, com dados dos últimos 20 anos.
O programa tem por objetivo principal a capacitação de mão-de-obra das empresas exportadores, com enfoque em redução e análise crítica de custos de produção.
A concessão das linhas de financiamento promovidas pelo PGNI só são possíveis mediante depósitos-caução em países estrangeiros considerados paraísos fiscais.
As organizações de promoção comercial são entidades públicas ou privadas, cuja tarefa é facilitar a entrada de exportadores em mercados estrangeiros. O projeto de Centros Internacionais de Negócios é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria neste sentido. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O projeto CIN é uma rede nacional, cujo endereço eletrônico é www.cin.org.br, que auxilia a empresa no processo de internacionalização. A rede é composta por Centros localizados em quase todos os Estados, apoiando as bases produtivas locais nos negócios internacionais.
O CIN está relacionado diretamente a projetos de liberação do comércio educacional, ou seja, internacionalização das instituições de ensino superior
Na prática, o projeto CIN ficou restrito à FIESP e FIRJAN, por serem as únicas federações com capacidade para realização das teleconferências com o exterior (principal motivação para a criação do CIN).
Para que haja o processo de internacionalização das empresas brasileiras, é necessária autorização da Confederação Nacional da Indústria ou federação local para a transação de exportação através do CIN.
A iniciativa do CIN tende a tornar-se obsoleta quando da implementação oficial do NAFTA.
As atividades de promoção comercial de exportações englobam, preferencialmente:
Relações públicas; vendas pessoais; promoção de vendas; marketing direto; feiras e eventos e patrocínios.
Relações públicas; propaganda; sorteios e marketing direto.
Feiras e eventos; brindes e marketing de relacionamento.
Novas tecnologias; vendas pessoais e promoção de vendas.
Patrocínios; sorteios; marketing direto e marketing de relacionamento one-to-one
A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que não representa diretriz de Governo para a cooperação técnica brasileira.
Concentrar esforços em programas e projetos vinculados às prioridades nacionais de desenvolvimento do Brasil e dos países parceiros.
Enfatizar os programas e projetos de baixo impacto, a nível nacional, com o objetivo de evitar alterações na política macroeconômica.
Priorizar os projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores e que promovam mudanças duradouras
Dar preferência a projetos que provoquem o adensamento das relações políticas, econômicas e comerciais entre o Brasil e os países parceiros
Dar preferência a projetos que estejam inspirados nos conceitos de multilateralidade, universalidade e neutralidade, no caso de organismos internacionais
Os mercados internacionais podem ser classificados em quatro tipos de países, com base em suas respectivas atratividades de mercado. 1º) Países-plataforma: podem ser usados para a coleta de dados de inteligência e para estabelecer uma rede. 2º) Países emergentes: principal meta é estabelecer uma presença inicial, ex: escritório de representação. 3º) Países em crescimento: freqüentemente, as vantagens de entrar cedo nesses mercados facilitam às empresas uma presença significativa, que possibilita capitalizar as oportunidades de mercado futuras. 4º) Países maduros e estabelecidos: estes países apresentam poucas perspectivas de crescimento em relação a outros tipos de mercados. Assinale a alternativa que melhor exemplifica os 4 tipos de países mencionados no enunciado.
1º: Cingapura e Hong Kong; 2º: Vietnã e Filipinas; 3º: China e Índia; 4º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão.
1º: China e Índia; 2º: Cingapura e Hong Kong; 3º: Vietnã e Filipinas; 4º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão.
1º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 2º: China e Índia; 3º: Cingapura e Hong Kong; 4º: Vietnã e Filipinas.
1º: Vietnã e Filipinas; 2º: Cingapura e Hong Kong; 3º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 4º: China e Índia.
1º: Cingapura e Hong Kong; 2º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 3º: Vietnã e Filipinas; 4º: China e Índia.
A arbitragem é a forma mais usual de solução de controvérsias nos contratos internacionais de compra e venda. Sobre a arbitragem, é correto afirmar que:
o Brasil não possui lei específica sobre a arbitragem internacional.
a cláusula compromissória estabelece as condições gerais para a arbitragem.
a cláusula de foro pode coexistir com a cláusula de arbitragem num mesmo contrato.
as partes não precisam estabelecer um consenso quanto à escolha do tribunal arbitral.
não existem leis nacionais sobre arbitragem. Todas são internacionais.
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