Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ampliação da centralidade do tema serviços no quadro das três principais macronegociações comerciais em que o Brasil encontra-se envolvido – Rodada Doha, da Organização Mundial de Comércio (OMC), Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e Mercosul-União Européia; decorre do substantivo aumento do peso econômico do setor na economia mundial como um todo, mas principalmente para os países desenvolvidos, grandes exportadores de serviços. A inclusão de serviços como parte do conceito de comércio internacional somente se consolidou na década de 90. O Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS) entrou em vigor em 1995. Em seu artigo 1º são definidos quais modos de prestação de serviços?
Serviços monousuários, serviços multi-usuários, serviços internacionais e serviços paliativos
Consumo no exterior, prestação fronteiriça, presença comercial e movimento temporário de pessoas físicas.
Circulação livre de mercadorias, consumo financeiro, serviços alfandegários e turismo.
Câmbio, análise conjuntural econômica, serviços de informática e serviços intelectuais.
Serviços de telecomunicações, serviços financeiros, serviços sociais e serviços de transportes.
A internacionalização dos mercados tem forçado as empresas a buscar profissionais com mentalidade e vivência nos mercados internacionais. O sucesso na formulação e na implementação de uma estratégia em nível internacional depende do comprometimento dos principais executivos tomadores de decisão com os mercados externos. Assinale a alternativa correta sobre o tema em questão.
O cliente internacional deve submeter-se às limitações impostas pelos valores culturais do produtor, evitando conflitos e negociações desnecessárias para a mudança.
O profissional experimentado internacionalmente deve ser reciclado na empresa, para que renove os valores e crenças originais da organização, antes que defina o marketing internacional.
O movimento de mudança organizacional visando às exportações deve ser do tipo "bottom-up", para que se atinja o efeito de marketing necessário.
Todos os executivos da empresa deverão ter vivência internacional antes de decidir exportar, pois, sem isto, o risco de fracasso é quase certo.
Todos os funcionários, do topo ao "chão-de-fábrica", devem aceitar, compreender e pactuar da visão de que é necessário criar um valor superior para o cliente internacional.
Dependendo das características das organizações e do mercado, o Investimento Externo Direto poderá trazer uma série de vantagens ao fabricante/exportador, uma vez que este passa a ter um controle total do investimento. Porém, a empresa expõe grandes investimentos a riscos inerentes ao ambiente internacional. Uma companhia poderá optar pela fabricação em um mercado estrangeiro para:
aproveitar-se dos baixos custos de mão-de-obra.
para permitir o acesso a altas taxas de importação.
ampliar os custos de transporte para este mercado.
inibir o acesso a matérias-primas.
encolher o acesso a este mercado.
A operacionalização de uma operação de comércio exterior, baseada em uma carta crédito, ocorre com os 10 passos a seguir listados. Enumere os itens de 1 a 10, na ordem seqüencial de acontecimentos e depois assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).
( ) Após negociação entre as partes, o importador solicita ao banco emissor, situado em seu país, que emita uma carta de crédito em favor do exportador.
( ) De posse desses documentos, o importador retira as mercadorias no porto de destino.
( ) O banco negociador avisa ao exportador o recebimento de uma carta de crédito em seu nome, informando as condições contidas na mesma, condições estas, que deverão ser seguidas à risca pelo exportador para o recebimento das divisas.
( ) O banco analisa a documentação e, se não for verificada nenhum discrepância, libera o pagamento ao exportador.
( ) Após pagar o exportador, o banco negociador envia os documentos ao banco emissor, que o reembolsa.
( ) Pode haver a confirmação da carta de crédito por parte de um banco de primeira linha situado em um terceiro país. Busca-se, com isso, eliminar riscos referentes ao banco emissor (insolvência) ou ao país importador (riscos comerciais e políticos).
( ) O banco emissor emite e L/C e avisa ao banco negociador no país exportador.
( ) O vendedor entrega os documentos ao banco negociador.
( ) O banco emissor entrega os documentos ao importador contra o pagamento do valor da L/C.
( ) O exportador envia os produtos de acordo com as condições pactuadas com o importador.
1 – 3 – 5 – 6 – 8 – 9 – 2 – 10 – 4 – 7.
1 – 10 – 4 – 7 – 8 – 3 – 2 – 6 – 9 – 5.
1 – 2 – 4 – 5 – 6 – 8 – 10 – 3 – 9 – 7.
1 – 10 – 4 – 8 – 6 – 3 – 7 – 2 – 5 – 9.
1 – 2 – 10 – 9 – 6 – 3 – 5 – 4 – 7 – 8.
Toda empresa que nunca exportou precisa vencer muitos obstáculos, sendo um deles o cultural. A disputa no mercado mundial deve ser precedida de uma mudança na mentalidade dos empregados da organização. Um dos significados da mudança cultural é que o "famoso jeitinho brasileiro" deve ser abandonado, pois ele:
faz uma conexão equivocada com o samba e o futebol, símbolos culturais da nossa nação e prejudica a exportação de produtos tecnológicos.
remete a uma imagem de turismo para exploração sexual, crime condenado pelo Direito Internacional.
representa uma imagem negativa do Brasil em relação a questões como o cumprimento de prazos e das condições comerciais.
é útil para mostrar flexibilidade e capacidade de adaptação às normais internacionais de comércio.
inibe a adaptação de peças e vestuário ao clima de cada país.
É um hábito freqüente nos países asiáticos dar presentes caros aos visitantes. Várias empresas ocidentais tem como item da política de conduta ética de seus funcionários a proibição de receber presentes caros. Como isto pode ser resolvido, na hipótese do visitante ocidental receber um presente caro de um anfitrião asiático?
Ser franco com o anfitrião e recusar o presente no momento em que lhe foi entregue.
Aceitar o presente e, depois, livrar-se dele devolvendo-o na loja em que foi comprado.
Aceitar o presente, mas não reportar ao superior para evitar punição.
Fazer com que seu(sua) cônjuge aceite o presente, pois, desta forma, não haverá conflito ético
Aceitar o presente, reportar ao superior o acontecido e, depois, doá-lo a uma instituição filantrópica.
Na prestação de serviços, a "hora da verdade" – expressão popularizada pro Jan Carlzon, CEO e Chairman da SAS (Scandinavian Airlines System) – é definida como o momento de contato entre o cliente e a empresa, quando ocorre a percepção de qualidade do serviço. Segundo o modelo servqual (service and quality), desenvolvido por Zeithmal, Berry e Parasuraman, quais foram os cinco critérios destacados na percepção de qualidade do serviço?
Internacional, excepcionalidade de uso, estocável, homogeneidade e integração com outros serviços.
Confiabilidade, presteza, segurança, empatia e tangibilidade.
A prova de choques, precisão, integração, conexionalidade e anti-violência.
Ser inquebrável, honestidade, permitir recomeço, haver promoções e rigor na execução.
Amizade, facilidade de uso, pontualidade, auto-suficiência e recarregabilidade.
Muitos fabricantes acham que o seu trabalho está encerrado depois que o produto sai de suas instalações. Eles devem tomar cuidado com a maneira como o produto é levado para outros países e devem observar atentamente o problema de distribuição do produto ao usuário final. Uma solução adotada recentemente pela APEX-Brasil foi criação de CD´s (Centros de Distribuição). Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Os CD´s são instalados nos portos e aeroportos internacionais, em quase todas as capitais do Brasil, para a exposição dos produtos brasileiros certificados para exportação.
Em alguns casos, como o CD instalado em Miami, os impostos de importação devidos ao fisco do país importador só são recolhidos no momento em que as mercadorias despachadas do Brasil deixam o armazém para serem vendidas em lojas ou supermercados.
Um dos graves problemas dos CD´s é a proliferação de dispositivos eletrônicos com alta capacidade de armazenagem de produtos e serviços, chamados de MP4 (Multiplicação de Produtos nos 4 cantos do mundo).
Uma característica marcante de um CD é a sua capacidade de apresentar a cultura nacional como complemento as atividades da diplomacia brasileira.
O uso de CD´s só é possível mediante a organização de APL´s (Arranjos Produtivos Locais) voltados exclusivamente para a produção e internacionalização de produtos e serviços.
O contrato de câmbio de exportação é um instrumento legal e oficial, padronizado pelo Banco Central, no qual se identificam as características completas da operação, tendo o vendedor (exportador) o compromisso de entregar a moeda estrangeira ao comprador (banco) no prazo pactuado, e este a obrigação de efetuar ao pagamento ao vendedor em moeda nacional, ajustado através da precificação da taxa de câmbio livremente pactuada entre as partes. Quais são as 2 etapas para cumprimento das obrigações contratuais pelo vendedor?
1º: Entregar ao comprador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda nacional no respectivo vencimento da obrigação no exterior.
1º: Entregar ao agente importador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira no respectivo vencimento da obrigação no exterior.
1º: Receber do agente importador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do importador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda nacional no respectivo vencimento da obrigação no exterior.
1º: Entregar ao agente aduaneiro os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do importador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira antecipada ao vencimento da obrigação no exterior.
1º: Entregar ao comprador (banco) os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira no respectivo vencimento da obrigação no exterior.
Certa empresa planeja iniciar processo de exportação de seus produtos, a princípio vendendo para países do Bloco Econômico Mercosul. Em que estágio se encontra o Mercosul e que vantagens a empresa poderia obter?
O Mercosul encontra-se na fase de União Aduaneira, que é uma Zona de Livre Comércio, que se caracteriza pela queda de barreiras tarifárias e não tarifárias, dotada também de uma Tarifa Externa Comum, ou seja, um único conjunto de tarifas para as importações provenientes de países não-pertencentes ao bloco.
O Mercosul encontra-se na fase de Zona de Livre Comércio, que consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre dois ou mais países.
O Mercosul encontra-se na fase de Zona de Preferência Tarifária, que assegura níveis tarifários preferenciais para o conjunto de países que pertencem à Zona.
O Mercosul encontra-se na fase de Mercado Comum, em que circulam livremente não só bens, mas também serviços e os fatores de produção - capitais e mão-de-obra. O Mercado Comum pressupõe ainda a coordenação de políticas macroeconômicas e uma moeda comum.
O Mercosul não apresenta vantagens, uma vez que ainda não foi efetivada a sua implantação total, por problemas na agenda política dos diversos países envolvidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...