Questões sobre Geral

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Ao analisar os efeitos de um bloco econômico, os especialistas geralmente apontam como conseqüência positiva o aumento das exportações e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos países envolvidos. Quando o tema do emprego entra em discussão, os defensores dos blocos econômicos argumentam que eles intensificam o comércio internacional dos países e, conseqüentemente, aumentam a oferta de emprego, apontando como exemplo os Estados Unidos, o Japão e os Tigres Asiáticos que comercializam muito e têm as menores taxas de desemprego do mundo. Em meio aos debates sobre a possível entrada do Brasil em um bloco econômico das Américas liderado pelos Estados Unidos, sociólogos e economistas avaliam os efeitos do Nafta para os trabalhadores, destacando o papel das empresas mexicanas conhecidas como maquiladoras. Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de empresas maquiladoras.

  • A.

    São empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos sejam manufaturados para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo.

  • B.

    As empresas maquiladoras existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994. Elas são assim chamadas porque dedicam-se a produzir produtos similares a originais consagrados, em um processo chamado de "maquilagem"

  • C.

    São empresas que, a partir de peças fielmente copiadas a partir de um original, criam produtos similares e vende-os no "mercado paralelo" como se fossem originais.

  • D.

    São empresas da área de cosméticos, dedicadas em produtos para maquilagem e beleza pessoal.

  • E.

    As empresas maquiladoras são aquelas líderes nos segmentos em que atuam e imprimem mudanças tecnológicas nos seus produtos, que serão copiados pelas demais.

Dentro do atual contexto econômico mundial, o crescimento das exportações é a base necessária para o desenvolvimento, tanto econômico quanto social, de uma nação. Além dos órgãos oficiais brasileiros diretamente envolvidos com o desenvolvimento das exportações, outras ações paralelas são realizadas, como o Programa Brasileiro de Design (PBD), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    O PBD nada mais é do que o foco na exportação de produtos de moda e calçados, intensivos no uso do Design como peça fundamental de vantagem competitiva.

  • B.

    O Programa Brasileiro de Design tem foco na origem sócio-cultural brasileira, desenhando produtos cada vez mais com a "cara do Brasil".

  • C.

    O PBD procura estabelecer um conjunto de ações que visem à modernização industrial, no sentido de constituir, juntamente com qualidade e preço competitivo, uma "marca Brasil" que seja suficientemente forte para incrementar nossas vendas externas.

  • D.

    O PBD visa à modernização industrial, em prejuízo do custo e da qualidade dos produtos, desde que seja criada uma identidade cultural exportadora no Brasil.

  • E.

    O Programa Brasileiro de Design estabelece concursos anuais de desenhos infantis e cartuns que se destacaram internacionalmente e ajudaram no fortalecimento da "marca Brasil".

O processo de crescimento das exportações permite o aumento do ingresso de divisas, desenvolvimento da estrutura produtiva, maiores oportunidades no mercado de trabalho, formação de capital e a redistribuição de renda. Um das iniciativas de fomento à exportação, promovida pelo Banco do Brasil, é o Balcão de Comércio Exterior, cuja principal característica é:

  • A.

    colocação de balcões de negociação do Banco do Brasil em todas as feiras internacionais.

  • B.

    estabelecimento de "stands" de promoção comercial em todos os principais aeroportos do país, sob o patrocínio do Banco do Brasil, os chamados Balcões de Comércio Exterior.

  • C.

    fortalecer a marca internacional do Banco do Brasil e estabelecer oportunidades de exploração de suas atividades bancárias nos países do Mercosul.

  • D.

    possibilitar às empresas a realização de negócios on-line, com seus parceiros internacionais

  • E.

    financiar processos de internacionalização das empresas, mediante aporte financeiro e participação acionária no capital social da instituição.

Seguindo uma abordagem pró-ativa, a ABC desenvolve, ainda, um esforço considerável no sentido de identificar oportunidades de desenvolver ações de Cooperação Técnicas em Países em Desenvolvimento, que traduzam as políticas e diretrizes emanadas do Ministério das Relações Exteriores e de viabilizá-las junto aos seus parceiros. A ABC vem procurando formas novas e criativas de cooperação, como:

  • A.

    a criação de um banco de informações sobre o progresso tecnológico dos países em desenvolvimento, para apresentação em fóruns de discussão da pobreza, como o realizado em Davos, Suíça.

  • B.

    reuniões regulares em câmaras especializadas das Nações Unidas, para discutir o progresso tecnológico dos países desenvolvidos e impor-lhes limites éticos de ação.

  • C.

    a triangulação do Brasil com doadores tradicionais para apoiar o desenvolvimento de projetos e atividades de cooperação técnica entre países em desenvolvimento

  • D.

    reuniões bilaterais entre países em desenvolvimento, como foco na internacionalização de seus recursos minerais e energéticos.

  • E.

    a criação de um mercado comum das nações em desenvolvimento, para intercâmbio de mercadorias e serviços via "escambo".

Analise as afirmativas:

I. O agente marítimo tem como função, entre outras, providenciar a venda de espaço do navio para transporte de carga e o planejamento de embarque e desembarque.

II. O "Nom Vessel Operating Common Carrier" – NVOCC tem como principal característica não possuir nenhum navio.

III. O "Nom Vessel Operating Common Carrier" – NVOCC tem como característica principal possuir navios com rotas para os principais portos mundiais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s

  • A.

    I

  • B.

    I e III

  • C.

    II

  • D.

    I e II

  • E.

    N.R.A.

No Transporte Rodoviário temos mercadorias que são consideradas perigosas. Essas mercadorias são materiais ou substâncias que podem causar danos a pessoas e ao meio ambiente e necessitam de um transporte com equipamentos especiais. Qual das mercadorias abaixo NÃO é considerada um produto perigoso e não precisa de equipamentos especiais para ser transportada?

  • A.

    Óleo diesel.

  • B.

    Oxigênio comprimido.

  • C.

    Cloreto de Sódio.

  • D.

    Nitrato de Potássio.

  • E.

    Cartuchos para armamento.

Toda companhia de importação e/ou exportação queixa-se da grande quantidade de documentos necessários para viabilizar a respectiva operação. Quais documentos abaixo são necessários para os processos de importação ou exportação via marítima?

  • A.

    Bill Of Landing e Conhecimento Rodoviário

  • B.

    Comercial Invoice e Conhecimento Rodoviário.

  • C.

    Proforma Invoice e Conhecimento Rodoviário.

  • D.

    Nota Fiscal e Conhecimento Rodoviário.

  • E.

    Proforma Invoice e Bill of Landing.

Qual o Regime Aduaneiro especial que permite a importação de bens com suspensão de pagamento de impostos, desde que permaneça no país por um prazo inferior a 180 dias?

  • A.

    Admissão Temporária.

  • B.

    Entreposto Aduaneiro.

  • C.

    Depósito Afiançado.

  • D.

    Depósito Franco.

  • E.

    Draw Back.

O prazo máximo entre a contratação e a liquidação do câmbio nas exportações é de:

  • A.

    360 dias na fase pré embarque mais 210 dias após o embarque.

  • B.

    360 dias na fase pré embarque mais 180 dias após o embarque.

  • C.

    210 dias na fase pré embarque mais 210 dias após o embarque.

  • D.

    210 dias na fase pré embarque mais 360 dias após o embarque.

  • E.

    180 dias na fase pré embarque mais 180 dias após o embarque.

Considera-se medidas salvaguardas:

  • A.

    Estabelecimento de quotas para compras.

  • B.

    Vendas sem limites de quantidade.

  • C.

    Vendas diretas.

  • D.

    Dunping.

  • E.

    Fidelização de fornecedores.

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