Questões sobre Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX)

Lista completa de Questões sobre Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É a modalidade de pagamento internacional onde o importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque (sem saque), promove o desembaraço da mercadoria na alfândega e, posteriormente, providencia a remessa da quantia respectiva para o exportador:

  • A. Cobrança.
  • B. Carta de crédito.
  • C. Remessa sem saque.
  • D. Remessa antecipada.
  • E. Crédito documentário.

Os produtos importados pelo Brasil, em oitenta por cento (80%) das operações, têm seus respectivos embarques efetivados via marítima através principalmente do porto de Santos. Para efeito de jurisdição aduaneira, tais locais de desembaraço são chamados de:

  • A.

    zonas especiais de liberação aduaneira.

  • B.

    zonas primárias

  • C.

    zonas francas.

  • D.

    zonas secundárias

  • E.

    repartições aduaneiras.

O Radar Comercial insere-se nas iniciativas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal, que tem como uma das metas aumentar o número de empresas e produtos brasileiros no mercado internacional. O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de exportações. Assinale a alternativa que não corresponde à característica ou vantagem do Radar Comercial.

  • A.

    O sistema dispõe de dados de importação de mais de 41 países, representando os mais representativos importadores do comércio mundial. Permite analisar cada mercado isoladamente, revelando para quais países o Brasil está vendendo abaixo da demanda e, portanto, explorando mal o seu potencial.

  • B.

    A pauta exportadora do país em foco é comparada com a pauta importadora brasileira, extraindo-se daí os produtos coincidentes. Para uma análise mais aprofundada, são escolhidos os produtos que apresentam maior possibilidade de incremento nas terras brasileiras.

  • C.

    O estudo de cada país contém dados geográficos, econômicos e do setor externo, além de endereços de órgãos e entidades relacionadas com as atividades do comércio exterior

  • D.

    O estudo de cada país permite verificar a pauta de produtos coincidentes, classificados quanto ao dinamismo, performance e valor do potencial a ser explorado. E ainda, o valor das importações totais do país em estudo, o quanto e o que comprou do Brasil

  • E.

    O banco de dados informa quais os principais fornecedores para o país em análise, medidas tarifárias e não tarifárias vigentes, bem como os preços médios praticados nas importações totais, nas exportações do Brasil para o país e nas exportações do Brasil para o mundo.

O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa módulo de pesquisa do Sistema.

  • A.

    Exportação brasileira (de 1996 em diante): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta

  • B.

    Importação brasileira (de 1950 a 1996): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta

  • C.

    Importação brasileira (de 1996 em diante): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta.

  • D.

    Balança Comercial (de 1996 em diante): série histórica dos totais mensais das exportações e importações por países, blocos econômicos, mercadoria (NCM), capítulo e unidade federativa.

  • E.

    Tabelas Auxiliares: pesquisa por código e/ou nome de todas as tabelas do sistema: mercadorias, país, unidade federativa, porto, via de transporte, importador/exportador ou bloco econômico.

Em termos comerciais e práticos, as feiras proporcionam condições de negociação imediata dos produtos e serviços expostos e a possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente. As feiras constituem ótima oportunidade de aproveitamento da relação custo/benefício se a empresa planejar criteriosamente sua participação no mercado pretendido. Além do trabalho realizado pela APEX-Brasil, as empresas brasileiras podem contar com o apoio da Divisão de Operações de Promoção Comercial e da Divisão de Feiras e Turismo, do Ministério das Relações Exteriores. Eles são responsáveis pelo BrazilTradeNet, que é:

  • A.

    comparado ao ComprasNet. A diferença é que ele é usado por empresas internacionais que querem vender para o Brasil.

  • B.

    um sistema de informações com foco na pauta de importações brasileiras e exposição de exportadores estrangeiros interessados em vender para o Brasil.

  • C.

    um sistema de busca para pesquisa sobre feiras, missões, eventos promocionais no Brasil e no exterior e seminários organizados pelo governo brasileiro, além de informações sobre comércio exterior.

  • D.

    uma confraria de empresários exportadores brasileiros que reúnem-se a cada ano para analisar o cenário do comércio exterior brasileiro e suas perspectivas

  • E.

    um sítio na Internet, na forma de blog, para intercâmbio de informações qualitativas sobre mercados de exportação e experiência dos exportadores brasileiros.

O Radar Comercial insere-se nas iniciativas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal, que tem como uma das metas aumentar o número de empresas e produtos brasileiros no mercado internacional. O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de exportações. Assinale a alternativa que não corresponde à característica ou vantagem do Radar Comercial.

  • A.

    Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, o Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.

  • B.

    Através de um sistema de busca e cruzamento de dados estatísticos, o Sistema permite a identificação de oportunidades comerciais em um universo de mais de 60 países, que representam cerca de 92% do comércio mundial.

  • C.

    As informações poderão ter como foco o Brasil ou determinado Estado brasileiro de um lado, e de outro, um determinado país ou conjunto de países. As buscas poderão ser conjugadas, de modo a permitir a comparação de mercados e de variáveis relativas aos produtos.

  • D.

    Ao acessar o Sistema, o usuário poderá obter diversas informações sobre aquele produto, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias, medidas não tarifárias.

  • E.

    Os dados e análises disponíveis no Sistema são relatados por semana, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas e evitar sazonalidades. A última semana disponível é apresentada como o "padrão" nas consultas, entretanto, semanas anteriores também podem ser consultadas.

O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa tipo de consulta permitido pelo Sistema.

  • A.

    Totais Globais: informa os totais acumulados, em US$ FOB e Kg Líquido de todos os anos do período republicado (desde 1889), na ordem do ano mais antigo para o mais recente.

  • B.

    Totais por Capítulos: esta opção apresenta a totalização por capítulo do Sistema Harmonizado, como um todo (Total Brasil) ou combinado com uma ou mais variáveis.

  • C.

    Períodos: podem ser escolhidos até 3 períodos mensais ou acumulados dentro de todo período disponível

  • D.

    Classificação por Valor: o ordenamento decrescente dos valores em dólares. Quando não solicitada, a classificação, o resultado da pesquisa é apresentado em ordem do código crescente da variável.

  • E.

    Apresentação do Resultado da Pesquisa: o sistema apresenta como resultado automático, telas que podem ser impressas ou simplesmente lidas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...