Questões sobre Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX)

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Um dos aspectos específicos a ser considerado quando do levantamento de dados, em marketing internacional, é:

  • A. a possibilidade de obter dados inflacionados ou deflacionados por ingerência política/ingerência.
  • B. o baixo investimento em pesquisa formal no exterior.
  • C. a padronização atual das classificações locais de produtos nos relatórios em todos os países.
  • D. o amplo tempo disponível, na fase de planejamento, que permite melhor precisão.
  • E. a facilidade de encontrar pessoas disponíveis a colaborar com pesquisas no mundo todo.

Além da APEX-Brasil, que outras iniciativas e/ou instituições ajudam os empresários brasileiros a promoverem seus produtos no exterior?

  • A. BACEN; INPI; SECEX; Consulados Brasileiros; RF; APLs.
  • B. Portal do Exportador; Brazil4Export; DEREX(FIESP); Rede CIN; BrazilTradeNet; Vitrine do Exportador; SECOMS.
  • C. BIRD; DEINTER; Portal do Exportador; Rede CIN.
  • D. CNI; BrazilTradeNet; DECOM; MRE; Associações Comerciais.
  • E. ABRACEX; BID; BIS; Brazil4Export; Portal do Exportador.

O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos do comércio exterior. Nesse sistema não estão disponíveis para consulta as seguintes informações:

  • A.

    dados históricos de exportação.

  • B.

    dados históricos de importação.

  • C.

    dados históricos de fluxos de capitais.

  • D.

    dados de saldo em conta corrente.

  • E.

    dados de balança comercial.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.

II. Através de um sistema de busca e cruzamento de dados estatísticos, o Sistema Radar Comercial permite a identificação de oportunidades comerciais � em um universo de mais de 60 países, que representam cerca de 92% do comércio mundial.

III. No Sistema Radar Comercial o usuário poderá acessar diversas informações sobre um determinado produto, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias, medidas não tarifárias.

IV. Os dados e análises disponíveis no Sistema são relatados por ano, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas e evitar sazonalidades. O último ano disponível é apresentado como o �padrão� nas consultas, entretanto, anos anteriores também podem ser consultados.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Apenas as afirmativas II e IV estão erradas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I e III estão erradas.

  • D.

    Apenas a afirmativa IV está certa.

  • E.

    Apenas a afirmativa IV está errada.

A BrazilTradeNet é parte integrante do Sistema Brasileiro de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, formado pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) e pelos Setores de Promoção Comercial (Secoms). Não é um dos objetivos da BrazilTradeNet:

  • A.

    facilitar e incrementar as exportações brasileiras, por meio da utilização de tecnologia de ponta e da rede de Setores de Promoção Comercial (Secoms).

  • B.

    oferecer informações estratégicas para fechamento de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras.

  • C.

    definir as diretrizes e procedimentos relativos à implementação da política de comércio exterior visando à inserção competitiva do Brasil na economia internacional.

  • D.

    ampliar investimentos de empresas estrangeiras no Brasil.

  • E.

    divulgar a imagem do Brasil e a qualidade de seus produtos.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O Registro de Exportação Simplificado (RES) no Siscomex é aplicável a operações de exportação, com cobertura cambial e para embarque imediato para o exterior, até o limite de U$ 20.000,00 (vinte mil dólares dos Estados Unidos), ou o equivalente em outras moedas.

II. O Registro de Exportação (RE) no Siscomex é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.

III. As exportações serão, obrigatoriamente, realizadas à vista, em moeda conversível exceto quando destinadas a países da Aladi, quando será admitido o prazo máximo de até 90 dias.

IV. Podem ser admitidas exportações sem cobertura cambial, devendo o pagamento de serviços, quando couber, ser processado por intermédio de transferências financeiras.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Apenas a afirmativa III está certa.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e IV estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e II estão certas.

Sobre o Sistema Integrado do Comércio Exterior (Siscomex), marque a alternativa incorreta.

  • A.

    A inscrição no Registro de Exportações e importações (REI) da Secretaria de Comércio Exterior é, sem exceção, condição básica para a realização de operações de importações.

  • B.

    Os exportadores já inscritos no no Registro de Exportadores e Importadores (REI), antes da implantação do Siscomex, tiveram sua inscrição mantida.

  • C.

    É um instrumento administrativo para integrar as atividades de registro e controle das operações de comércio exterior, mediante o fluxo de informações único e computadorizado.

  • D.

    O licenciamento das importações ocorrerá de forma automática e não automática e será efetuado por meio do Siscomex.

  • E.

    O Siscomex módulo importação foi implantado em 1º de Janeiro de 1997.

A Expedição de Certificados de Origem cabe, na Secretaria de Comércio Exterior ao:

  • A.

    Departamento de Operações de Comércio Exterior.

  • B.

    Departamento de Negociações Internacionais.

  • C.

    Departamento de Certificação Comercial.

  • D.

    Departamento de Certificação de Origem.

  • E.

    Departamento de Defesa Comercial.

A Secretaria de Comércio Exterior foi criada em 1992 e tem como uma de suas atribuições:

  • A.

    entender-se, em nome do Governo Brasileiro, com as instituições financeiras estrangeiras e internacionais.

  • B.

    emitir licenças de exportação e importação, cuja exigência será limitada aos casos impostos pelo interesse nacional.

  • C.

    fiscalizar as importações e exportações de mercadorias.

  • D.

    arrecadar os direitos aduaneiros incidentes sobre a entrada de mercadorias no país.

  • E.

    fiscalizar a correta utilização dos incentivos fiscais concedidos pela legislação em vigor às importações e exportações.

Assinale a alternativa correta sobre a fatura comercial, emitida por compra e venda internacional.

  • A.

    Dela não se extraem elementos para fins de tributação, por não se tratar de documento equivalente a um contrato comercial.

  • B.

    Não possui valor para fins de controle e não instrui o processo de despacho aduaneiro.

  • C.

    Compõem o processo de despacho aduaneiro para fins exclusivos de controle administrativo.

  • D.

    Tem força contratual e é documento, em regra, obrigatório para instrução do despacho aduaneiro, possuindo valor para fins de tributação.

  • E.

    Tem força contratual e, embora não componha o processo de despacho aduaneiro, dela se extraem elementos para a tributação.

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