Questões de Comércio Internacional da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Assinale qual das alternativas abaixo constitui uma crítica às políticas de promoção às exportações com foco nas empresas não-exportadoras.

  • A.

    As empresas não-exportadoras não são suficientemente diversificadas.

  • B.

    O ingresso na atividade exportadora resulta de um processo típico de auto-seleção, em que as firmas mais eficientes e produtivas se auto-selecionam para o atendimento ao mercado externo.

  • C.

    Empresas não-exportadoras buscam ser seguidoras de mercado ou investir em determinados nichos de produção.

  • D.

    O mercado exportador é considerado um mercado contestável.

  • E.

    Em geral, empresas não-exportadoras constituem cartéis.

Assinale qual das alternativas a seguir constitui um mecanismo de defesa comercial.

  • A.

    Prática de dumping.

  • B.

    Salvaguarda.

  • C.

    Kanban.

  • D.

    Benchmarking.

  • E.

    Certificação pelas normas ISO 9000.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O Registro de Exportação Simplificado (RES) no Siscomex é aplicável a operações de exportação, com cobertura cambial e para embarque imediato para o exterior, até o limite de U$ 20.000,00 (vinte mil dólares dos Estados Unidos), ou o equivalente em outras moedas.

II. O Registro de Exportação (RE) no Siscomex é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.

III. As exportações serão, obrigatoriamente, realizadas à vista, em moeda conversível exceto quando destinadas a países da Aladi, quando será admitido o prazo máximo de até 90 dias.

IV. Podem ser admitidas exportações sem cobertura cambial, devendo o pagamento de serviços, quando couber, ser processado por intermédio de transferências financeiras.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Apenas a afirmativa III está certa.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e IV estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e II estão certas.

O Governo Federal investiu R$ 100 milhões de reais em 2004 e deve aplicar ainda mais nos próximos 2 anos para se adaptar às novas formas internacionais de segurança marítima. Situação bem diferente daquela vivenciada em 1982, quando muitos países em desenvolvimento se viram com problemas com a dívida externa, levando à insolvência polonesa e argentina e à moratória mexicana, no chamado �setembro negro� (1982), o que provocou o rompimento completo do fluxo de recursos voluntários aos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. No Brasil, esse processo levou a um ajustamento externo, de busca de superávits e aprofundou-se a partir de fins de 82, sob a tutela do FMI, órgão que visava fundamentalmente garantir o pagamento da dívida externa. A política adotada baseava-se:

I - na contenção da demanda agregada, por meio da redução do déficit público, com redução dos gastos públicos, principalmente investimentos; aumento da taxa de juros interna e restrição do crédito; redução do salário real, mediante critérios de subindexação dos salários contidos na política salarial, e do desemprego gerado pelo quadro recessivo.

II - em tornar a estrutura de preços relativos favorável ao setor externo. Nesse sentido, observaram-se: intensa desvalorização real do cruzeiro, levando à elevação na relação câmbio/salário.

III - elevação do preço dos derivados de petróleo; estímulo à competitividade da indústria brasileira, por meio da contenção de alguns preços públicos e de subsídios e incentivos à exportação.

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Todas as afirmativas estão erradas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I e II estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

Sobre as fontes de informações globais de mercado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A maioria dos dados vem de executivos sediados no estrangeiro, em subsidiárias, coligadas e filiais da empresa. A vantagem é que eles conhecem o mercado onde estão e a empresa para qual trabalham.

  • B.

    A maioria dos dados é coletada nos próprios arquivos da empresa e nos jornais locais.

  • C.

    Alguns dados são comprados de empresas especializadas em realizar pesquisas internacionais em vários países por preços exorbitantes e seu custo x benefício é questionável.

  • D.

    Algumas empresas acham que não é necessário ter fontes de informação internacional, pois o mercado não tem um padrão de comportamento linear.

  • E.

    Essas informações podem ser irrelevantes na medida em que a maioria dos executivos de marketing não as usam regularmente.

Quando uma empresa decide entrar no mercado global, os seus executivos são obrigados a tomar uma série de decisões importantes. Assinale a alternativa que define a melhor ordem lógica dos itens de decisões a serem tomados.

  • A.

    1º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 2º: Quais as metas de mercados-alvos?; 3º: Qual o modo de entrada?; 4º: Qual o tempo de entrada?; 5º: Elaborar um plano de composto de marketing.; e 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.

  • B.

    1º: Quais as metas de mercados-alvos?; 2º: Qual o modo de entrada?; 3º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 4º: Qual o tempo de entrada?; 5º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado?; 6º: Elaborar um plano de composto de marketing.

  • C.

    1º: Elaborar um plano de composto de marketing.; 2º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 3º: Qual o tempo de entrada?; 4º: Qual o modo de entrada?; 5º: Quais as metas de mercados-alvos?; 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.

  • D.

    1º: Qual o tempo de entrada?; 2º: Elaborar um plano de composto de marketing.; 3º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 4º: Quais as metas de mercados-alvos?; 5º: Qual o modo de entrada?; 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.

  • E.

    1º: Qual o modo de entrada?; 2º: Quais as metas de mercados-alvos?; 3º: Qual o tempo de entrada?; 4º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 5º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.; 6º: Elaborar um plano de mercado de marketing.

"Os suíços preferem evitar as negociações. Se tiverem de negociar, tendem a começar com uma solução de meio-termo e terminar com uma confrontação" (Raymond Saner). Qual das explicações a seguir confirma essas afirmações?

  • A.

    É uma nação que, além de depender de vários países vizinhos e de seus mercados, está dividida internamente em diferentes comunidades étnicas, culturais, religiosas e lingüísticas.

  • B.

    É um povo descendente de anglo-saxões por isso são pacíficos.

  • C.

    A sua religião os tornou assim.

  • D.

    Eles sofreram com uma série de invasões e isso fez com que evitassem conflitos.

  • E.

    Uma vez que eles não pertencem à União Européia, eles não aprenderam e nem tem o hábito de negociar muito.

Com o objetivo de conferir eficácia aos esforços implementados, algumas das diretrizes que norteiam as ações na área de cooperação técnica são, no âmbito da cooperação recebida do exterior, as seguintes:

I - enfatizar projetos que integrem os componentes básicos da cooperação técnica internacional, ou seja, a consultoria, a formação de recursos humanos, o treinamento de pessoal e a complementação da infra-estrutura da instituição receptora.

II - priorizar projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores.

III - priorizar projetos que garantam maior alcance dos resultados, evitando-se a pulverização e a dispersão de esforços. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Todas as afirmativas estão erradas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I e II estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

Uma unidade de Inteligência Comercial é necessária para identificar novos negócios no mercado externo e organizar a participação de empresas nacionais em feiras e missões comerciais. Enumere os itens de 1 a 9, na ordem seqüencial natural de acontecimentos preparatórios para a realização de uma feira ou missão comercial e depois, assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).

( ) Análise dos pontos fortes e pontos fracos de cada um dos países concorrentes.

( ) Uma primeira missão prospectiva é feita, com o objetivo de conhecer o mercado, identificar e selecionar os parceiros locais.

( ) A Inteligência Comercial fornece uma lista de importadores dos produtos selecionados para os primeiros contatos e posterior matchmaking com as empresas exportadoras.

( ) A Inteligência Comercial elabora um estudo sobre o país-alvo e um levantamento de sua pauta de importações, visando identificar os potenciais parceiros comerciais.

( ) A Inteligência Comercial indica as oportunidades existentes e os setores que poderiam exportar para aquele mercado. ( ) Define-se qual tipo de evento mais adequado para a promoção comercial dos produtos adequados à exportação para aquele mercado. ( ) A missão comercial ou feira é realizada.

( ) Um cruzamento da lista de produtos importados pelo país estudado com a pauta de exportações nacionais. Neste momento, são identificados os produtos que poderiam ser exportados para o país-alvo.

( ) Com o auxílio de consultorias locais, a Inteligência Comercial elabora estudo mais detalhado, contendo informações sobre as oportunidades de negócios e sobre características do mercado-alvo para cada um dos setores identificados.

  • A.

    6 – 2 – 8 – 1 – 4 – 5 – 9 – 7 – 3.

  • B.

    3 – 7 – 8 – 1 – 4 – 5 – 9 – 2 – 6.

  • C.

    4 – 5 – 8 – 1 – 3 – 7 – 9 – 2 – 6.

  • D.

    4 – 6 – 8 – 1 – 5 – 3 – 9 – 2 – 7.

  • E.

    3 – 7 – 8 – 1 – 5 – 4 – 9 – 6 – 2.

Na hipótese de uma empresa brasileira estar enfrentando dificuldades comerciais no exterior pelo fato de sua concorrente norte-americana comercializar produtos semelhantes com preços de venda abaixo do custo de fabricação, motivada por subsídios fornecidos pelo governo americano, qual procedimento deverá ser feito pela empresa prejudicada?

  • A.

    Solicitar ao FMI que puna o governo americano, tendo em vista os pressupostos do acordo de Breton Woods, que permitem que a empresa entre com um painel contra os EUA.

  • B.

    Reduzir o preço de seu produto, mesmo com prejuízo, para que consiga reagir à concorrência e não necessite de auxílio do governo brasileiro.

  • C.

    Solicitar ao governo brasileiro subsídio idêntico ao fornecido à empresa americana, forçando assim uma competição mais saudável.

  • D.

    Entrar com solicitação junto ao Ministério das Relações Exteriores para que abra processo na OMC, visando a derrubar o subsídio concedido pelos EUA.

  • E.

    Retirar essa linha de produtos do mercado, pois nenhum país pode ganhar da concorrência agressiva dos EUA.

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