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Assinale qual das alternativas abaixo constitui uma crítica às políticas de promoção às exportações com foco nas empresas não-exportadoras.
As empresas não-exportadoras não são suficientemente diversificadas.
O ingresso na atividade exportadora resulta de um processo típico de auto-seleção, em que as firmas mais eficientes e produtivas se auto-selecionam para o atendimento ao mercado externo.
Empresas não-exportadoras buscam ser seguidoras de mercado ou investir em determinados nichos de produção.
O mercado exportador é considerado um mercado contestável.
Em geral, empresas não-exportadoras constituem cartéis.
Comércio Internacional - Práticas desleais de comércio e defesa comercial - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Assinale qual das alternativas a seguir constitui um mecanismo de defesa comercial.
Prática de dumping.
Salvaguarda.
Kanban.
Benchmarking.
Certificação pelas normas ISO 9000.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O Registro de Exportação Simplificado (RES) no Siscomex é aplicável a operações de exportação, com cobertura cambial e para embarque imediato para o exterior, até o limite de U$ 20.000,00 (vinte mil dólares dos Estados Unidos), ou o equivalente em outras moedas.
II. O Registro de Exportação (RE) no Siscomex é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.
III. As exportações serão, obrigatoriamente, realizadas à vista, em moeda conversível exceto quando destinadas a países da Aladi, quando será admitido o prazo máximo de até 90 dias.
IV. Podem ser admitidas exportações sem cobertura cambial, devendo o pagamento de serviços, quando couber, ser processado por intermédio de transferências financeiras.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa III está certa.
Apenas as afirmativas II e IV estão certas.
Apenas as afirmativas III e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
O Governo Federal investiu R$ 100 milhões de reais em 2004 e deve aplicar ainda mais nos próximos 2 anos para se adaptar às novas formas internacionais de segurança marítima. Situação bem diferente daquela vivenciada em 1982, quando muitos países em desenvolvimento se viram com problemas com a dívida externa, levando à insolvência polonesa e argentina e à moratória mexicana, no chamado �setembro negro� (1982), o que provocou o rompimento completo do fluxo de recursos voluntários aos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. No Brasil, esse processo levou a um ajustamento externo, de busca de superávits e aprofundou-se a partir de fins de 82, sob a tutela do FMI, órgão que visava fundamentalmente garantir o pagamento da dívida externa. A política adotada baseava-se:
I - na contenção da demanda agregada, por meio da redução do déficit público, com redução dos gastos públicos, principalmente investimentos; aumento da taxa de juros interna e restrição do crédito; redução do salário real, mediante critérios de subindexação dos salários contidos na política salarial, e do desemprego gerado pelo quadro recessivo.
II - em tornar a estrutura de preços relativos favorável ao setor externo. Nesse sentido, observaram-se: intensa desvalorização real do cruzeiro, levando à elevação na relação câmbio/salário.
III - elevação do preço dos derivados de petróleo; estímulo à competitividade da indústria brasileira, por meio da contenção de alguns preços públicos e de subsídios e incentivos à exportação.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão certas.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Sobre as fontes de informações globais de mercado, assinale a alternativa correta.
A maioria dos dados vem de executivos sediados no estrangeiro, em subsidiárias, coligadas e filiais da empresa. A vantagem é que eles conhecem o mercado onde estão e a empresa para qual trabalham.
A maioria dos dados é coletada nos próprios arquivos da empresa e nos jornais locais.
Alguns dados são comprados de empresas especializadas em realizar pesquisas internacionais em vários países por preços exorbitantes e seu custo x benefício é questionável.
Algumas empresas acham que não é necessário ter fontes de informação internacional, pois o mercado não tem um padrão de comportamento linear.
Essas informações podem ser irrelevantes na medida em que a maioria dos executivos de marketing não as usam regularmente.
Quando uma empresa decide entrar no mercado global, os seus executivos são obrigados a tomar uma série de decisões importantes. Assinale a alternativa que define a melhor ordem lógica dos itens de decisões a serem tomados.
1º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 2º: Quais as metas de mercados-alvos?; 3º: Qual o modo de entrada?; 4º: Qual o tempo de entrada?; 5º: Elaborar um plano de composto de marketing.; e 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.
1º: Quais as metas de mercados-alvos?; 2º: Qual o modo de entrada?; 3º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 4º: Qual o tempo de entrada?; 5º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado?; 6º: Elaborar um plano de composto de marketing.
1º: Elaborar um plano de composto de marketing.; 2º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 3º: Qual o tempo de entrada?; 4º: Qual o modo de entrada?; 5º: Quais as metas de mercados-alvos?; 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.
1º: Qual o tempo de entrada?; 2º: Elaborar um plano de composto de marketing.; 3º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 4º: Quais as metas de mercados-alvos?; 5º: Qual o modo de entrada?; 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.
1º: Qual o modo de entrada?; 2º: Quais as metas de mercados-alvos?; 3º: Qual o tempo de entrada?; 4º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 5º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.; 6º: Elaborar um plano de mercado de marketing.
"Os suíços preferem evitar as negociações. Se tiverem de negociar, tendem a começar com uma solução de meio-termo e terminar com uma confrontação" (Raymond Saner). Qual das explicações a seguir confirma essas afirmações?
É uma nação que, além de depender de vários países vizinhos e de seus mercados, está dividida internamente em diferentes comunidades étnicas, culturais, religiosas e lingüísticas.
É um povo descendente de anglo-saxões por isso são pacíficos.
A sua religião os tornou assim.
Eles sofreram com uma série de invasões e isso fez com que evitassem conflitos.
Uma vez que eles não pertencem à União Européia, eles não aprenderam e nem tem o hábito de negociar muito.
Com o objetivo de conferir eficácia aos esforços implementados, algumas das diretrizes que norteiam as ações na área de cooperação técnica são, no âmbito da cooperação recebida do exterior, as seguintes:
I - enfatizar projetos que integrem os componentes básicos da cooperação técnica internacional, ou seja, a consultoria, a formação de recursos humanos, o treinamento de pessoal e a complementação da infra-estrutura da instituição receptora.
II - priorizar projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores.
III - priorizar projetos que garantam maior alcance dos resultados, evitando-se a pulverização e a dispersão de esforços. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão certas.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Uma unidade de Inteligência Comercial é necessária para identificar novos negócios no mercado externo e organizar a participação de empresas nacionais em feiras e missões comerciais. Enumere os itens de 1 a 9, na ordem seqüencial natural de acontecimentos preparatórios para a realização de uma feira ou missão comercial e depois, assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).
( ) Análise dos pontos fortes e pontos fracos de cada um dos países concorrentes.
( ) Uma primeira missão prospectiva é feita, com o objetivo de conhecer o mercado, identificar e selecionar os parceiros locais.
( ) A Inteligência Comercial fornece uma lista de importadores dos produtos selecionados para os primeiros contatos e posterior matchmaking com as empresas exportadoras.
( ) A Inteligência Comercial elabora um estudo sobre o país-alvo e um levantamento de sua pauta de importações, visando identificar os potenciais parceiros comerciais.
( ) A Inteligência Comercial indica as oportunidades existentes e os setores que poderiam exportar para aquele mercado. ( ) Define-se qual tipo de evento mais adequado para a promoção comercial dos produtos adequados à exportação para aquele mercado. ( ) A missão comercial ou feira é realizada.
( ) Um cruzamento da lista de produtos importados pelo país estudado com a pauta de exportações nacionais. Neste momento, são identificados os produtos que poderiam ser exportados para o país-alvo.
( ) Com o auxílio de consultorias locais, a Inteligência Comercial elabora estudo mais detalhado, contendo informações sobre as oportunidades de negócios e sobre características do mercado-alvo para cada um dos setores identificados.
6 – 2 – 8 – 1 – 4 – 5 – 9 – 7 – 3.
3 – 7 – 8 – 1 – 4 – 5 – 9 – 2 – 6.
4 – 5 – 8 – 1 – 3 – 7 – 9 – 2 – 6.
4 – 6 – 8 – 1 – 5 – 3 – 9 – 2 – 7.
3 – 7 – 8 – 1 – 5 – 4 – 9 – 6 – 2.
Na hipótese de uma empresa brasileira estar enfrentando dificuldades comerciais no exterior pelo fato de sua concorrente norte-americana comercializar produtos semelhantes com preços de venda abaixo do custo de fabricação, motivada por subsídios fornecidos pelo governo americano, qual procedimento deverá ser feito pela empresa prejudicada?
Solicitar ao FMI que puna o governo americano, tendo em vista os pressupostos do acordo de Breton Woods, que permitem que a empresa entre com um painel contra os EUA.
Reduzir o preço de seu produto, mesmo com prejuízo, para que consiga reagir à concorrência e não necessite de auxílio do governo brasileiro.
Solicitar ao governo brasileiro subsídio idêntico ao fornecido à empresa americana, forçando assim uma competição mais saudável.
Entrar com solicitação junto ao Ministério das Relações Exteriores para que abra processo na OMC, visando a derrubar o subsídio concedido pelos EUA.
Retirar essa linha de produtos do mercado, pois nenhum país pode ganhar da concorrência agressiva dos EUA.
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