Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre comunicação assinale a alternativa incorreta:
Comunicação é o processo de compartilhar informações com outras pessoas.
Para ter sucesso como comunicador interpessoal, um gerente deve entender: o funcionamento da comunicação interpessoal, o relacionamento entre feedback e comunicação interpessoal e a importância da comunicação interpessoal nãoverbal versus verbal.
Um dos dez mandamentos da boa comunicação é examinar o verdadeiro propósito de cada comunicação.
Ao planejar comunicações na empresa, não é interessante consultar outras pessoas, mesmo quando julgar necessário, pois só complica o processo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Entre as diversas tendências ideológicas que influenciaram a produção de teorias sobre a comunicação nas primeiras décadas do século XX, destacam-se duas correntes, denominadas integrados e apocalípticos por Umberto Eco. No primeiro caso, tem-se teorias norte-americanas que procuravam legitimar a importância e o papel da mídia na sociedade. Em contraposição, surgiram as teorias críticas, de caráter apocalíptico, impulsionadas pela leitura marxista da escola de Frankfurt.
"Jornalistas e fontes podem funcionar como parceiros ou adversários, defender objetivos comuns ou interesses antagônicos." (DUARTE, J. & FONSECA JÚNIOR, W. C. Relacionamento fonte/jornalista. In: Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003, p. 326)
Ao tratarem do tema relacionamento com a imprensa, os autores do texto acima referido consideram que a fonte conquista o interesse e a confiança do jornalista quando:
é capaz de expressar a pluralidade de discursos existentes na organização, confrontando a visão oficial com os pontos de vista das correntes de oposição;
impõe sua personalidade e autonomia diante de interesses meramente pontuais e imediatos, não aceitando exigências de exclusividade e rapidez;
amplia o foco inicial de uma entrevista, explorando outros assuntos, tecendo comentários e fazendo avaliações, inclusive sobre a atuação da imprensa;
tem a capacidade de oferecer ao profissional não apenas o produto essencial, ou seja, a informação, mas também as condições necessárias para a realização de seu trabalho.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre os mandamentos da boa comunicação assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:
( ) Procure esclarecer suas idéias antes de comunica- las.
( ) Contextualização do processo de comunicação é algo irrelevante.
( ) Fique atento enquanto se comunica, às implicações e não ao conteúdo básico de sua mensagem.
( ) Aproveite a oportunidade, quando ela surgir, para transmitir algo que ajude o receptor ou que seja de valor a ele.
( ) Comunique pensando no amanhã e também no presente.
( ) Confi ra se suas ações confi rmam suas comunicações.
( ) Não busque apenas ser entendido, mas também entender.
A seqüência assinalada acima é:
V, F, V, V, V, V, V
V, F, V, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V, F
F, F, V, V, V, V, F
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
No plano internacional, a produção teórica na área de comunicação concentrou-se nos países escandinavos, no período de 1950 a 1970, devido à influência da escola de Budapeste, liderada por Agnes Heller.
Na informação off the record, como o jornalista deve-se comportar em relação à fonte?
Preservá-la.
Identificá-la.
Declará-la.
Promovê-la.
Confirmá-la.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta:
Idioma, sons, letras, números e outros sinais são alguns símbolos empregados no processo de comunicação organizacional.
Realimentação é o processo de dar retorno da informação para o agente emissor.
A comunicação pode ser oral, escrita, visual ou corporal.
Excesso de mensagens não afeta o grau de atenção dos destinatários.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Atualmente, a compreensão dos fenômenos midiáticos, do ponto de vista das teorias de comunicação, passa, obrigatoriamente, pelos fundamentos da percepção seletiva e da teoria da dissonância cognitiva.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
O uso inadequado da linguagem afeta o processo de comunicação empresarial.
Relatórios longos ou mensagens freqüentes não influenciam o processo de comunicação.
A ausência de linguagem comum não afeta a comunicação.
Todas as alternativas estão corretas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Do ponto de vista tecnológico, as teorias sobre a comunicação são uníssonas e defendem a primazia do emissor sobre o receptor, a exemplo da hipótese dos usos e gratificações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...