Questões de Comunicação Social

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Em domínios da editoração e das artes gráficas chama-se programação visual:

  • A.

    à planificação de formas de expressão com as quais seja possível conceber, elaborar e propor uma identidade visual a uma organização, que atue nas áreas econômica e social;

  • B.

    à modalidade de programação de mídia que prevê a inserção de distintas imagens, analógicas e digitais, em publicações institucionais dirigidas ao grande público;

  • C.

    ao planejamento de um sistema de linguagem coerente e uniforme, em todos os seus aspectos visuais, que se destina a uma publicação, a um produto ou a uma logomarca;

  • D.

    à estratégia de comunicação que supõe a relevância das características gráfico-visuais de um logotipo, realizada em conformidade a um conjunto de procedimentos e ações;

  • E.

    à técnica de comunicação que se desenvolve mediante a preparação de um trabalho de projeção visual, contendo imagens analógicas e recursos de expressão gráfica.

O exercício da profissão diária do jornalista, em suas diferentes formas de atuação, deve-se pautar por um imperativo de chegar à verdade dos fatos a serem comunicados ao leitor, ouvinte ou espectador, construindo assim o seu principal capital que é a:

  • A.

    fama.

  • B.

    honradez.

  • C.

    credibilidade.

  • D.

    celebridade.

  • E.

    sagacidade.

Quanto a seu conceito e às suas finalidades, pode-se assim entender a publicidade:

  • A.

    meio utilizado para tornar conhecido um produto, uma marca ou um serviço, com o objetivo de despertar, junto a um público, interesse ou desejo pelo que está sendo anunciado;

  • B.

    conjunto de mensagens persuasivas às quais profissionais de mídia recorrem para anunciar, promover e fazer vender produtos, bens de consumo e serviços para potenciais segmentos de público;

  • C.

    jornais, revistas, rádio, televisão e internet, por meio da qual se pretende seduzir e motivar o público adquirente a realizar um ato de compra;

  • D.

    estratégia de comunicação que supõe a criação de propagandas, a programação de vendas, a verificação de circulação e a análise de índices de memorização de uma marca por parte de potenciais consumidores;

  • E.

    técnica de comunicação de difusão coletiva à qual uma agência recorre com a finalidade de divulgar, promover e incrementar uma atividade comercial, conquistando e cativando clientes em certas faixas de público.

Avanços recentes na criação digitalizada de imagens fazem supor novos aplicativos, que desempenham tarefas específicas. Estes sistemas são chamados de desktop publishing (DTP).

O processamento de imagens e textos para editoração eletrônica tem feito uso dos seguintes programas para DTP:

  • A.

    ReadySetGo; Page Maker; Ventura Publisher;

  • B.

    RagTime Solo; Movie Maker 2; Web Reader 2.3;

  • C.

    Page Maker; MS Office; Adobe Frame Maker 7.1;

  • D.

    Java Script; Ventura Publisher; Desktop Manager;

  • E.

    AcdSee Writer; ReadySetGo; WebEditor.

A estrutura própria a uma agência de publicidade inclui um departamento de mídia, que planeja e executa as seguintes tarefas profissionais:

  • A.

    analisa o desempenho de meios de comunicação em suas especificidades técnicas e características socioculturais, considerando estatísticas de audiência, preferências populares, tiragens mensais, preços de inserção e marketshare para o posicionamento de produtos;

  • B.

    verifica taxas de freqüência, índices de audiência, dimensões de área, verificação de circulação, tiragens, preços de inserção e o tipo de veículos a serem utilizados, com a finalidade de apresentar os mais indicados à divulgação de uma mensagem;

  • C.

    elabora, propõe e fixa critérios para a estrita veiculação, na mídia disponível, de produtos, bens e serviços, por meio de uma pesquisa de mercado e de diversos índices de tiragem, indicadores de circulação, custos de inserção e rating points;

  • D.

    aponta, dentre os veículos midiais existentes e disponíveis, aquele que mais se presta à veiculação de mensagens institucionais, em virtude de sua manifesta circulação, sua boa receptividade, seus índices de audiência e sua valia como instrumento publicitário;

  • E.

    estuda, seleciona e aponta um ou mais veículos de comunicação com a finalidade precípua de obter referências quanto a seus indicadores de tiragem, seus custos de GRP, o target e as facilidades de divulgação de mensagens institucionais bem definidas.

"Sistemas interativos que podem apresentar dados retirados de arquivos, organizando-os sob forma de tabela". (BAER, Lorenzo. Produção Gráfica. São Paulo: Senac, 2004, p.119).

Ao tratar de editoração eletrônica, o autor designa com o curto texto acima os programas de:

  • A.

    elaboração de bancos de dados;

  • B.

    diagramação de páginas;

  • C.

    criação de planilhas;

  • D.

    processamento de cálculos;

  • E.

    armazenagem de informações.

A veiculação publicitária já se beneficia de conquistas alcançadas pela nova tecnologia das comunicações.

No que diz respeito à internet, pode-se recorrer a um hot site pelos seguintes motivos:

  • A.

    esta modalidade de sites é classificada como mídia publicitária, tanto pela brevidade de suas mensagens, quanto por sua longa duração on line;

  • B.

    este portal vertical funciona como uma porta de entrada própria para a divulgação on line de marcas, além de curtas mensagens promocionais;

  • C.

    tal site proporciona a inclusão de banners, além de imagens digitais que contenham mensagens institucionais dirigidas a um público amplo;

  • D.

    portais horizontais deste tipo servem como websites para a veiculação instantânea de propagandas, promoções e ferramentas de marketing;

  • E.

    este site é dedicado a um tema específico, geralmente com objetivos promocionais, permanecendo on line somente durante um curto período.

Uma campanha publicitária voltada para a divulgação e a promoção da imagem de uma instituição apresentará a seguinte característica essencial:

  • A.

    proposição e adoção de procedimentos propagandísticos e publicitários destinados a fomentar, junto a todo público, os valores e ideais de tal instituição à vista de seu desenvolvimento futuro;

  • B.

    abertura que se faz e acesso que se dá ao grande público para que este possa conhecer as diretrizes políticas e administrativas em que se pautam decisões vitais para a instituição;

  • C.

    planejamento e execução de um programa de comunicação, envolvendo técnicas de ação comunicativa a serem, para tal finalidade, adotadas por distintos meios de comunicação;

  • D.

    esboço e imediato implemento de normas de ação comunicativa por meio das quais a instituição dá a conhecer seu esquema básico de funcionamento, assim como o cronograma de suas realizações;

  • E.

    delineamento teórico e ordenação programática de princípios organizacionais e políticos de uma ação administrativa a ser levada a termo pela instituição em conformidade a seus planos de desenvolvimento.

Em seu livro Propaganda Institucional (São Paulo: Summus, 1990), J. B. Pinho se refere a uma publicidade de promoção, aludindo, logo adiante, a uma propaganda institucional.

 As diferenças existentes entre uma e outra podem ser assim estabelecidas:

  • A.

    a primeira deve ser entendida como um apoio a ações de promoção de vendas pelo recurso à mídia, e a outra, como uma área em que as atividades de relações públicas e propaganda interagem;

  • B.

    enquanto à primeira compete promover produtos, bens e serviços, recobrindo-os com uma aura poética, à outra cabe a divulgação substantiva de organizações ou instituições de grande porte administrativo;

  • C.

    a primeira se ocupa em aplicar um estilo comercial, que utiliza um exemplo comparativo incomum de uma marca, e a outra faz uso de técnicas de marketing para divulgar uma instituição;

  • D.

    a primeira se destina à promoção de bens comercializáveis para certo número de consumidores finais, e a segunda tem por objetivo informar ao público as políticas, funções e normas de uma instituição;

  • E.

    incumbindo-se a primeira de uma campanha publicitária para a venda de um produto, realizada conjuntamente com seu fabricante, a outra terá por objetivo o composto promocional de uma organização.

Estruturar um texto a partir de um lead significa:

  • A.

    aliar os fatos às suas implicações éticas ao longo do texto.

  • B.

    analisar os fatos descritos conforme sua opinião pessoal.

  • C.

    apresentar no primeiro parágrafo a informação mais interessante.

  • D.

    iniciar o texto com uma explanação sobre o ambiente em que ocorreu o fato.

  • E.

    narrar os fatos segundo a ordem cronológica em que aconteceram.

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