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A expressão que abre a matéria "O Governo deve anunciar" demonstra que não há teor jornalístico, pois se trata de uma possibilidade, e o jornalismo não se reporta a possibilidades, mas, apenas, a fatos já ocorridos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
No livro intitulado A ciência da Propaganda (São Paulo: Cultrix, s/d), Claude Hopkins afirma que "a propaganda adquiriu foros de ciência" (p. 19).
Este argumento assim se justifica:
a propaganda reflete a capacidade humana de abstração científica. Ciência e propaganda divulgam uma à outra, impondo-se como saberes de nosso tempo;
a atividade propagandística encerra um aspecto lúdico, que é também responsável por seu sucesso. Ao ser testada, a propaganda evidencia sua cientificidade;
toda propaganda torna patente a validade universal dos temas de que se ocupe. Suas leis de constituição fazem referência a uma prática científica;
à vista de seus fundamentos, a propaganda se aproxima de uma ciência empírica. Logo, o que se disser em propaganda irá adquirir validade científica;
a propaganda adota princípios fixos, mostrando-se razoavelmente exata. Para ela, foram especialmente estabelecidos e verificados métodos corretos de proceder.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Segundo Caldas (2001), processos decorrentes da adaptação das empresas jornalísticas às exigências do mercado, assimilação de novas tecnologias e mudança na estrutura de trabalho nas redações de jornais diários têm como conseqüência a(o):
transformação do conteúdo do jornal numa fusão de assuntos diferenciados.
valorização de um estilo opinativo de redigir que mistura fatos e avaliações.
possibilidade de dedicar mais tempo e espaço à apuração de temas específicos.
incentivo a um conteúdo superficial na abordagem e repetitivo na exploração dos mesmos assuntos.
surgimento de novos espaços dedicados a opinião, como editoriais e colunas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O Jornalismo tem por definição um compromisso com a verdade, mas verdade, em termos filosóficos, é quase impossível de se definir. Desse aparente paradoxo conclui-se que:
a imprensa tem liberdade para escolher a versão que lhe é mais conveniente.
o jornalista tem permissão para manifestar sua própria versão da verdade.
o jornalista deve investigar os fatos para aproximar-se o mais possível da verdade.
basta que sejam apresentadas duas versões do mesmo fato para representar a verdade.
qualquer versão contada com objetividade e credibilidade é válida.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A atividade jornalística se define pela evidente necessidade humana do conhecimento dos fatos cotidianos e a impossibilidade de o homem estar presente em todos os lugares, dos mais remotos aos mais próximos. Justifica-se, assim, o jornalismo como:
serviço ao público.
orientação ideológica.
construção do saber.
leitura dos fatos.
liberdade de expressão.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Em tempos de globalização, a comunicação está adquirindo uma importância cada vez maior na vida do cidadão. Qual a teoria da comunicação que enfatizou esse fenômeno a partir do receptor?
Teoria crítica.
Dependência.
Ciências cognitivas.
Estruturalismo.
Estudos culturais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O processo comunicativo hoje exige a junção de várias técnicas e instrumentos para chegar, de modo mais eficiente, ao público desejado. Segundo Kunsch (2003), trata-se de uma arma estratégica que pressupõe a junção da(o):
criação publicitária com o conjunto de atividades de marketing e as organizações envolvidas.
comunicação institucional com a comunicação mercadológica e a comunicação interna.
estrutura do mercado com as condições da imagem do produto e as estratégias de marketing.
plano de relações públicas com promoções eventuais e a divulgação de informações positivas da empresa.
contexto da pesquisa com o conhecimento mercadológico e a comunicação organizacional.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Apoiado em conceitos de Barthes e Beaudrillard, o sociólogo espanhol Manuel Castells afirma que as culturas são formadas por processos:
de comunicação.
populares.
jurídicos.
sociais.
econômicos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O princípio da relevância da informação jornalística é o(a):
interesse econômico.
interesse público.
interesse da empresa.
interpretação dos fatos.
vontade do jornalista.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A função social do jornalismo é responder às necessidades de indivíduos ou grupos de afirmar publicamente suas opiniões e informações. Esta função, com relação à imprensa, confirma:
sua objetividade.
seu poder.
seu mercado.
seu papel.
seus interesses.
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