Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Utilize a matéria acima como referência para julgar os próximos itens.

A expressão que abre a matéria "O Governo deve anunciar" demonstra que não há teor jornalístico, pois se trata de uma possibilidade, e o jornalismo não se reporta a possibilidades, mas, apenas, a fatos já ocorridos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No livro intitulado A ciência da Propaganda (São Paulo: Cultrix, s/d), Claude Hopkins afirma que "a propaganda adquiriu foros de ciência" (p. 19).

Este argumento assim se justifica:

  • A.

    a propaganda reflete a capacidade humana de abstração científica. Ciência e propaganda divulgam uma à outra, impondo-se como saberes de nosso tempo;

  • B.

    a atividade propagandística encerra um aspecto lúdico, que é também responsável por seu sucesso. Ao ser testada, a propaganda evidencia sua cientificidade;

  • C.

    toda propaganda torna patente a validade universal dos temas de que se ocupe. Suas leis de constituição fazem referência a uma prática científica;

  • D.

    à vista de seus fundamentos, a propaganda se aproxima de uma ciência empírica. Logo, o que se disser em propaganda irá adquirir validade científica;

  • E.

    a propaganda adota princípios fixos, mostrando-se razoavelmente exata. Para ela, foram especialmente estabelecidos e verificados métodos corretos de proceder.

Segundo Caldas (2001), processos decorrentes da adaptação das empresas jornalísticas às exigências do mercado, assimilação de novas tecnologias e mudança na estrutura de trabalho nas redações de jornais diários têm como conseqüência a(o):

  • A.

    transformação do conteúdo do jornal numa fusão de assuntos diferenciados.

  • B.

    valorização de um estilo opinativo de redigir que mistura fatos e avaliações.

  • C.

    possibilidade de dedicar mais tempo e espaço à apuração de temas específicos.

  • D.

    incentivo a um conteúdo superficial na abordagem e repetitivo na exploração dos mesmos assuntos.

  • E.

    surgimento de novos espaços dedicados a opinião, como editoriais e colunas.

O Jornalismo tem por definição um compromisso com a verdade, mas verdade, em termos filosóficos, é quase impossível de se definir. Desse aparente paradoxo conclui-se que:

  • A.

    a imprensa tem liberdade para escolher a versão que lhe é mais conveniente.

  • B.

    o jornalista tem permissão para manifestar sua própria versão da verdade.

  • C.

    o jornalista deve investigar os fatos para aproximar-se o mais possível da verdade.

  • D.

    basta que sejam apresentadas duas versões do mesmo fato para representar a verdade.

  • E.

    qualquer versão contada com objetividade e credibilidade é válida.

A atividade jornalística se define pela evidente necessidade humana do conhecimento dos fatos cotidianos e a impossibilidade de o homem estar presente em todos os lugares, dos mais remotos aos mais próximos. Justifica-se, assim, o jornalismo como:

  • A.

    serviço ao público.

  • B.

    orientação ideológica.

  • C.

    construção do saber.

  • D.

    leitura dos fatos.

  • E.

    liberdade de expressão.

Em tempos de globalização, a comunicação está adquirindo uma importância cada vez maior na vida do cidadão. Qual a teoria da comunicação que enfatizou esse fenômeno a partir do receptor?

  • A.

    Teoria crítica.

  • B.

    Dependência.

  • C.

    Ciências cognitivas.

  • D.

    Estruturalismo.

  • E.

    Estudos culturais.

O processo comunicativo hoje exige a junção de várias técnicas e instrumentos para chegar, de modo mais eficiente, ao público desejado. Segundo Kunsch (2003), trata-se de uma arma estratégica que pressupõe a junção da(o):

  • A.

    criação publicitária com o conjunto de atividades de marketing e as organizações envolvidas.

  • B.

    comunicação institucional com a comunicação mercadológica e a comunicação interna.

  • C.

    estrutura do mercado com as condições da imagem do produto e as estratégias de marketing.

  • D.

    plano de relações públicas com promoções eventuais e a divulgação de informações positivas da empresa.

  • E.

    contexto da pesquisa com o conhecimento mercadológico e a comunicação organizacional.

Apoiado em conceitos de Barthes e Beaudrillard, o sociólogo espanhol Manuel Castells afirma que as culturas são formadas por processos:

  • A.

    de comunicação.

  • B.

    populares.

  • C.

    jurídicos.

  • D.

    sociais.

  • E.

    econômicos.

O princípio da relevância da informação jornalística é o(a):

  • A.

    interesse econômico.

  • B.

    interesse público.

  • C.

    interesse da empresa.

  • D.

    interpretação dos fatos.

  • E.

    vontade do jornalista.

A função social do jornalismo é responder às necessidades de indivíduos ou grupos de afirmar publicamente suas opiniões e informações. Esta função, com relação à imprensa, confirma:

  • A.

    sua objetividade.

  • B.

    seu poder.

  • C.

    seu mercado.

  • D.

    seu papel.

  • E.

    seus interesses.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...