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Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
- Sobre o emprego correto de entretítulos nos textos jornalísticos, é correto afirmar, de acordo com o Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo:
é conveniente utilizá-lo a cada 40 ou 50 linhas, de forma a tornar o texto mais coeso e linear;
sua composição deve formar sempre uma única frase, reunindo uma idéia completa e compreensível para o leitor;
tanto quanto possível, sua elaboração deve perseguir palavras ou expressões genéricas e abrangentes;
a finalidade do uso deste recurso é tornar mais agradáveis e menos pesados textos noticiosos extensos;
seu objetivo imediato é complementar e estender as informações contidas no título principal da matéria.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Em sua obra A construção do livro (Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Instituto Nacional do Livro, 1986), Emanuel Araújo diz ser um editor "a pessoa responsável pelo conteúdo ou pela preparação de um documento para o qual pode ou não ter contribuído" (p.36).
A um editor compete cuidar de uma edição, que assim se define:
totalidade composta por exemplares de um ou mais boletins, house organs, revistas, folhetos, folders, manuais de acolhimento, circulares, relatórios de produtividade, filmes e vídeos;
conjunto de atividades referentes à reprodução, publicação e distribuição de textos na forma de livros, jornais, catálogos, cartazes, fitas magnéticas, CDs, filmetes e outros veículos;
soma total de impressos que sofreram modificações ou acréscimos em relação aos anteriores, buscandose uma atualização do texto de acordo com aquisições recentes quanto a seu tema;
conjunto de recursos de divulgação institucional em que se incluem recursos sonoro-verbais, tais como discos e fitas de áudio, assim como visuais, representados por fotos digitais e slides;
uma quantidade de elementos de ideação, redação, revisão textual e preparo de originais impressos ou de textos, escritos ou audiovisuais, assim como de documentos hipertextuais.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A maneira correta de escrever um texto no estilo jornalístico é utilizar uma linguagem:
adequada ao estilo pessoal do autor, reproduzindo gírias e regionalismos.
copiada do vocabulário de clássicos da literatura, seguindo- os como modelo.
equilibrada entre o formal e o coloquial, buscando a forma mais simples.
rebuscada, levando em conta que o jornal deve instruir seus leitores.
voltada à busca da elegância, adotando termos técnicos e compostos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Entre as ferramentas utilizadas pelas redações de jornal, podem ser citados:
I - reportagem cultural;
II - jornalismo científico;
III - jornalismo investigativo;
IV - jornalismo interpretativo;
V - depoimento pessoal;
VI - coberturas internacionais.
No livro "O Papel do Jornal", o jornalista Alberto Dines descreve o que chama de jornalismo "de gabinete", acomodado e preso a releases e notas oficiais.
Para permitir às redações a não-utilização deste tipo de jornalismo, ele aponta as ferramentas:
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
IV, V e VI, apenas.
Dados dotados de relevância e propósito, com unidade de análise, consenso em relação ao significado e mediação humana se definem CORRETAMENTE como:
Teoria.
Informe.
Informação.
Conhecimento.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O texto jornalístico se caracteriza pelas seguintes qualidades ou requisitos: I - exatidão; II - clareza; III - concisão; IV - expressividade. Estão corretas as qualidades ou requisitos:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O sentido correto do verbo acontecer, freqüentemente usado nos jornais, rádios e TVs de modo equivocado, é:
realizar-se algum fato inesperadamente
programar algo para o dia seguinte.
indicar uma festa ou comemoração.
indicar sucesso de uma obra musical.
indicar um jogo programado na tabela.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Um dos vícios mais comuns dos textos dos jornais, revistas, rádios e televisões é o uso inadequado do verbo colocar. Qual é o seu emprego correto?
Colocar os sapatos.
Colocar os trilhos.
Colocar fogo.
Colocar manteiga.
Colocar no lugar.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
De acordo com Jorge Duarte, em Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia (São Paulo: Atlas, 2003), "é possível estabelecer um conceito normativo de assessoria de imprensa como a administração dos fluxos de informação e relacionamento entre fontes e jornalistas" (p. 96).
Entretanto, nota o autor, nas condições que se estabeleceram no mercado brasileiro, o trabalho do assessor:
tornou-se a parte menos visível da comunicação organizacional, embora seja a mais importante;
foi definitivamente isolado das ações desenvolvidas nas áreas de marketing, publicidade e propaganda;
tornou-se restrito a profissionais com formação e experiência comprovadas em relações públicas;
foi ampliado em suas possibilidades de ação, interpretação e interseção com outras atividades;
tornou-se o centro de uma estratégia específica, voltada prioritariamente para uma comunicação interna eficiente.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, relativos à história do jornalismo no Brasil.
Apenas a partir de 1821, com o decreto de Dom Pedro I suprimindo a censura prévia, começaram a surgir no Brasil veículos impressos independentes do poder central.
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