Questões de Comunicação Social

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A assessoria de comunicação de uma instituição legislativa decidiu disponibilizar um sítio na Internet com documentos legislativos para consulta. Entre esses documentos estão leis aprovadas, projetos de lei, Diário Oficial da casa, anais das diversas comissões, e grande quantidade de textos que, em sua maioria, são extensos. O objetivo do sítio é facilitar o acesso à informação e aproximar a comunidade do parlamento, permitindo crescimento de cidadania. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir. O conteúdo de informação a ser disponibilizada no referido sítio deve ser agrupado em unidades lógicas. A partir desses agrupamentos devidamente nomeados, é que se definirá a navegação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação a distância (EAD) vem-se tornando, ao longo dos últimos cinco anos, uma discussão fundamental para quem está refletindo sobre os rumos da educação em uma sociedade cada vez mais interconectada por redes de tecnologia digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A revolução digital consolidada pela difusão das tecnologias de comunicação em rede proporcionou o aumento da interação entre os sujeitos de um processo educacional, possibilitando a desvinculação da dimensão rígida de tempo e espaço. Essa desvinculação se apresenta como uma das características da EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Define-se marketing da seguinte maneira:

  • A.

    processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e procuram, verificando-se pela criação, oferta e troca de produtos de valor;

  • B.

    sistema básico de referências para a administração de empresas e para o atendimento a clientes, à vista de condições próprias a uma demanda por marcas;

  • C.

    conjunto de procedimentos aplicáveis ao atendimento prioritário de anseios, desejos e expectativas peculiares a consumidores emergentes ou potenciais;

  • D.

    planejamento feito para registro e classificação de mudanças ocorridas em mercados consumidores e empresariais, buscando-se maior eficiência gerencial;

  • E.

    método de avaliação utilizado para o mapeamento de variáveis referentes a distintas situações de mercado, visando-se a eficácia de uma campanha publicitária.

A assessoria de comunicação de uma instituição legislativa decidiu disponibilizar um sítio na Internet com documentos legislativos para consulta. Entre esses documentos estão leis aprovadas, projetos de lei, Diário Oficial da casa, anais das diversas comissões, e grande quantidade de textos que, em sua maioria, são extensos. O objetivo do sítio é facilitar o acesso à informação e aproximar a comunidade do parlamento, permitindo crescimento de cidadania. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir. Um dos aspectos que favorecem compreender a organização da informação do sítio é o seu caráter de consistência, que resulta da variação da aparência dos elementos gráficos nas páginas, desde que suas funções não se alterem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação a distância (EAD) vem-se tornando, ao longo dos últimos cinco anos, uma discussão fundamental para quem está refletindo sobre os rumos da educação em uma sociedade cada vez mais interconectada por redes de tecnologia digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, para que a EAD seja eficiente, é necessária uma infra-estrutura composta basicamente de computadores, dispositivos especiais, software educacional e conectividade em rede ou à Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em seu livro Marketing para o século XX (São Paulo: Futura, 1999), Philip Kotler faz referência a práticas de um "marketing de Neandertal", ao qual corresponde, entre outros, o seguinte procedimento:

  • A.

    dominar conceitos técnicos que sirvam à construção de marcas aptas a competir em um mercado;

  • B.

    verificar o poder crescente dos varejistas e ampliar o espaço de exposição de seus produtos;

  • C.

    mensurar margens decrescentes e custos ascendentes que possam vir a atingir promoções e vendas;

  • D.

    priorizar não somente a conquista de novos clientes, senão também a manutenção dos mesmos;

  • E.

    planejar cada ferramenta de comunicação em separado, em vez de integrá-las em uso profícuo.

A assessoria de comunicação de uma instituição legislativa decidiu disponibilizar um sítio na Internet com documentos legislativos para consulta. Entre esses documentos estão leis aprovadas, projetos de lei, Diário Oficial da casa, anais das diversas comissões, e grande quantidade de textos que, em sua maioria, são extensos. O objetivo do sítio é facilitar o acesso à informação e aproximar a comunidade do parlamento, permitindo crescimento de cidadania. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir. Os documentos a serem disponibilizados no sítio em apreço devem fazer parte de um banco de dados e devem ser acessados pelos usuários por meio de ferramentas de pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação a distância (EAD) vem-se tornando, ao longo dos últimos cinco anos, uma discussão fundamental para quem está refletindo sobre os rumos da educação em uma sociedade cada vez mais interconectada por redes de tecnologia digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A EAD é uma modalidade educacional flexível, pois as datas e os horários para estudo não são limitados, possibilitando maior respeito aos ritmos de cada participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

"O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos deve reunir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato." (Manual de Redação e Estilo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1990, p. 42)

 Aponte, entre os leads abaixo, aquele que reúne as seis perguntas fundamentais do jornalismo:

  • A.

    A última Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a ocupação nos serviços domésticos cresceu 13%. O crescimento equivale a 195 mil vagas e corresponde à maior variação positiva registrada entre os grupos de atividades pesquisados pelo IBGE.

  • B.

    Os 847 mil proprietários de carros usados licenciados no Estado de São Paulo que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2000 terão de quitar a dívida com a Secretaria da Fazenda. Quem não pagar terá o débito inscrito na dívida ativa do Estado, ou seja, ficará sujeito à cobrança judicial.

  • C.

    Dados do Boletim Energético Nacional (BEN), publicados pelo Ministério das Minas e Energia, mostram que as fontes alternativas de energia representaram, em 2004, mais de 40% do consumo nos lares de todo o País. O uso de lenha e carvão nas residências tem como principal causa o alto custo da eletricidade e do botijão de gás.

  • D.

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai iniciar um projeto piloto para a liberação de R$ 5,2 milhões, destinados às Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Minas Gerais. O resultado esperado é a redução do índice de reincidências criminosas de 70% para 8%.

  • E.

    A maior fábrica de celulose do mundo, construída no sul da Bahia ao custo de US$ 1,2 bilhão, será inaugurada oficialmente, embora já venha operando há dois meses. O empreendimento é fruto de um dos maiores investimentos feitos fora da Europa pela empresa sueco-finlandesa Stora Enso, líder mundial em produção de papel e celulose.

Demarketing é um conceito que pode ser assim caracterizado:

  • A.

    atividades de comunicação de marketing que atendem demandas específicas;

  • B.

    ações de marketing que são realizadas para expandir um mercado em retração;

  • C.

    processos de marketing que se verificam no âmbito interno da instituição;

  • D.

    medidas de marketing que são tomadas no intuito de se desestimular uma demanda;

  • E.

    movimentos de marketing orientados para a ocupação de nichos de mercado.

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