Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A assessoria de comunicação de uma instituição legislativa decidiu disponibilizar um sítio na Internet com documentos legislativos para consulta. Entre esses documentos estão leis aprovadas, projetos de lei, Diário Oficial da casa, anais das diversas comissões, e grande quantidade de textos que, em sua maioria, são extensos. O objetivo do sítio é facilitar o acesso à informação e aproximar a comunidade do parlamento, permitindo crescimento de cidadania. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir. Caso o usuário deseje imprimir apenas o documento consultado nesse sítio, poderá fazê-lo sem problemas clicando o botão Imprimir de seu web browser.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A educação a distância (EAD) vem-se tornando, ao longo dos últimos cinco anos, uma discussão fundamental para quem está refletindo sobre os rumos da educação em uma sociedade cada vez mais interconectada por redes de tecnologia digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na EAD, a avaliação se dá ao longo do processo de aprendizagem, e é diversificada, pois há muitos ambientes para integração. A avaliação é mais centrada na pessoa e a prática da autoavaliação tende a ser a melhor opção para os estudantes interessados em avaliar o próprio rendimento.
Dentre as tendências a serem analisadas no macroambiente de marketing, assinale a que apresenta uma definição correta:
Estilo de vida — analisa o comportamento da população e o de seus distintos grupos de consumidores;
Tecnológica — dedica-se a uma estimativa de novas técnicas ambientais visando sua aplicação;
Administrativa — acompanha atos de regulamentação que possam interferir com o planejamento de marketing;
Cultural — situa-se na confluência de orientações culturais prevalentes e de disposições culturais emergentes;
Econômica — cria condições de poder aquisitivo para a população e as valoriza em campanhas de marketing.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A educação a distância (EAD) vem-se tornando, ao longo dos últimos cinco anos, uma discussão fundamental para quem está refletindo sobre os rumos da educação em uma sociedade cada vez mais interconectada por redes de tecnologia digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A EAD apresenta como característica básica a separação física e temporal entre os processos de ensino e aprendizagem.
O termo gatekeeper, aplicado ao Jornalismo, significa a(o):
porta de entrada da notícias.
ação de selecionar notícias.
edição de fotos e textos.
escrita para diferentes meios.
relato de fatos ao editor.
Entre as modalidades de marketing institucional está o marketing cultural, que pode ser assim conceituado:
destina-se à elaboração de mensagens promocionais, propagandísticas ou publicitárias de uma instituição, no intuito de valorizar sua imagem junto a um público amplo e atingir suas metas por meio da difusão de conteúdos de imediato interesse social e de manifesto valor cultural;
volta-se para o desenvolvimento de ações culturais comunitárias, oferecendo suporte e apoio a projetos de interesse para a cultura em geral, tais como a educação, a saúde e o lazer das comunidades, além de promover a imagem da instituição junto a um público comunitário;
realiza-se por meio de um patrocínio ou apoio, por parte de uma instituição, a atividades culturais não necessariamente ligadas a seu campo de atividades, visando influenciar favoravelmente o público em relação à imagem da instituição ou alcançar outros objetivos estratégicos;
serve à execução concertada de atividades de uma instituição pelas quais se conduz o fluxo de bens culturais de um produtor ao usufruto de consumidores finais, observando-se suas demandas específicas neste setor, bem como sua receptividade a fenômenos e fatos de cultura;
representa uma parceria entre instituições congêneres, com o propósito de produzir novos insumos culturais e promover sua aceitação por parte de um extenso público, interessando-o por atividades de educação e cultura desenvolvidas em âmbito institucional.
O desenvolvimento da notícia, nos dias seguintes ao acontecimento publicado pelo jornal, denomina-se:
continuação.
seqüência.
desdobramento.
série.
suíte.
A introdução da notícia de modo vago, impreciso e generalista é uma prática textual jornalística que se deve evitar. Esta prática é conhecida como:
descrição da matéria.
nariz-de-cera.
notícia antecipada.
cavalo de Tróia.
lide em cascata.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do assunto suscitado no texto acima, julgue os itens seguintes.
O estudo teórico da comunicação teve início no interior do campo das ciências sociais. Ilustram essa origem as teorias que resultaram da análise de sociólogos sobre os impactos da mídia na organização social e política, como, por exemplo, a teoria hipodérmica, de base sociológica e psicológica.
Informação, originalmente não destinada à divulgação pública, que o jornalista conhece e publica chama-se:
off the record.
bastidores.
vazamento.
segredo.
barriga.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...