Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, levando em consideração os estudos acerca da opinião pública.

O termo opinião pública foi introduzido por Bourdieu, para descrever a opinião como ponto de vista de um grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto sintetiza o cenário da mídia globalizada. Esse fenômeno, no entanto, não é tão recente, conforme se percebe ao se analisar a própria história dos meios de comunicação no Brasil e no mundo. A partir desses enfoques, julgue os itens a seguir.

No Brasil, desde o fortalecimento dos Diários Associados e, depois, da Rede Globo, a mídia se estrutura nos moldes de oligopólio, que se caracteriza pela concentração vertical, quando integra as diferentes etapas da cadeia de produção e distribuição; pela concentração horizontal, quando concentra vários veículos de uma mesma área do setor; pela propriedade cruzada, quando o mesmo grupo controla diferentes tipos de mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

No planejamento das edições, o processo de seleção das notícias e matérias se dá por meio da pauta, que é um instrumento antigo e tradicional, originado das práticas dos tablóides franceses do pós-Revolução, no século XVII.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o evento como parte integrante do mix da comunicação de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

Por ser um acontecimento breve, o evento dispensa, em sua organização, os planos de contingência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, levando em consideração os estudos acerca da opinião pública.

Para Habermas, a opinião pública não é manipulada, visto que a esfera pública se caracteriza pela participação de todos os segmentos sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A temática da comunicação pública tem dominado o debate acadêmico e profissional nos últimos anos. Julgue os itens a seguir, levando em consideração as reflexões teóricas acerca do tema.

A relação estabelecida com o cidadão por meio dos serviços públicos não pode ser comparada a uma relação contratual. A comunicação de uma instituição pública supõe uma troca com um receptor que é também mais ou menos emissor.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento de atividades ligadas à área de divulgação de projetos de uma instituição exige do jornalista a interlocução com profissionais de outras áreas. Saber dialogar com eles inclui tanto fazer-se entender quanto entender a sua linguagem. Alguns trabalhos envolvem uma grande quantidade de informações e aplicações, ou mesmo subprojetos integrantes de um projeto maior. Acerca do planejamento de um projeto e sua execução, julgue os itens a seguir.

Na avaliação de uma peça gráfica, a produção de modelos ou provas é instrumento fundamental para a eventual identificação de erros e a correção desses erros antes da impressão final.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O processo editorial pressupõe escolha, decisão e hierarquia, tanto dos temas quanto da apresentação gráfica de um jornal, revista ou qualquer outro produto impresso. A subjetividade do processo deve refletir um enfoque editorial.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

As teorias da comunicação constituem um corpo orgânico e homogêneo de conhecimentos, sem contraposições e divergências epistemológicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Comunicação de massa pode ser assim definida:

  • A.

    transmissão de hábitos, costumes, usos e padrões de gosto do "povão", propiciada pelos meios massivos de comunicação, sobretudo o cinema, o rádio, a televisão e, nos dias que correm, a internet;

  • B.

    comunicação que as massas dirigem, inconscientemente, à massa, promovendo sua integração e sua coesão, ao tempo em que reforçam as bases de sua constituição e revigoram seu posicionamento;

  • C.

    comunicação de natureza bidimensional, biunívoca e polissêmica, que a todos alcança, sem distinção de credo, etnia ou nível de instrução escolar, passando a fazer importante parte de suas vidas;

  • D.

    comunicação que uma fonte bem definida destina a toda espécie de público, realizada por meios técnico-tecnológicos aperfeiçoados, aos quais a economia de mercado dá sustentação financeira;

  • E.

    forma vicária de comunicação de difusão coletiva, para a qual são de suma importância o emergente mercado de produtos simbólicos e as multidões que vivem nas grandes cidades de todo o mundo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...