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Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Estatísticas referentes aos EUA apontam que 60% de tudo o que é publicado nos veículos de comunicação têm origem em fontes institucionais. Manuel Chaparro fala da revolução das fontes, ao afirmar que as instituições se assumem como produtoras ostensivas dos conteúdos da atualidade. A partir dessas informações, e levando em conta os critérios de noticiabilidade, de seleção e de organização e construção do texto jornalístico e da relação com as fontes, julgue os seguintes itens.
Para Hall, os meios de comunicação não criam, autonomamente, as notícias, pois dependem de assuntos fornecidos por fontes institucionais regulares e credíveis com as quais mantêm uma relação estruturada e das quais tendem a reproduzir opiniões.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto de uma publicação pode ser composto em dezenas de fontes diferentes. No entanto, somente quando o espaçamento de todos os elementos e as margens forem relacionados entre si, o olho do leitor poderá trabalhar sem esforço. No que se refere à produção de uma publicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
Os fabricantes de papel e os impressores padronizaram alguns formatos de livro, o que tornou os tamanhos personalizados pouco práticos e caros.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A entrevista, embora seja um procedimento clássico no jornalismo, não pode ser considerada uma fonte de apuração de informações de notícia e tem pouco valor de reconstituição dos fatos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
O termo persuasão, formulado pelos integrantes da Escola dos Estudos Culturais (Cultural Studies), supervaloriza o aspecto comunitário da comunicação e não o individual.
Acerca da pesquisa, importante instrumento para balizar as ações de comunicação das organizações, julgue os itens que se seguem.
As pesquisas quantitativas privilegiam a profundidade da informação obtida. Se forem bem realizadas, elas poderão propiciar a compreensão do imaginário dos respondentes.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, julgue os seguintes itens.
O jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação, todas as pessoas-objeto de acusações não-comprovadas, ressalvados os casos em que o deadline impedir.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A programação visual de interfaces em meios eletrônicos responde a um tipo de uso diferenciado. A leitura de textos em um livro obedece a um padrão linear, orientado pela organização em páginas. A tecnologia de multimídia permite conectar os conteúdos de forma dinâmica e não-linear. Com relação à diagramação de interfaces em meios eletrônicos, julgue o item abaixo.
O conforto do usuário de interfaces, no caso de grande volume de texto, depende da escolha de uma família tipográfica desenhada em função da visualização em monitores.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao debate sobre a opinião pública e seu alcance e influência na sociedade, julgue os seguintes itens.
Segundo Bourdieu, a produção de opinião está ao alcance de qualquer indivíduo e todas as opiniões têm o mesmo valor.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto de uma publicação pode ser composto em dezenas de fontes diferentes. No entanto, somente quando o espaçamento de todos os elementos e as margens forem relacionados entre si, o olho do leitor poderá trabalhar sem esforço. No que se refere à produção de uma publicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
A composição de uma grande amostra de texto real no computador não possibilita verificar o que acontece com tamanhos e estilos de fontes diferentes, o que deve ser feito por meio da prova.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias relativas à velha e à nova comunicação, julgue os itens a seguir.
Entre as regras pragmáticas para a imparcialidade, o equilíbrio e a objetividade no jornalismo, o repórter deve observar a chamada regra da atribuição, de acordo com a qual se deve fornecer a fonte, seja esta óbvia ou não, de cada fato importante de uma história.
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