Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma organização pública, foi identificada a necessidade de melhorar a qualidade da informação entre os funcionários. Depois de analisar algumas opções, decidiu-se publicar um house organ, que seria impresso, mensalmente, e destinado à maior parte dos funcionários. Nele, haveria informações sobre normas e portarias de interesse geral, informações sociais, divulgação de programas de treinamento e de valorização dos servidores. Abaixo seguem as especificações básicas desse periódico.
House organ Um caderno com 8 páginas em formato final A4 vertical. Tiragem de 250 exemplares, com reproduções de infográficos e fotografias em cores.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
Na publicação impressa, a mancha gráfica inclui os textos e as imagens, mas não, as marcas de corte.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Na confecção de um texto jornalístico, o uso da pirâmide invertida se deve a duas razões prioritárias: a primeira e mais importante é a de facilitar o trabalho do jornalista; a segunda, facilitar a vida do editor.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
Quanto à natureza da comunicação, uma das principais mudanças introduzidas pelo advento das novas tecnologias refere-se ao fim de uma distinção estanque, mutuamente exclusiva, entre a emissão e a recepção de formas e conteúdos comunicativos.
Em uma organização pública, foi identificada a necessidade de melhorar a qualidade da informação entre os funcionários. Depois de analisar algumas opções, decidiu-se publicar um house organ, que seria impresso, mensalmente, e destinado à maior parte dos funcionários. Nele, haveria informações sobre normas e portarias de interesse geral, informações sociais, divulgação de programas de treinamento e de valorização dos servidores. Abaixo seguem as especificações básicas desse periódico.
House organ Um caderno com 8 páginas em formato final A4 vertical. Tiragem de 250 exemplares, com reproduções de infográficos e fotografias em cores.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
No caso de um house organ em que a quantidade de textos seja predominante, o uso de grid é desnecessário.Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.
Os títulos, quanto à posição que ocupam na página, podem ser classificados como manchete, manchetinha, entretítulo, subtítulo ou antetítulo. Entre esses, os mais usados são a manchete, título principal que fica no alto da página e ocupa toda a sua extensão, e o título propriamente dito.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
Embora não signifique o fim do caráter vertical, hierárquico e essencialmente unidirecional da comunicação de massa, o advento das novas tecnologias tem obrigado os teóricos da área a repensarem as condições técnicas em que tal caráter se reproduz.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma organização pública, foi identificada a necessidade de melhorar a qualidade da informação entre os funcionários. Depois de analisar algumas opções, decidiu-se publicar um house organ, que seria impresso, mensalmente, e destinado à maior parte dos funcionários. Nele, haveria informações sobre normas e portarias de interesse geral, informações sociais, divulgação de programas de treinamento e de valorização dos servidores. Abaixo seguem as especificações básicas desse periódico.
House organ Um caderno com 8 páginas em formato final A4 vertical. Tiragem de 250 exemplares, com reproduções de infográficos e fotografias em cores.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
Se, em cada página da publicação impressa, for utilizado tratamento gráfico diferente para composição e elementos visuais, faltará unidade formal ao projeto gráfico.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.
A expressão tensão jornalística define o clima de tensão que um jornal ou revista reflete em seus textos, na maior parte dos fatos que noticia. Essa tensão deve ser transmitida não por adjetivos, mas pela descrição seca e concisa dos fatos dramáticos.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Normalmente, a notícia encaminhada por um assessor de imprensa de órgão público ou de empresa privada não tem boa receptividade em redação de veículo de comunicação de massa, em função de a maioria dos jornalistas que trabalham em veículos de comunicação de massa entender que o papel de buscar informação é do repórter e não do jornalista- assessor. Contudo, há outras correntes divergentes, como a que se posiciona em favor do release. Escolha abaixo a alternativa que favorece os veículos de imprensa e que reduz a divergência entre essas correntes:
O release deve ser guardado para fechar um espaço do jornal, telejornal ou radiojornal na ausência de outra notícia.
O veículo de comunicação, ao receber um release, deve ter a preocupação com a conseqüência: se publicá-lo, com certeza a organização, que o enviou, pode contemplá-lo com publicidade.
Qualquer release que chega a uma redação de jornal, TV, rádio ou de outro veículo deve ter um destino: o lixo.
O release deve ser interpretado como uma fonte de informação e, por isso, precisa ser lido, analisado e, se aproveitado, enriquecido.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
A segmentação dos mercados consumidores de formas e conteúdos comunicativos pode ser entendida como um desdobramento contemporâneo da comunicação de massa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...