Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Philip Kotler, marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolve-las e lucrar com elas. Em seu livro "Marketing para o século XXI", Kotler cita o seguinte provérbio anônimo: "Existem três tipos de empresas: as que fazem as coisas acontecerem, as que ficam observando o que acontece e as que ficam se perguntando o que aconteceu.

  • A.

    O texto de um assessor de imprensa não pode ser marketizado, sob pena de estar produzindo uma peça publicitária. Contudo, é necessário trabalhar em conjunto com assessoria de marketing para contribuir à performance da organização junto ao seu público externo, principalmente os clientes, sem fugir ao seu papel de trabalhar com a informação.

  • B.

    Dentro de uma organização pública ou privada o jornalista deve ser igualmente um publicitário.

  • C.

    O jornalista deve produzir todos os seus textos jornalísticos, a serem distribuídos à imprensa, sob a orientação da assessoria de marketing, para ajudar a vender a imagem da organização.

  • D.

    O jornalista deve ignorar, por completo, o marketing, sob pena de ser tachado de "jornalista publicitário".

A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.

A revolução digital, a convergência tecnológica e a globalização — tal como ocorrem contemporaneamente — são processos intimamente relacionados.

  • E. Errado
  • C. Certo

A tecnologia industrial aumenta substancialmente a produção das empresas, tornando o mercado extremamente competitivo, tanto em nível de preços quanto de serviços. Na comunicação de massa, novos mecanismos são criados para cada vez mais induzir o cidadão ao consumo. Assim, o SER humano perde espaço para o TER. Comprar, consumir para se ter o status de cidadão-consumo. E o jornalista, na cobertura de fatos ou na produção de texto, acaba igualmente mergulhando na roda-vida da moda e de outros indicadores de consumo. Escolha abaixo a alternativa que apresenta o perfil do jornalista profissional mais indicado nesse contexto acima descrito:

  • A.

    O jornalista que não acompanhar a evolução do marketing, está condenado a não sobreviver.

  • B.

    O jornalismo é uma profissão que não pode fugir ao compromisso social de estimular o consumo, para que o crescimento econômico esteja sempre em alta.

  • C.

    Em qualquer circunstância, o jornalista não pode perder de vista a sua visão humana, de forma a estar sempre comprometido com a preservação dos valores da vida, com a ética e com os princípios que norteiam a sociedade.

  • D.

    O jornalista, independente de observar sempre a questão ética, não pode ignorar que o consumismo é a coqueluche do mundo moderno e que, por isso, deve nortear a sua produção de reportagem e de texto.

A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.

No Brasil, a convergência tecnológica tem resultado em processos equivalentes — na sua lógica, dinâmica e simultaneidade — de desregulamentação nas áreas de telecomunicações, comunicação de massa e informática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Edgar Morin, em seu livro "Para sair do Século XX", página 41, coloca que "a informação que resolve uma incerteza pode eliminar uma preocupação e tranqüilizar; a informação que traz uma surpresa pode, pelo contrário, preocupar e provocar a incerteza sobre nossa aptidão de conceber a realidade". Assim, a censura, por exemplo, funciona de forma a dar prioridade às informações tranqüilizadoras. E como fica o jornalista no exercício da sua profissão? Escolha a melhor alternativa abaixo:

  • A.

    A censura faz parte do cotidiano do jornalista.

  • B.

    O jornalista exerce no seu dia-a-dia a autocensura, desobrigando-se da responsabilidade de fazer a notícia acontecer.

  • C.

    O compromisso com a verdade desobriga o jornalista de mensurar o grau de preocupação que a informação possa causar. A certeza que precisa ter é a de que a sua informação está amparada na ética e nas leis da sociedade.

  • D.

    O jornalista, antes de produzir a notícia, deve consultar o seu chefe se a sua publicação é garantida. Caso contrário, nem começa a redigi-la.

A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.

Na última década e meia — tempo de privatizações —, a convergência tecnológica ensejou a maior onda de fusões, aquisições e parcerias entre agentes econômicos da história da economia.

  • C. Certo
  • E. Errado

David K. Berlo, em seu livro "O Processo da Comunicação", página 92, observa que os leitores, tanto de formação superior quanto os de formação primária, lêem mais informações de recompensa imediata. Ou seja, eles querem respostas rápidas aos questionamentos que a própria notícia reúne. Assim, o que deve preponderar em um texto jornalístico? Escolha a melhor alternativa abaixo:

  • A.

    Em sua abertura, que ainda se denomina de lead, a notícia deve concentrar o principal foco da informação, apresentando o fato, sua causa e o efeito, que passam, em seguida, a ser detalhados no desenvolvimento do texto.

  • B.

    O texto romanceado é o que deve prevalecer, mesmo que o leitor precise relê-lo em busca de respostas aos questionamentos da notícia.

  • C.

    O jornalista, na produção da notícia, não deve preocupar-se em hierarquizar o texto e sim desenvolvê-lo, mesmo que o principal enfoque esteja no último parágrafo.

  • D.

    A velocidade da informação impede o jornalista de caprichar no texto, motivo pelo qual o mais importante é ele abreviar ao máximo a sua produção.

A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.

Entre os estudiosos, é consensual a percepção de que a convergência tecnológica implicará, em última análise, convergência equivalente quanto à regulamentação do trabalho em comunicação, tendência que já se traduz como o começo do fim do trabalho especializado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propriedade da mídia impressa é o texto; a da televisão é a imagem e a do rádio, o áudio. A WEB passou a ser um importante meio de comunicação e quais seriam as suas propriedades?

  • A.

    Som e texto.

  • B.

    Texto e imagem.

  • C.

    Áudio, imagem e texto.

  • D.

    Imagem e som.

A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.

No Brasil, a política de comunicações implementada a partir do início da década passada apresentou como característica fundamental a articulação entre os interesses do Estado brasileiro e interesses privados, nacionais e transnacionais, e de organismos internacionais articulados com Estados centrais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...