Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para a chamada Escola de Frankfurt, filmes, programas radiofônicos e revistas fazem parte da Indústria Cultural, que funciona segundo a mesma lógica de organização de outras indústrias, como a fabricação de automóveis, por exemplo. Uma das formas de expansão dessa indústria é:
impor seus produtos ao consumo sem se importar com o gosto dos consumidores.
separar a lógica do capital da lógica da indústria cultural, visando enganar os consumidores.
distinguir entre a lógica do mercado e a geração de produtos culturais.
contestar a ideologia dominante para incrementar o consumo de produtos culturais.
adaptar seus produtos ao consumo das massas para melhor determinar esse consumo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens a seguir.
Na atualidade, a mídia de massa, além de transmitir informações, preserva a memória cultural dos povos e possibilita o surgimento de novas linguagens, o que torna o processo de comunicação mais simples.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na legislação da comunicação social brasileira e em diplomas correlatos, julgue os itens que se seguem.
Segundo a regulamentação da profissão de jornalista, esta compreende privativamente a execução habitual e remunerada de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico para fins de divulgação.
Julgue os itens subseqüentes.
Awareness ou Top of Mind é o conjunto de marcas citadas espontaneamente pelos consumidores, quando perguntados sobre quais marcas de uma determinada categoria de produto conseguem lembrar.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
Os trabalhos gráficos de campanhas e demais ações de comunicação usam como padrão para a definição de cores o guia Pantone, que é um catálogo com mais de 1.000 cores impressas em papel couché e offset, que ajuda a definir, com precisão, a tonalidade desejada.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da relação com clientes e outros profissionais na execução de projetos, julgue os itens seguintes.
O projeto gráfico de uma publicação envolve muitas sutilezas, entre elas a interferência na proposta editorial pelo designer gráfico, de modo a demonstrar sua habilidade a partir de uma série de experiências vividas e assim valorizar o projeto, mesmo que isso vá contra os critérios estabelecidos com o editor.
A investigação científica sobre o jornalismo tem tentado verificar de que forma a mídia constrói a realidade social. Nas pesquisas mais atuais, destacam-se os estudos reunidos sob a etiqueta agenda setting, cuja premissa é que:
as pessoas agendam seus assuntos e conversas de acordo com o que a mídia veicula.
as instituições públicas orientam seus projetos de acordo com os desejos da mídia.
as classes menos favorecidas aceitam com mais dificuldade as opiniões da mídia.
os proprietários da mídia agendam as decisões do setor econômico.
as organizações da sociedade civil são instrumentos da mídia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens a seguir.
Harold Lasswell procurou descrever o processo de comunicação por meio das seguintes questões: Quem? (emissor); Diz o quê? (mensagem); Em que canal? (meio); Para quem? (receptor); Com que efeito? (feedback).
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na legislação da comunicação social brasileira e em diplomas correlatos, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o Código de Ética do Jornalista, esse profissional é responsável por toda a informação que divulga.
Julgue os itens subseqüentes.
O Critério de Classificação Econômica Brasil, conhecido como Critério Brasil, foi o padrão utilizado em pesquisas do marketing no Brasil até a publicação pela ESOMAR, no início da década passada, de novo padrão de classificação econômica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...