Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das tendências nacionais e internacionais relativas à (des)regulamentação das comunicações — legislação, políticas e economia política do setor —, julgue os itens seguintes.

Na globalização contemporânea, a conseqüência mais evidente da convergência tecnológica entre a comunicação de massa, as telecomunicações e a informática é a concentração progressiva da propriedade e do controle da mídia por megaconglomerados mundiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de promoção publicitária.

Em relação aos revendedores, é importante, para o sucesso de qualquer promoção, cuidar criteriosamente da reposição e substituição dos produtos, pesquisando (até por indagação simples) a freqüência com que os consumidores compram determinado produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

As primeiras máquinas de offset apareceram no final da década de 50 do século XX, nos EUA. O offset é o processo de impressão em que a imagem, gravada em uma folha flexível, geralmente zinco ou alumínio, é transferida para o papel por intermédio de um cilindro de borracha.

  • E. Errado
  • C. Certo

O profissional de comunicação lida cotidianamente com os processos do jornalismo gráfico: planejamento e produção editorial, editoração, diagramação e demais técnicas de impressão. Com relação a esses processos, julgue os itens seguintes.

O que diferencia o processo de impressão propriamente dito daqueles de reprodução reprográfica é a presença, no primeiro, da forma de impressão como elemento de transferência de grafismos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda existem grandes entraves na veiculação de informações científicas pela mídia. Pesquisadores em Comunicação apontam várias tensões entre o campo científico e o campo jornalístico. Entre elas, os pesquisadores destacam, sobretudo, a oposição entre:

  • A.

    criatividade da pesquisa científica e banalidade da produção jornalística.

  • B.

    interesses comerciais da ciência e interesses públicos do jornalismo.

  • C.

    abrangência do público científico e segmentação do leitor de jornal.

  • D.

    formação do cientista e formação do jornalista.

  • E.

    precisão do texto científico e simplificação do texto jornalístico.

A respeito das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens a seguir.

O que define a comunicação de massa não é a quantidade de indivíduos que recebem as suas formas e conteúdos, mas o fato de que esses produtos estão, em princípio, disponíveis para uma grande pluralidade de destinatários.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das tendências nacionais e internacionais relativas à (des)regulamentação das comunicações — legislação, políticas e economia política do setor —, julgue os itens seguintes.

Acelerada em meados da década passada, a onda internacional liberalizante em favor da desregulamentação e da privatização das comunicações tem sido justificada por seus defensores como imperativa, dado o alto nível dos investimentos necessários para o desenvolvimento das novas possibilidades tecnológicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de promoção publicitária.

As organizações varejistas podem focar suas atividades promocionais em três pontos básicos: os materiais promocionais para o ponto de venda, o processo promocional e o calendário promocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Os caracteres usados na impressão de jornais e revistas são elementos independentes e diferentes dos caracteres usados nos demais trabalhos gráficos de textos. Nos dois casos, os caracteres usados não guardam qualquer identidade quanto à inclinação, espessura ou força de suas hastes como nos demais, que compõem as chamadas famílias de tipos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O profissional de comunicação lida cotidianamente com os processos do jornalismo gráfico: planejamento e produção editorial, editoração, diagramação e demais técnicas de impressão. Com relação a esses processos, julgue os itens seguintes.

As cores básicas para impressões coloridas são as mesmas da mescla subtrativa: verde, vermelho e azul.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...