Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A revista O Cruzeiro, surgida no final da década de 1920, destacou-se :
Pela valorização da imagem, que ganha destaque na cena do jornalismo
Pela criação de novos gêneros de textos e novas formas de publicação
Como a principal revista ilustrada do país
Pela "ousadia" em suas páginas
Todas as alternativas
A pesquisa que avalia o nível de lembrança de uma marca, em Marketing, se chama:
Remember
Feedback
Recall
Tanto A quanto C estão corretas
Nenhuma das alternativas
Tom Wolfe abre o famoso ensaio sobre ____________, onde fala sobre as origens do gênero e aponta os seus principais expoentes e características com a seguinte declaração: "Duvido que muitos dos que irei citar neste trabalho tenham se aproximado do jornalismo com a menor intenção de criar um..., um jornalismo melhor, ou uma variedade ligeiramente evoluída. Sei que jamais sonharam que nada do que escrevessem para jornais e revistas fosse causar tal estrago no mundo literário... provocar pânico, roubar da novela o trono de maior dos gêneros literários, dotar a literatura norte-americana de sua primeira orientação nova em meio século..."
(Wolfe, 1976, p.9)
A que gênero Wolfe se refere?
Jornalismo Opinativo, da década de 50
New Journalism, da década de 60
Jornalismo literário, da década de 40
Reportagem jornalística, da década de 70
Nenhuma das anteriores.
Sobre o relacionamento envolvendo a assessoria de imprensa, a fonte e os meios de comunicação de massa, é INCORRETA a afirmativa:
Cabe à assessoria de imprensa facilitar o contato entre os meios de co-municação e o assessorado.
É importante que o assessor de imprensa seja um profissional experiente, que conheça os jornalistas dos veículos de comunicação e circule bem no meio jornalístico.
Nas organizações há uma seleção do que deve ser divulgado pela assesso-ria junto à mídia. Cabe à direção da organização decidir se as notícias cau-sam dano à credibilidade, à confiabilidade e à competência da organização.
O verdadeiro desempenho do assessor de imprensa acabará por ser me-dido numa escala profissional que compreende referências como: forne-cimento de notícias de real interesse; solicitude e rapidez no atendimento à imprensa, honestidade e ponderação.
Quais as etapas de um planejamento estratégico?
execução e avaliação
avaliação, planejamento, execução e controle
motivação e execução
comunicação, controle, motivação e execução
Todas as alternativas
São tarefas desempenhadas pelo assessor de imprensa as seguintes afirma-tivas, EXCETO:
O assessor de imprensa nas organizações deve trabalhar somente em ações focadas na atuação de divulgação externa de notícias.
Oferecer informações diárias, semanais e mensais sobre os fatos relacionados à área específica da natureza da organização, os fatos políticos, sociais e econômicos que possam causar impactos na atuação da organização.
Ao convocar a imprensa para o anúncio de algum fato de interesse público, o assessor de imprensa deve oferecer aos repórteres material redigido de forma precisa, com o maior número de informações relevantes sobre a notícia.
Conhecer e respeitar as características editoriais e redatoriais dos veículos de comunicação de massa é uma condição primordial do assessor de imprensa.
Que tipo de evento é ideal para captar novos e variados clientes?
Palestra
Workshop
Show
Feira
Passeata
Em relação à distribuição e veiculação dos releases, é INCORRETO afirmar:
Os releases transformaram-se em vigoroso artefato da iniciativa privada para utilizar a imprensa como elo com a sociedade, ou mercado consumidor.
A proliferação e aceitação dos releases são, em parte, responsáveis pela redução das equipes nas redações, já que a notícia chega pronta, gratuita.
Os releases são o instrumento físico principal num sistema de informação e relacionamento entre instituições e imprensa.
Interesse público, adequação e ser novidade são considerados os principais critérios para aproveitamento de releases pelas redações jornalísticas.
Um dos importantes papéis da Assessoria de imprensa para uma empresa é:
Um dos importantes papéis da Assessoria de imprensa para uma empresa é:
Ouvir o público
Ligar a empresa aos fornecedores
Informar o público em geral das atividades da empresa
Nenhuma das anteriores.
Podemos considerar como necessários, na estrutura de um release, os aspec-tos, EXCETO:
O release é produzido geralmente em formato A4, com logotipo e infor-mações do assessorado no timbre.
Indispensável colocar o nome da empresa, do produto, ou dirigente, no título do release para identificar a autoria da notícia a ser enviada para os veículos de comunicação.
Inclua sempre o registro profissional do autor do release, telefone da assessoria e e-mail de contato.
É sempre conveniente, ao enviar um release para as redações, induzir o jornalista a buscar contato com a assessoria de imprensa para agendar as possíveis entrevistas ou levantar informações adicionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...