Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A revista O Cruzeiro, surgida no final da década de 1920, destacou-se :

  • A.

    Pela valorização da imagem, que ganha destaque na cena do jornalismo

  • B.

    Pela criação de novos gêneros de textos e novas formas de publicação

  • C.

    Como a principal revista ilustrada do país

  • D.

    Pela "ousadia" em suas páginas

  • E.

    Todas as alternativas

A pesquisa que avalia o nível de lembrança de uma marca, em Marketing, se chama:

  • A.

    Remember

  • B.

    Feedback

  • C.

    Recall

  • D.

    Tanto A quanto C estão corretas

  • E.

    Nenhuma das alternativas

Tom Wolfe abre o famoso ensaio sobre ____________, onde fala sobre as origens do gênero e aponta os seus principais expoentes e características com a seguinte declaração: "Duvido que muitos dos que irei citar neste trabalho tenham se aproximado do jornalismo com a menor intenção de criar um..., um jornalismo melhor, ou uma variedade ligeiramente evoluída. Sei que jamais sonharam que nada do que escrevessem para jornais e revistas fosse causar tal estrago no mundo literário... provocar pânico, roubar da novela o trono de maior dos gêneros literários, dotar a literatura norte-americana de sua primeira orientação nova em meio século..." 
(Wolfe, 1976, p.9)

A que gênero Wolfe se refere?

  • A.

    Jornalismo Opinativo, da década de 50

  • B.

    New Journalism, da década de 60

  • C.

    Jornalismo literário, da década de 40

  • D.

    Reportagem jornalística, da década de 70

  • E.

    Nenhuma das anteriores.

Sobre o relacionamento envolvendo a assessoria de imprensa, a fonte e os meios de comunicação de massa, é INCORRETA a afirmativa:

  • A.

    Cabe à assessoria de imprensa facilitar o contato entre os meios de co-municação e o assessorado.

  • B.

    É importante que o assessor de imprensa seja um profissional experiente, que conheça os jornalistas dos veículos de comunicação e circule bem no meio jornalístico.

  • C.

    Nas organizações há uma seleção do que deve ser divulgado pela assesso-ria junto à mídia. Cabe à direção da organização decidir se as notícias cau-sam dano à credibilidade, à confiabilidade e à competência da organização.

  • D.

    O verdadeiro desempenho do assessor de imprensa acabará por ser me-dido numa escala profissional que compreende referências como: forne-cimento de notícias de real interesse; solicitude e rapidez no atendimento à imprensa, honestidade e ponderação.

Quais as etapas de um planejamento estratégico?

  • A.

    execução e avaliação

  • B.

    avaliação, planejamento, execução e controle

  • C.

    motivação e execução

  • D.

    comunicação, controle, motivação e execução

  • E.

    Todas as alternativas

São tarefas desempenhadas pelo assessor de imprensa as seguintes afirma-tivas, EXCETO:

  • A.

    O assessor de imprensa nas organizações deve trabalhar somente em ações focadas na atuação de divulgação externa de notícias.

  • B.

    Oferecer informações diárias, semanais e mensais sobre os fatos relacionados à área específica da natureza da organização, os fatos políticos, sociais e econômicos que possam causar impactos na atuação da organização.

  • C.

    Ao convocar a imprensa para o anúncio de algum fato de interesse público, o assessor de imprensa deve oferecer aos repórteres material redigido de forma precisa, com o maior número de informações relevantes sobre a notícia.

  • D.

    Conhecer e respeitar as características editoriais e redatoriais dos veículos de comunicação de massa é uma condição primordial do assessor de imprensa.

Que tipo de evento é ideal para captar novos e variados clientes?

  • A.

    Palestra

  • B.

    Workshop

  • C.

    Show

  • D.

    Feira

  • E.

    Passeata

Em relação à distribuição e veiculação dos releases, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Os releases transformaram-se em vigoroso artefato da iniciativa privada para utilizar a imprensa como elo com a sociedade, ou mercado consumidor.

  • B.

    A proliferação e aceitação dos releases são, em parte, responsáveis pela redução das equipes nas redações, já que a notícia chega pronta, gratuita.

  • C.

    Os releases são o instrumento físico principal num sistema de informação e relacionamento entre instituições e imprensa.

  • D.

    Interesse público, adequação e ser novidade são considerados os principais critérios para aproveitamento de releases pelas redações jornalísticas.

Um dos importantes papéis da Assessoria de imprensa para uma empresa é:

  • A.

    Um dos importantes papéis da Assessoria de imprensa para uma empresa é:

  • B.

    Ouvir o público

  • C.

    Ligar a empresa aos fornecedores

  • D.

    Informar o público em geral das atividades da empresa

  • E.

    Nenhuma das anteriores.

Podemos considerar como necessários, na estrutura de um release, os aspec-tos, EXCETO:

  • A.

    O release é produzido geralmente em formato A4, com logotipo e infor-mações do assessorado no timbre.

  • B.

    Indispensável colocar o nome da empresa, do produto, ou dirigente, no título do release para identificar a autoria da notícia a ser enviada para os veículos de comunicação.

  • C.

    Inclua sempre o registro profissional do autor do release, telefone da assessoria e e-mail de contato.

  • D.

    É sempre conveniente, ao enviar um release para as redações, induzir o jornalista a buscar contato com a assessoria de imprensa para agendar as possíveis entrevistas ou levantar informações adicionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...