Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual desses veículos tem um contato mais íntimo com o receptor?

  • A.

    Televisão

  • B.

    Internet

  • C.

    Jornal Impresso

  • D.

    Rádio

  • E.

    Todos têm contatos semelhantes

São considerados mandamentos do veículo jornalístico organizacional todas as opções abaixo, EXCETO:

  • A.

    Para estabelecer os objetivos da publicação, é necessário fazer uma sondagem na organização observando quais os interesses envolvidos e quais serão os interlocutores.

  • B.

    Em casos de organizações que apresentam públicos heterogêneos de localização, funções, idades, a melhor opção é segmentar as publicações da comunicação organizacional.

  • C.

    O informativo organizacional é um veículo de comunicação que não necessita ter uma periodicidade definida.

  • D.

    A pauta e a linguagem devem ser acessíveis e atraentes, bem como a aparência do jornal ou informativo deve ser clara e dinâmica.

Como se chama o Marketing voltado para o público interno da empresa?

  • A.

    Marketing interno

  • B.

    Marketing interior

  • C.

    Exomarketing

  • D.

    Endomarketing

  • E.

    Todas as alternativas são certas.

A gestão de comunicação pode contribuir para a condução de situações críticas ou ataques à imagem institucional pela mídia, agindo segundo os pressupostos, EXCETO:

  • A.

    Saber o estágio da matéria, as fontes que o repórter consultou, a versão e a dimensão que ele tem da notícia facilita o controle da pauta.

  • B.

    Identificar uma fonte credenciada com capacidade de esclarecer o assunto.

  • C.

    Agir com transparência e de maneira ágil, adotar uma atitude realista e não tentar minimizar os fatos são ações que podem esvaziar ou minimizar as críticas.

  • D.

    O porta-voz mais qualificado para atender a demanda da mídia em casos de crise institucionais é sempre o principal executivo da empresa.

Qual definição mais adequada para Publicidade e Propaganda?

  • A.

    Tornar algo público

  • B.

    Propagar a imagem dos produtos e das empresas.

  • C.

    Vender a imagem.

  • D.

    Expor ao público certo, no momento certo a imagem das empresas e seus produtos.

  • E.

    Expor sua marca na mídia.

A Comunicação Organizacional pressupõe que todas as áreas relacionadas (Marketing, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Atendimento ao Cli-ente) trabalhem de maneira integrada. É correto afirmar que, na elaboração e realização de eventos, cabe à Assessoria de Imprensa, EXCETO:

  • A.

    Trabalhar no planejamento, orientando de acordo com as possibilidades de o evento despertar a atenção da mídia.

  • B.

    Planejar coletivas com a presença de personalidades que possam des-pertar a atenção dos jornalistas.

  • C.

    Contato antes e após o evento com os convidados para verificar a quali-dade atingida conforme o planejamento programado para a atividade.

  • D.

    Contato com as redações, recepção e encaminhamento dos repórteres e distribuição de press kits.

O trecho abaixo é :

"A partida foi das mais violentas e, para se ter uma noção, Carioquinha e Robertão foram desclassificados com cinco faltas..... Aí Ubiratã errou o lance, sozinho, embaixo da cesta. Hélio Rubens contra-atacou e definiu o jogo."

  • A.

    Um resumo

  • B.

    Uma nota informativa

  • C.

    Uma resenha

  • D.

    As alternativas A e C estão corretas

  • E.

    Nenhuma das anteriores

Definem as características primordiais do espaço editorial, EXCETO:

  • A.

    Espaço obtido pela organização não é pago.

  • B.

    O objetivo principal da matéria é promocional.

  • C.

    A empresa fornece apenas a informação: não controla o resultado.

  • D.

    Espaço, destaque, momento e mensagem das matérias estão fora do controle da organização.

O modelo básico da comunicação E- M -R tem mais dois elementos essenciais para a compreensão de uma mensagem, do emissor para o receptor, quais são eles?

  • A.

    codificador e decodificador

  • B.

    canal e meio

  • C.

    ouvidor e falador

  • D.

    A e B estão certos

  • E.

    Todas estão certas

Em relação a situações de crise institucional, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Qualquer fato negativo que escape ao controle da organização e que ga-nhe visibilidade pública pode ser considerado como crise.

  • B.

    A crise institucional afeta os negócios de uma empresa, provocando per-da de lucratividade, além de colocar sua reputação em dúvida.

  • C.

    Agir com transparência em situações de crise pode transformar uma crise gra-ve em ótima oportunidade de formação de imagem positiva para a empresa.

  • D.

    Uma empresa ou instituição que tem credibilidade junto aos formadores de opinião não terá sua imagem prejudicada por matérias negativas vei-culadas na imprensa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...