Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como pode se superar dificuldades de comunicação numa empresa muito hierarquizada?

  • A.

    Ouvindo com atenção todos os colaboradores e aplicando todas as suas idéias.

  • B.

    Discursando para todos sem distinção, para manter todos democraticamente informados.

  • C.

    Mediando só conflitos com premiações e punições bem definidas.

  • D.

    Ouvindo todos sem distinção através de canais adequados e avaliando as idéias para possível aplicação.

  • E.

    Todas as alternativas estão incorretas.

As entrevistas coletivas devem ser convocadas, EXCETO:

  • A.

    Em casos extraordinários, em que é necessário reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, para passar as informações de interesse público.

  • B.

    Em caso de lançamentos de produtos, assinatura de contrato ou eventos similares.

  • C.

    Em situações emergenciais, quando muitos jornalistas procuraram a organização ao mesmo tempo.

  • D.

    Quando a organização decide que o fato será de interesse da mídia.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1919) motivou o surgimento da primeira teoria crítica da comunicação de massa - A teoria hipodérmica, que pretendia evidenciar que:

  • A.

    Todo membro do público de massa é pessoal e diretamente "atacado" pela mensagem

  • B.

    A mensagem afeta a grupos sociais, e não de forma individual

  • C.

    Nem todo indivíduo pode ser "afetado" pela mensagem

  • D.

    Para atingir um determinado indivíduo, a mensagem precisa ser direcionada somente a ele

  • E.

    Nenhuma das anteriores

Sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação para assessoria de imprensa, todas as vantagens obtidas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    crescente redução de custos e rapidez na distribuição de informações or-ganizacionais através da internet.

  • B.

    possibilidade de disponibilização de um número maior de releases aos meios de comunicação de massa, sem a preocupação com a seleção de públicos receptores.

  • C.

    redução de dias para horas na produção e edição de informativos eletrônicos.

  • D.

    disponibilização, no site da organização, dos conteúdos dos informativos impressos.

A publicidade manipula a linguagem e a comunicação para:

  • A.

    gerar empregos

  • B.

    incentivar o consumo e construir imagens positivas.

  • C.

    obedecer as normas da sociedade.

  • D.

    realizar sonhos

  • E.

    Nenhuma das anteriores.

São corretas as afirmativas sobre informação on line, EXCETO:

  • A.

    É sempre importante localizar, na página da organização na rede eletrônica, o endereço, nome, missão, histórico e os recursos humanos.

  • B.

    Disponibilizar discursos e artigos de dirigentes, técnicos, bem como entrevistas.

  • C.

    A boa organização do site da organização na internet não deve ser tarefa estratégica do comunicador.

  • D.

    Relatórios de gestão e balanço social são indispensáveis num site organizacional.

A comunicação entre organizações é classificada como:

  • A.

    Interpessoal

  • B.

    Intergrupal

  • C.

    Internacional

  • D.

    Institucional

  • E.

    Nenhuma das anteriores.

É recomendável para as fontes que utilizam o rádio como importante veículo de divulgação de ações institucionais, EXCETO:

  • A.

    Estar bem informado para que sua opinião e análise sejam embasadas e consistentes.

  • B.

    Nunca ensaiar a leitura de um texto quando convidado a tecer comentários.

  • C.

    Ser simpático com o apresentador e com os ouvintes que participam dos programas.

  • D.

    Saber que novidade de interesse geral e um novo enfoque para a notícia são critérios para ser chamado freqüentemente pelos radialistas para en-trevistas.

Ao se planejar um evento, deve-se considerar primeiro:

  • A.

    Local

  • B.

    época do ano

  • C.

    Tema

  • D.

    Dimensão

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

São corretas as seguintes afirmativas sobre as técnicas do jornalismo empre-sarial, EXCETO:

  • A.

    Deve adotar uma postura, prioritariamente, noticiosa.

  • B.

    Os leitores necessitam de textos que, além de explicar a situação, pos-sam ser lidos por muito tempo depois de publicados.

  • C.

    O jornalismo empresarial não anula a necessidade de editoriais, colunas fixas, artigos, crônicas.

  • D.

    Rigor em relação à periodicidade e à distribuição do veículo de informação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...