Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tecnologia permitiu, no Brasil, a criação de um telejornal em rede nacional. Esse desenvolvimento tecnológico ocorreu na década de:

  • A. 1950
  • B. 1960
  • C. 1970
  • D. 1980
  • E. 1990

Com referência aos gêneros digitais, julgue os itens que se seguem. Digitalização é a transformação de informações textuais, sonoras ou gráficas no código binário 0 ou 1, que por sua vez é uma linguagem matemática para a qual essas informações são traduzidas e ambientadas em um suporte virtual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma companhia elétrica estadual promoveu uma campanha sobre segurança e a rede de distribuição de energia durante o período de carnaval. A ação envolveu campanha publicitária, coletiva de imprensa, ações educativas e parcerias com os poderes públicos. Reforçar nas pessoas envolvidas no carnaval (foliões, turistas, moradores dos percursos, encarregados de som e eletricistas de trio elétrico etc.) o quão importante é um comportamento seguro em relação à rede elétrica foi

  • A. o objetivo geral da campanha definido a partir de uma demanda específica de grande número de acidentes com a rede elétrica na época do Carnaval.
  • B. a estratégia adotada para atingir os objetivos estratégicos de comunicação integrada da empresa em questão que envolve várias épocas do ano, incluindo o Carnaval.
  • C. uma tática para reduzir os custos da empresa com manutenção aproveitando a audiência potencializada durante o Carnaval.
  • D. a fase inicial de implantação do plano de comunicação integrada da empresa em questão para o ano todo, aproveitando a efeméride da data para marcar a ação.
  • E. uma medida de acompanhamento dos resultados da campanha de comunicação integrada que se estendeu até o Carnaval.

A posse dos canais de televisão aberta (VHF) no Brasil pertence a (ao):

  • A. empresas privadas;
  • B. Governo Federal;
  • C. empresas de capital nacional;
  • D. Governo Federal e empresas privadas;
  • E. Governo Federal e empresas de capital nacional.

Com referência aos gêneros digitais, julgue os itens que se seguem. Marketing viral é uma estratégia ilícita de envio de arquivos maliciosos, geralmente relacionados à oferta de produtos, bens ou serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as principais funções do jornalista que trabalha como assessor de imprensa, considere:

I. Produção de releases para divulgar eventos e fatos da instituição assessorada.

II. Negociação e compra de espaço publicitário em veículos de comunicação quando o veículo não se interessa pelo release.

III. Monitoramento nos veículos de comunicação das notícias publicadas sobre a instituição assessorada.

IV. Acompanhar o assessorado em eventos e coletivas de imprensa.

Está correto o que consta em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Acerca das tecnologias da comunicação e informação, julgue os itens a seguir. O termo lixeira é usado para denominar o conteúdo de um computador que se torna defasado em função de lançamentos de programas novos ou complementares que não são incorporados ao sistema operacional já existente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as funções do jornalista responsável pela comunicação interna e externa de uma instituição está a construção do clipping diário, que é uma publicação destinada aos colaboradores da instituição e se caracteriza pela seleção de notícias que citam

  • A. apenas os gestores da instituição assessorada que foram alvo de reportagens nos diversos veículos de comunicação. O clipping pode ser eletrônico e, neste caso, pode fazer uma edição contendo apenas manchetes/chamadas com a possibilidade de leitura dos textos completos.
  • B. apenas a instituição assessorada sem se importar com as extraídas de editorias/seções que possam interessar ao público interno da organização. O clipping diário deve ser sintético para poupar o tempo dos executivos. Se houver interesse, o texto completo pode ser enviado por e-mail.
  • C. apenas os concorrentes diretos. As notícias sobre a instituição assessorada devem sair apenas no boletim informativo interno. A extraídas de editorias/seções que possam interessar ao público interno da organização devem vir em uma edição eletrônica com apenas manchetes e chamadas.
  • D. a instituição assessorada e também os concorrentes diretos. As extraídas de editorias/seções que interessam ao público interno da organização só poderão ser incluídas se o clipping for eletrônico e publicado na intranet da empresa.
  • E. a instituição assessorada e também os concorrentes diretos, além das extraídas de editorias/seções que interessam ao público interno da organização. O clipping diário pode ser eletrônico e, neste caso, pode fazer uma edição contendo apenas manchetes/chamadas com a possibilidade de leitura dos textos completos.

Acerca das tecnologias da comunicação e informação, julgue os itens a seguir. Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o lixo eletrônico, formado por sucatas de equipamentos descartados, é considerado um risco ecológico por causar intoxicação química.

  • C. Certo
  • E. Errado

A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como:

I. Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas.

II. A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória.

III. A originalidade sonora é uma marca esperada.

IV. O ouvinte deve identificar rapidamente o programa.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. IV.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...