Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à imagem do audiovisual e às mudanças advindas com as novas tecnologias, julgue os itens que se seguem. As novas tecnologias audiovisuais promoveram o surgimento de novos locais de exibição como aviões, aeroportos, bares, bem como o aparecimento de um novo espectador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:

I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores

PORQUE

II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não explica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda explica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.

Com relação à imagem do audiovisual e às mudanças advindas com as novas tecnologias, julgue os itens que se seguem. No cinema clássico, o espectador acompanha uma estrutura linear que promove um conjunto sequencial de emoções participativas, ao passo que, nos novos meios interativos, a construção de uma temporalidade modela uma emoção menos pessoal, mais distanciada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.

II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).

III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.

IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.

V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II, III e V.

Com relação à imagem do audiovisual e às mudanças advindas com as novas tecnologias, julgue os itens que se seguem. A mudança para a tecnologia digital possibilitou a infinita reprodutibilidade sem perda de qualidade, porque as imagens são armazenadas como pixels, sem um original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere:

I. O treinamento periódico de funcionários, baseado em planos existentes, habilitando-os a lidarem com situações de incerteza.

II. A avaliação de riscos, feita de maneira multidisciplinar, visando a identificar os pontos fracos que podem ocasionar crises ou emergências.

III. A preparação antecipada do departamento jurídico para refutar toda e qualquer acusação que por ventura atinja a empresa.

Em comunicação de crise, está correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I, II e III.

Julgue os itens a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais. O diretor de arte é o responsável geral pelo aspecto visual e pelos diálogos do filme. Sob a orientação do diretor e do roteirista, ele deve harmonizar e procurar as combinações, as tonalidades certas entre cenografia, figurino, maquiagem e até roteiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Planejamento Estratégico de Comunicação só funciona com sucesso quando a empresa ou instituição tem uma política de comunicação desenvolvida e plenamente em vigor. Em sua formulação destaca-se:

I. Estar ligada ao processo de gestão, tendo todos os executivos comprometidos.

II. A estrutura que dá suporte à comunicação deve ser profissionalizada.

III. Ser efetivamente implementada independentemente dos stakeholders.

IV. Expressar os valores, a missão e a visão da empresa ou instituição.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

Julgue os itens a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais. O cenógrafo é uma espécie de arquiteto do cinema: é ele quem, por meio de desenhos e maquetes que devem ser aprovados pelo diretor, cria todos os ambientes que se transformam em cenário.

  • C. Certo
  • E. Errado

I. Os stakeholders, pessoas ou grupos que possuem interesses na organização, podem ser considerados públicos de grande importância quando se faz o planejamento de comunicação, mas não devem ser considerados eles próprios todos os públicos com os quais se estabelecerá o relacionamento.

PORQUE

II. o próprio termo “público” é polissêmico, havendo quem defenda a sua identificação de forma específica, classificando os públicos de acordo com o seu potencial de influência nas atividades fim da organização, mesmo que não possuam nela interesse direto.

Essa questão contém duas afirmações. Assinale:

  • A. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. Se as duas são falsas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...