Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com relação à imagem do audiovisual e às mudanças advindas com as novas tecnologias, julgue os itens que se seguem. As novas tecnologias audiovisuais promoveram o surgimento de novos locais de exibição como aviões, aeroportos, bares, bem como o aparecimento de um novo espectador.
Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:
I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores
PORQUE
II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com relação à imagem do audiovisual e às mudanças advindas com as novas tecnologias, julgue os itens que se seguem. No cinema clássico, o espectador acompanha uma estrutura linear que promove um conjunto sequencial de emoções participativas, ao passo que, nos novos meios interativos, a construção de uma temporalidade modela uma emoção menos pessoal, mais distanciada.
Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar
I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.
II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).
III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.
IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.
V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.
Está correto o que consta APENAS em
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com relação à imagem do audiovisual e às mudanças advindas com as novas tecnologias, julgue os itens que se seguem. A mudança para a tecnologia digital possibilitou a infinita reprodutibilidade sem perda de qualidade, porque as imagens são armazenadas como pixels, sem um original.
Considere:
I. O treinamento periódico de funcionários, baseado em planos existentes, habilitando-os a lidarem com situações de incerteza.
II. A avaliação de riscos, feita de maneira multidisciplinar, visando a identificar os pontos fracos que podem ocasionar crises ou emergências.
III. A preparação antecipada do departamento jurídico para refutar toda e qualquer acusação que por ventura atinja a empresa.
Em comunicação de crise, está correto o que consta em
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais. O diretor de arte é o responsável geral pelo aspecto visual e pelos diálogos do filme. Sob a orientação do diretor e do roteirista, ele deve harmonizar e procurar as combinações, as tonalidades certas entre cenografia, figurino, maquiagem e até roteiro.
O Planejamento Estratégico de Comunicação só funciona com sucesso quando a empresa ou instituição tem uma política de comunicação desenvolvida e plenamente em vigor. Em sua formulação destaca-se:
I. Estar ligada ao processo de gestão, tendo todos os executivos comprometidos.
II. A estrutura que dá suporte à comunicação deve ser profissionalizada.
III. Ser efetivamente implementada independentemente dos stakeholders.
IV. Expressar os valores, a missão e a visão da empresa ou instituição.
Está correto o que consta APENAS em
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais. O cenógrafo é uma espécie de arquiteto do cinema: é ele quem, por meio de desenhos e maquetes que devem ser aprovados pelo diretor, cria todos os ambientes que se transformam em cenário.
I. Os stakeholders, pessoas ou grupos que possuem interesses na organização, podem ser considerados públicos de grande importância quando se faz o planejamento de comunicação, mas não devem ser considerados eles próprios todos os públicos com os quais se estabelecerá o relacionamento.
PORQUE
II. o próprio termo público é polissêmico, havendo quem defenda a sua identificação de forma específica, classificando os públicos de acordo com o seu potencial de influência nas atividades fim da organização, mesmo que não possuam nela interesse direto.
Essa questão contém duas afirmações. Assinale:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...