Questões de Comunicação Social

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A previsão das reportagens e notas cobertas em uma futura edição de um telejornal dá-se o nome de

  • A. apuração.
  • B. retranca.
  • C. gaveta.
  • D. decupagem.
  • E. pré-espelho.

Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:

  • A. Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa, a assessoria produz notas oficiais que são textos distribuídos à imprensa com o posicionamento da instituição. Pode trazer informações complementares para auxiliar no reforço da imagem positiva.
  • B. O principal papel do assessor de imprensa é servir de muro entre a instituição e a imprensa, protegendo o cliente do assédio dos meios de comunicação.
  • C. O press kit contém apenas brindes para imprensa e é de responsabilidade exclusiva do departamento de marketing.
  • D. A assessoria pode produzir o clipping com monitoramento apenas das notícias da instituição pública. O monitoramento das notícias do setor da instituição é feito por equipe terceirizada.
  • E. A assessoria de imprensa participa apenas da organização de coletivas. Clipping, produção de house organs e media training são de responsabilidade sempre de empresas terceirizadas.

Uma empresa produtora de papel e celulose pretende reverter a imagem negativa da instituição após a divulgação de uma reportagem que envolvia um dos fornecedores com denúncias de desmatamento irregular. Diante deste quadro:

  • A. uma das ações que pode contribuir na reversão da imagem é uma campanha de responsabilidade social e consumo sustentável anunciada apenas na intranet da instituição, para evitar ruídos externos.
  • B. como a denúncia envolve um fornecedor, basta a divulgação de uma nota oficial dizendo que ele está excluído da relação de fornecedores, pois a instituição não é responsável pela cadeia produtiva.
  • C. a assessoria de comunicação sugeriu uma campanha de consumo sustentável capitaneada pela empresa e que seja estendida também para o público interno e envolva o uso consciente de água, energia e papel.
  • D. a campanha de responsabilidade pode envolver o plantio de mudas na área desmatada, mas, por coerência, deve ser mantida em sigilo para evitar novas denúncias e repercussões negativas.
  • E. o anúncio, em coletiva de imprensa, da denúncia do fornecedor ao Ministério Público já é suficiente para reverter a imagem negativa.

O assessor de imprensa de uma organização de direitos humanos propõe às emissoras de TV uma pauta sobre a situação dos trabalhadores nos canteiros de obras de barragens para usinas hidroelétricas. Durante o folow up, o assessor teve como retorno que a pauta, da forma como foi proposta, nã o está adequada à linguagem televisiva.

Do ponto de vista da linguagem jornalística, a

  • A. pauta não apresenta fontes adequadas para TV, ou seja, com dicção correta e que façam respostas dentro do tempo ideal para uma reportagem de cerca de um minuto e meio.
  • B. pauta carece de notabilidade, acontecimentos tangíveis têm mais valor-notícia. Portanto, uma sugestão de pauta sobre uma greve de trabalhadores ou que mostre acidentes de trabalhos têm mais notabilidade para TV do que falar de forma geral sobre condições de trabalho.
  • C. notícia não é relevante. Como o tempo na TV é muito “caro”, notícias das editorias de política e economia são prioritárias nos processos de seleção.
  • D. pauta não tem consonância, ou seja, não se encaixa em outros casos já divulgados pelos meios de comunicação e que sejam de fácil compreensão dos telespectadores.
  • E. sugestão demanda o uso de câmeras escondidas e outros recursos do jornalismo investigativo que não são compatíveis com os orçamentos da maioria das emissoras de TV.

Na perspectiva da comunicação integrada, assinale a opção que apresenta exemplos de comunicação mercadológica e de comunicação institucional, respectivamente.

  • A. Propaganda institucional e jornalismo empresarial.
  • B. Venda pessoal e merchandising.
  • C. Marketing cultural e assessoria de imprensa.
  • D. Marketing direto e marketing social.
  • E. Promoção de vendas e feiras de produtos.

Analise o fragmento a seguir.

“A perda de clientes lucrativos pode ser um grande problema para as empresas. Por isso, reconquistá-los torna-se uma importante atividade de marketing. Geralmente é mais _____ reter do que atrair novos clientes e a chave para reter os clientes lucrativos é _____. Os cinco níveis de investimento na construção do relacionamento são: básico, reativo, responsável, pró-ativo e _____. Entre as estratégias para formar fortes vínculos com os clientes está o acréscimo de benefícios _____, sociais e estruturais na relação empresa-cliente.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima

  • A. difícil – o marketing de produto – impessoal – econômicos
  • B. caro – o database marketing – global –intangíveis
  • C. barato – o marketing de relacionamento – de parceria – financeiros
  • D. demorado – a publicidade de massa –de exceção – culturais
  • E. rápido –o marketing viral – impositivo – tangíveis

Relacione as categorias de mercado listadas a seguir às suas respectivas características.

1. Marketing de segmento

2. Marketing de massa

3. Micromarketing

4. Marketing de nicho

( ) baseia-se na produção, distribuição e promoção do mesmo produto, da mesma maneira, para todos os consumidores.

( ) oferece às pequenas empresas oportunidade de competir, pois ao buscarem atingir um grupo definido mais estreitamente, cujas necessidades de consumo precisam ser bem conhecidas, pode reduzir o número de concorrentes.

( ) isola amplos setores que constituem o mercado, para trabalhar de maneira mais eficiente, concentrando produtos ou serviços, canais e programas de comunicação somente nos consumidores que pode atender melhor e de maneira mais lucrativa.

( ) inclui o marketing local e o individual, também conhecido como customizado ou one-to-one e caracteriza-se pela capacidade de desenvolver produtos e programas sob medida para atender as preferências de pessoas e locais específicos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2–1–4–3
  • B. 1–2–3–4
  • C. 3–1–4–2
  • D. 1–3–2–4
  • E. 2–4–1–3

Considere as afirmações abaixo sobre o jornalismo digital.

I. Para fazer sucesso, não é suficiente que uma reportagem seja boa; ela também precisa ser publicada no horário certo.

II. Os relatórios de audiência são importantes, mas não apresentam grande influência no que será publicado no site.

III. A arquitetura da informação mostra em que área do site devem ser publicados os vários tipos de matérias.

IV. É necessário saber por que determinada seção está disposta naquele espaço da tela.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. III e II, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir

  • A. alegria e vitalidade.
  • B. luxo e distinção.
  • C. furor e vulgaridade.
  • D. verdade e profundidade.
  • E. calma e serenidade.

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

  • A. apesar da preocupação com a cidadania, o fator preço ainda é decisivo na escolha do consumidor.
  • B. a liderança de mercado independe da responsabilidade social.
  • C. a responsabilidade social agrega valor à marca.
  • D. o valor da marca depende, exclusivamente, da campanha publicitária.
  • E. os departamentos comercial e industrial não são ouvidos pela equipe de comunicação.
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