Questões de Comunicação Social

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A apuração é uma das características fundamentais da notícia, sem a qual o texto não pode ser classificado como jornalístico. Sobre a apuração nos webmeios podemos afirmar que

I o texto jornalístico em ambiente digital é auto-evidente;

II a apuração é feita de imediato, dispensando longas pesquisas;

III o processo de apuração é indispensável, pois por meio dele o jornalista vai às mais variadas fontes a fim de checar a veracidade dos fatos observados;

IV os gêneros notícia, reportagem e artigo nem sempre exigem apuração em função da subjetividade, incluindo a expressão de opiniões de seu autor;

V o processo de apuração nos suportes digitais se faz pelo princípio da visibilidade próprio das notícias nos webmeios.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

  • A. I, III e V.
  • B. II, III, IV e V.
  • C. III, somente.
  • D. II e III, somente.
  • E. I e V, somente.

As plataformas digitais facilitam as possibilidades de expressão e manifestação públicas como nunca antes visto na história humana. Portanto, trata-se de um lugar privilegiado em que se pode praticar e se pratica o jornalismo contemporâneo, com a contribuição de

  • A. cidadãos que oferecem informação aos meios tradicionais, para os quais não há necessidade de apuração.
  • B. ouvintes, leitores, espectadores e internautas que são pautados pelos webmeios.
  • C. cidadãos ouvintes, leitores, espectadores, internautas que sugerem matérias aos meios tradicionais, dado o acúmulo de informações circulantes na sociedade e a disseminação de tecnologias que podem ajudar na produção de pautas nos meios tradicionais.
  • D. a produção jornalística com as tecnologias digitais dispensam o processo de apuração da notícia e da reportagem.
  • E. as plataformas digitais oferecem atualmente uma credibilidade absoluta diante dos demais meios, ditos tradicionais.

Observe a figura, a seguir, que apresenta três formas estruturais de redes sociais apresentadas por Baran e Ugarte (2008).

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V F V
  • B. V F F V
  • C. F V F F
  • D. V V V V

Sobre as fases do marketing propostas por Kotler, leia o texto a seguir.

“Na primeira fase, o marketing era orientado pela transação, concentrava-se em como efetuar a ______ . Na segunda fase, o marketing tornou-se orientado pelo ______ – como fazer o consumidor voltar e comprar mais. Na terceira fase, convida os consumidores a participar do desenvolvimento de produtos da empresa e de suas comunicações. O marketing ______ é o primeiro elemento básico do Marketing 3.0. As empresas que praticam o Marketing 3.0 querem mudar o mundo. Não conseguirão fazê-lo sozinhas. O Marketing 3.0 representa a colaboração de entidades de negócios que compartilham conjuntos ______ de valores e desejos.” (KOTLER, 2010, p. 12)

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. compra – relacionamento – competitivo - complementares.
  • B. troca – preço – digital - opostos.
  • C. precificação – consumo – agressivo - idênticos.
  • D. venda – relacionamento – colaborativo - semelhantes.
  • E. distribuição – consumo – virtual - conflitantes.

O marketing 3.0 ocorre em um cenário em que

  • A. as empresas controlam as informações trocadas entre os consumidores, facilitando o envio de mensagens personalizadas.
  • B. a globalização unifica as culturas e equilibra o poder econômico das nações, padronizando as ações de marketing.
  • C. a sociedade é mais criativa e o marketing trata as pessoas como seres humanos plenos e não apenas como consumidores.
  • D. a crise econômica obriga a padronização da produção e o marketing é centrado na redução do preço do produto.
  • E. os valores como sustentabilidade e responsabilidade social perderam importância nas ações de marketing institucional.

Nesse contexto do marketing esportivo, as opções a seguir apresentam afirmativas corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. O marketing do esporte e o marketing usado no esporte podem ser considerados conceitualmente como sinônimos.
  • B. O marketing esportivo pode ser usado para aproximar a empresa e comunidade, demonstrando a responsabilidade da primeira em relação à segunda.
  • C. O marketing usado no esporte pode identificar a empresa com segmentos específicos de mercado e aumentar sua exposição na mídia.
  • D. O marketing esportivo pode incrementar as vendas de um produto por meio do merchandising
  • E. Ao usar o marketing no esporte, a empresa busca mudar ou reforçar a imagem corporativa, aumentando a fidelidade à marca.

Em comparação à notícia, a reportagem é caracterizada

  • A. pela narrativa reduzida a partir de uma apuração mais focada.
  • B. pelo relato integral de um fato de pouca repercussão na sociedade.
  • C. pela parcialidade no processo de apuração e pelo texto centrado em elementos acessórios do acontecimento narrado.
  • D. pela narrativa centrada na opinião do jornalista sobre um fato relevante.
  • E. pelo aprofundamento a partir da localização do acontecimento em relação a fatos antecedentes, consequentes ou correlatos.

Quando um repórter usa a entrevista como recurso de apuração, ele busca: i) informações de alguém que presenciou um fato ou vivenciou uma situação; ii) dados e análises de um especialista que possa discorrer com autoridade sobre um determinado tema ou iii) uma declaração, mesmo que irrelevante, mas centrada na importância do entrevistado.

Quanto aos seus objetivos, essas entrevistas são classificadas, respectivamente, como

  • A. ocasional, especializada e temática.
  • B. ritual, em profundidade e coletiva.
  • C. temática, dialogal e ocasional.
  • D. testemunhal, temática e ritual.
  • E. dialogal, em profundidade e de confronto.

No que se tange à conduta do jornalista, assinale a alternativa correta.

  • A. Assim como a deontologia, a ética jornalística refere-se a uma série de deveres, valores e obrigações que regem a profissão.
  • B. Formulado na década de 1970, o Código de Ética dos Jornalistas foi reformulado por ocasião da campanha das Diretas Já, atualizado em 2010 pela Federação Nacional dos Jornalistas e referendado em consulta aberta à sociedade.
  • C. O recebimento de presentes por parte do jornalista, como um livro, uma viagem ou um ingresso para um jogo, constitui prática conhecida como jabá.
  • D. As punições previstas no Código de Ética dos Jornalistas incluem advertência, multa, cassação de diploma e do registro profissional.
  • E. O Código de Ética dos Jornalistas reza que a informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social, coletivo e individual, sem discriminação de qualquer ordem.

Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, em especial o surgimento da internet, o uso do sistema World Wide Web tem como consequência o surgimento de um jornalismo que usa texto, imagem e som em tempo real em diferentes meios, como sites, blogs, vídeos, plataformas digitais, etc. A este fenômeno, que interfere nos modos de produção da comunicação e, em especial, do jornalismo, chamamos

  • A. internet.
  • B. convergência.
  • C. conexão.
  • D. comunicação social.
  • E. tecnologias da informação – TI.
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