Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às ferramentas de propaganda e promoção, julgue os itens subsecutivos. As atividades promocionais são orientadas para gerar vendas de forma perene.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ferramentas de propaganda e promoção, julgue os itens subsecutivos. Entre as funções da propaganda, inclui-se a de agregar valor às ofertas de mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Públicos diferentes de uma empresa necessitam de atuações distintas da comunicação.

Elas precisam, no entanto, ter um ponto em comum, a que se dá o nome de comunicação

  • A. interna
  • B. externa
  • C. integrada
  • D. institucional
  • E. de marketing

House organ é um veículo impresso ou eletrônico dirigido ao público interno ou a segmentos do público externo.

Esse tipo de publicação tem como uma de suas características

  • A. estimular o crescimento do leitor como cidadão.
  • B. restringir-se ao ambiente da empresa.
  • C. ser um veículo predominantemente institucional.
  • D. ser definido pela direção, sem a participação dos funcionários.
  • E. não tratar de problemas ou questões delicadas para a empresa.

A expansão das assessorias de imprensa no Brasil permite afirmar que elas são um dos quatro principais blocos de referência para o exercício do jornalismo.

Ao contratar esse serviço, uma organização espera que a(s)

  • A. empresa crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação.
  • B. imprensa não veicule informações sobre a empresa em época de crise.
  • C. informações sejam aprovadas pela empresa antes de serem publicadas.
  • D. informações de interesse da organização sejam publicadas pela mídia.
  • E. vendas de produtos e serviços da empresa aumentem.

O plano de comunicação do Governo Federal para a copa 2014, que acontecerá no Brasil, traz a assessoria de imprensa e produção de conteúdo informativo sobre os preparativos para a Copa 2014. Isto inclui, muitas vezes, driblar crises como as críticas de não cumprimento de cronograma e orçamentos por parte dos comitês internacionais. Quando a comunicação busca obter uma legitimidade de interesse público, aplica o conceito de

  • A. Comunicação Publicitária.
  • B. Comunicação Promocional.
  • C. Comunicação Interna.
  • D. Comunicação Pública.
  • E. Comunicação Digital.

O impacto das mídias sociais nos negócios e na comunicação traz transformações em toda sociedade. Ferramentas como blogs, twitter, wikis, podcasts, sites de bookmarking, ranking services, microformats, tag, widgets, entre outros,

  • A. devem fazer parte do domínio de conceitos do profissional de comunicação, pois, além de estabelecer estratégias para beneficiar os negócios das organizações, o profissional de comunicação será capaz de entender a importância de mensurar e monitorar o ambiente digital.
  • B. devem fazer parte da prática diária do profissional para realizar a comunicação da organização.
  • C. são ferramentas utilizadas somente para fins políticos, cabendo, portanto, somente ao profissional de marketing político utilizá-las em campanhas políticas ou eleitorais.
  • D. não são ferramentas utilizadas na comunicação organizacional, portanto, não há necessidade do conhecimento ou domínio prático por parte do profissional de comunicação.
  • E. são ferramentas utilizadas somente para fins publicitários, cabendo portanto somente ao profissional de publicidade e propaganda utilizá-las em campanhas para venda de produtos ou serviços.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A ____________ refere-se ao planejamento da edição, com a função de nortear o jornalista, sendo um dos principais itens para as saídas a campo e pesquisas sobre o assunto.

  • A. reunião de brainstorm
  • B. revisão
  • C. pauta
  • D. reunião para checklist
  • E. infografia

Observe a imagem abaixo.

 

Na peça cartaz da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, veiculada em 2013 no mês da Consciência Negra, no conjunto da linguagem verbal e não verbal, nota-se o slogan: “Isso tem que mudar.” É correto afirmar que o slogan, parte da redação publicitária de qualquer peça promocional, é caracterizado por

  • A. texto jornalístico com o lead no final para melhor esclarecer o consumidor da informação.
  • B. linguagem não verbal, com a utilização de signos que fazem parte do universo do receptor.
  • C. live marketing com a inserção somente em material impresso.
  • D. não ser necessário e sendo utilizado somente por algumas instituições e organizações em ações de comunicação de interesse público.
  • E. ser uma frase curta e de fácil memorização que retrata a personalidade de uma marca, produto, serviço ou ideia e o que o anunciante pretende comunicar ao seu público.

Segundo publicação da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, a Política Nacional de Telecomunicação, implantada em 1996, por meio de uma Emenda Constitucional, acarretará no desaparecimento de veículos de comunicação como as atuais emissoras de rádio e TV. Há uma corrente de estudiosos do setor que acredita nesta tendência com a justificativa de que

  • A. as redes sociais, responsáveis pela globalização, convergem, hoje, todos os tipos de mídia e serão responsáveis pela extinção dos demais veículos, principalmente aqueles que geram custos para o consumidor.
  • B. os investimentos que estão sendo realizados na expansão e na modernização da planta de telecomunicações brasileira farão com que qualquer pessoa possa criar a sua emissora de rádio ou TV, inserindo-a na rede.
  • C. a trajetória histórica da evolução tecnológica comprova que a cada surgimento de uma nova mídia, mídias antigas e tradicionais deixam de existir, perdendo espaço paulatinamente aos novos e modernos veículos.
  • D. no mundo globalizado, onde os fatos se difundem praticamente no tempo que acontecem, há mais espaço a veículos que não podem repassar as informações de forma instantânea e imediata, como ocorre na internet.
  • E. nos países, considerados de primeiro mundo, onde as tecnologias na área de telecomunicação já estão bem avançadas, vários veículos tradicionais já deixaram de existir ou perderam grande parte de sua representatividade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...