Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

O conjunto de características semelhantes, seja na estrutura, conteúdo ou tipo de linguagem, configura ______________, que pode ser definido(a) como as diferentes maneiras de organizar as informações linguísticas, destacando que isso acontecerá de acordo com a finalidade do texto, o papel dos interlocutores e a situação.

  • A. conceptboard
  • B. o gênero textual
  • C. o approach
  • D. a analogia
  • E. o job

Quanto ao contexto sobre a Economia Criativa, analise as assertivas abaixo.

I. Transformar criatividade em resultado e que pensar as relações em comunidade é um novo olhar denominado economia criativa, o qual pede multidisciplinaridade por parte do empreendedor, atenção a novas profissões e tem a economia colaborativa como seu carro-chefe.

II. Valoriza mais o processo do que o produto, reconhecendo que, além de seus benefícios econômicos, gera um valor não monetário que contribui notavelmente com a consecução de desenvolvimento sustentável inclusivo e centrado nas pessoas.

III. Empreendedorismo é sinônimo de economia criativa.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

Sobre as regulamentações que tratam da comunicação audiovisual de acesso condicionado no Brasil, é correto afirmar que

  • A. as atividades nesta área são restritas à produção, à programação e à distribuição.
  • B. empresas adequadas à legislação brasileira, mesmo com sedes fora do país, podem realizar atividades neste setor.
  • C. no que diz respeito ao conteúdo da programação, a cada três canais de espaço qualificado existentes no pacote, pelo menos um deve ser brasileiro.
  • D. os canais brasileiros de espaço qualificado só podem veicular conteúdo audiovisual brasileiro, mas sua produção pode ser efetuada por produtoras estrangeiras que estejam adequadas à legislação do Brasil.
  • E. qualifica-se a comunicação audiovisual de acesso condicionante por um complexo de atividades que envolvem a transmissão e recepção de conteúdo por meios eletrônicos quaisquer de imagens ou apenas de sons em veículos abertos.

Leia a informação publicada eletronicamente em notícias, no portal da Fundação Cultural Palmares, em 16/01//2014.

 

Nota-se que, na redação jornalística da notícia acima, está presente um item fundamental neste tipo de texto. Assinale a alternativa que o apresenta.

  • A. Slogan.
  • B. Briefing.
  • C. Lead.
  • D. Linguagem icônica.
  • E. Assessoria de imprensa.

Leia o texto a seguir.

“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

É correto afirmar que o texto é um(a)

  • A. apresentação referencial contida na obra Manual de Assessoria de Comunicação no Brasil, elaborado pela FENAJ.
  • B. declaração universal dos deveres do assessor de comunicação, estabelecida pela Cátedra Unesco de Comunicação.
  • C. documento histórico elaborado por Ivy Lee, lançando pioneiramente os princípios gerais da RP ou assessoria de imprensa.
  • D. esclarecimento do Governo Americano sobre a atuação investigativa da Secretaria de Comunicação do Presidente dos EUA.
  • E. introdução ao projeto de comunicação da Rhodia no Brasil, denominado Portas Abertas, que foi um marco na comunicação empresarial.

Considerando os conceitos jornalísticos, marque a alternativa que apresenta especificamente uma caricatura, peça jornalística que começou a ser publicada nos veículos impressos, a partir do século XIX.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Leia a informação abaixo, publicada por Bernardo Mello Franco, editor interino do “Painel”, em 16 de janeiro último, no jornal Folha de S. Paulo.

 

  • A. V/ F/ F
  • B. F/ F/ F
  • C. F/ V/ V
  • D. V/ V/ F
  • E. V/ V/ V

Analise as assertivas correlatas.

I. “Na reportagem para veículos impressos, os fatos devem ser narrados com objetividade, anunciando a informação, de forma concisa e humanizada, com um texto de natureza expressionista".

II. “A reportagem proporciona mais detalhamento e contextualização do que foi anunciado, mantendo conexão com a atualidade, mas não de forma imediatista, como ocorre com a notícia.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta

  • A. As duas proposições estão completamente incorretas.
  • B. A primeira proposição é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
  • C. A primeira proposição é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. As duas proposições são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • E. As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Leia a afirmação a seguir.

Tal afirmação especifica que

  • A. os veículos de comunicação online brasileiros seguem a tendência mundial de estarem associados a veículos impressos tradicionais, transmitindo apenas as informações já divulgadas nestes, de forma concisa, atemporal e não linear.
  • B. a era da informação digital ressuscita o profissional responsável pela reformulação do texto para a web, tornando-o mais elegante, claro, com informações mais aprofundadas e interativas dos fatos já divulgados em outras mídias.
  • C. o jornalismo na internet tem um caráter puramente superficial, onde as informações são apenas copiadas de outros veículos para a rede, com a única preocupação de concisão do texto, já que se trata de uma mídia de leitura rápida.
  • D. a extinta função, comum aos jornais impressos, ressurge no início da era das mídias digitais com os profissionais que adaptam à linguagem online os textos produzidos para outros veículos ou sem as características específicas desta nova mídia.
  • E. o retorno do copydesk às redações online com a renomeação para “empacotador” é uma realidade, pois promove correções nos textos, a fim de criar uma linguagem jornalística específica a esta mídia, com formatos homogêneos e lineares.

O outdoor criado pela agência Artmaker para o Dia da Consciência Negra, feito em preto e branco, mostra uma enorme digital e, logo abaixo da digital, apresenta o texto: O único modo de diferenciar alguém é assim. O resto é preconceito. A peça tem a assinatura em conjunto da agência e das Mulheres Negras de Sorocaba (SP). Diante do exposto, é correto afirmar que a peça em referência é um claro exemplo de

  • A. Comunicação através do Endomarketing.
  • B. Comunicação Pública.
  • C. Comunicação Interna.
  • D. Comunicação one-to-one.
  • E. Comunicação B2B.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...