Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Ao redigir um texto jornalístico para televisão, o profissional desta área deve considerar as características próprias deste veículo. Analise-as.
I. A informação visual é a principal expressão deste veículo, onde a própria imagem já oferece informações significativas ao telespectador, portanto, o texto não deve ser descritivo, mas complementar à imagem.
II. O imediatismo está presente na produção jornalística para TV, já que a alta tecnologia permite que fatos sejam veiculados no momento exato em que ocorrem, exigindo uma linguagem adequada ao estilo da emissora, o que pode ser alcançado pela audiência.
III. O ritmo da televisão, de um modo geral, colabora para que seus conteúdos jornalísticos tendam a uma superficialidade, que deve ser cuidadosamente trabalhada no texto devido à instantaneidade de transmissão das informações em tempo e hora predefinidos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2014
Leia o texto abaixo.
É correto afirmar que o poema acima pode ser classificado como
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
É imprescindível a uma assessoria de imprensa a atualização de seu __________________ para que possa realizar com eficiência o contato com os veículos de comunicação, seus editores e repórteres, a fim de alcançar espaços significativos e gratuitos de divulgação, formatando um _________________ notícias, reportagens e notas substanciais sobre a organização assessorada. Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Sobre Comunicação Interna, analise as assertivas abaixo.
I. Jornal mural; veículos impressos; eventos; painel eletrônico; mídias eletrônicas; minidoor; móbile marketing; rádio e TV internos são exemplos de Comunicação Interna.
II. Manter canais de comunicação fechados faz com que o público interno tenha a percepção de que sua opinião, seja ela para elogios, críticas ou sugestões, não tem importância. As áreas de comunicação podem identificar os pontos a serem explorados e/ou melhorados, independentemente do feedback dos colaboradores.
III. O endomarketing não se relaciona com a Comunicação Interna.
É correto o que se afirma em
Tendo como ponto de partida a caracterização feita por Clay Shirky para os períodos da revolução nos meios de comunicação social, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Muito utilizado nas assessorias de comunicação, o release pode ter formatos distintos de acordo com a finalidade, o veículo e o objeto de divulgação. Sobre um release produzido especificamente para rádio e televisão, analise.
I. Devem ser produzidos em situações específicas, como na divulgação de eventos em programas de entrevistas, reportagens e notícias diversas.
II. Os textos devem seguir o mesmo modelo daqueles produzidos para os demais veículos sem atenção às convenções específicas.
III. São elaborados para quaisquer tipos de divulgação que tiverem como objetivos os veículos eletrônicos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue os itens a seguir. A não-linearidade é uma característica inerente a sistemas tecnológicos que demandam novas competências cognitivas e com elas novas estratégias de navegação, de pesquisa, de informação e de compreensão de conteúdos.
Assinale a alternativa correta sobre algumas expressões usadas no texto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Uma das questões que podem interferir na eficácia da comunicação numa organização são os canais pelos quais as informações são difundidas. Sobre as técnicas desenvolvidas entre os canais de comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As fontes não têm necessidade de conhecimento nenhum sobre as características técnicas de cada canal, apenas os produtores.
( ) Comunicados oficiais de impacto são canais de comunicação seletivos, destinados a receptores específicos e privilegiados.
( ) E-mails via internet são canais tempestivos, enquanto os boletins noticiosos são rápidos e as conversas pessoais, simultâneas.
( ) Reuniões gerais, eventos e convocações são canais que permitem ampla visibilidade, difusão e sentido de atração.
A sequência está correta em
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue os itens a seguir. Os fenômenos de domínio tecnológico intrínsecos à transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são do âmbito de conhecimento da comunicação social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...