Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O presidente de um Tribunal de Justiça Eleitoral solicita ao assessor de comunicação da instituição que convoque uma coletiva de imprensa para falar sobre o próximo pleito eleitoral. Para que essa atividade seja realizada com sucesso, desde a convocação até a posterior avaliação, esse assessor deverá utilizar uma série de instrumentos típicos da assessoria de comunicação. Esses instrumentos, na ordem correta de sua utilização, são:

  • A. release, clipping e follow-up.
  • B. clipping, release e follow-up.
  • C. follow-up, release e clipping.
  • D. follow- up, clipping e release.
  • E. release, follow-up e clipping.

O fotógrafo Sebastião Salgado, além de fundar o Instituto Terra, com o objetivo de recuperar e preservar o meio ambiente em uma pequena região de Minas Gerais, desenvolveu documentação fotográfica de locais e civilizações ainda intocados pela modernidade, nos quais a relação do homem com o ambiente parecia mais harmoniosa.

Esse projeto chama-se

  • A. Terra.
  • B. Biodiversidade.
  • C. Exodus.
  • D. Outras Américas.
  • E. Gênesis.

Sobre os processos de significação na Fotografia, leia o trecho a seguir.

Na classificação peirceana dos signos em relação ao objeto representado, a primeira e a segunda frase se referem, respectivamente, a

  • A. símbolo e quali-signo.
  • B. ícone e índice.
  • C. sin-signo e símbolo.
  • D. índice e símbolo.
  • E. legi-signo e argumento.

O trabalho prático do jornalista o leva à busca pela notícia, entrevistando pessoas ligadas ao acontecimento ou que presenciaram o fato. O jornalista vai também a instituições que detêm determinados tipos de informação que permitem a composição da notícia e a sua apuração. Estes órgãos e entidades detentoras de informações específicas, como o governo, a polícia, o ministério público e as empresas são conhecidas como

  • A. fontes oficiais.
  • B. fontes seguras.
  • C. fontes publicitárias.
  • D. fontes jornalísticas.
  • E. fontes secundárias.

Com relação às fontes e à sua natureza, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Fontes secundárias são experts ou especialistas consultados para a preparação de uma pauta.
  • B. Fontes independentes são consideradas agentes espontâneos e desvinculadas de qualquer interesse.
  • C. Fontes oficiosas são consideradas as mais confiáveis e seus dados são tomados por verdadeiros.
  • D. Comumente, as fontes oficiais sonegam informações de que efetivamente dispõem.

A ética nas esferas de atuação estatal é um tema que perpassa a própria evolução da humanidade. Todavia, há alguns anos, várias áreas das ciências sociais têm utilizado um vocábulo do inglês cuja tradução para a língua portuguesa tem o significado de “responsabilidade com ética”, mas não apenas isso: seu conceito também denota “responsabilização” ou “prestação de contas”. Assim, segundo alguns dos sentidos do referido termo, quem está investido de cargos públicos na sociedade deve periodicamente prestar contas do que faz, de como faz, por qual motivo faz, do quanto gasta e de como irá gerir os recursos públicos. Mais ainda: além de prestar contas em termos qualitativos e quantitativos, deve avaliar a própria gestão com isenção, dar a conhecer o que efetivamente se fez e justificar suas possíveis falhas com transparência.

De acordo com as informações apresentadas, o termo a que o enunciado se refere é

  • A. accountability.
  • B. empowerment.
  • C. transparency.
  • D. ethos.
  • E. duty.

Acerca das políticas da comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A. Por responsabilidade social da mídia entende-se a contrapartida ao espaço privilegiado e fundamental que os veículos de comunicação ocupam na sociedade, manifestada na forma de doações a causas ambientais e (ou) sociais.
  • B. A ideia de prestação de contas (accountability) dos meios de comunicação surgiu e ganhou força no Canadá, em razão da tradição pública das empresas de comunicação daquele país.
  • C. O conceito de accountability relaciona-se a uma maior responsabilidade de agências públicas em relação aos cidadãos e à sociedade civil, demonstrando um interesse em manter-se o poder político sob controle.
  • D. Os recursos proporcionados pela internet introduziram a ideia de accountability nas empresas de comunicação.
  • E. Tendo auge no final da década de 1980, a prática de accountability passou por profundas reformulações nas décadas seguintes, adentrando o século 21 com um conceito atualizado e revigorado pelas novas tecnologias de comunicação.

Don Tapscott, no livro A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos, trata a imersão digital como algo ainda desconhecido, mas sinaliza algumas observações.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Como a internet oferece aos jovens um mundo de informações ao alcance de seus dedos, eles não precisam se esforçar para entendê-las e sintetizá-las.
  • B. A leitura on-line exige muitas das mesmas habilidades mentais necessárias para ler um livro, além de outras.
  • C. Os jovens da geração conectada que jogam videogames de ação podem processar informações mais depressa do que os que não jogam.
  • D. Os jovens executam várias tarefas ao mesmo tempo e passam de um fluxo de informações para o outro com uma facilidade que surpreende seus pais.

Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia.

Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:

  • A. geração Millennials.
  • B. multidões inteligentes.
  • C. cultura participativa.
  • D. omni channel.

Segundo aponta Raquel Recuero no livro Interações em Rede (PRIMO, 2003), o ato daquele que busca interferir no bom andamento de uma discussão, principalmente através de comentários maldosos e fora do contexto nas redes sociais, é conhecido como:

  • A. viralizar.
  • B. propagar.
  • C. trolar.
  • D. cibercolidir.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...