Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da comunicação pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Apesar de ser um conceito relativamente novo e ainda sujeito a intensos debates, há o consenso de que a comunicação pública configura-se como resultado de sujeitos coletivos e que se refere à construção do que é público.
  • B. A comunicação pública ocorre também por ocasião das eleições, quando são apresentados para o público os candidatos e as respectivas plataformas.
  • C. Na esfera governamental, a comunicação pública dá-se quando são tratados fluxos de informação e padrões de relacionamento envolvendo o Poder Executivo e a sociedade.
  • D. O debate em torno da comunicação pública ganhou força com a chegada das redes sociais, que viabilizaram a milhões de pessoas a publicação dos próprios conteúdos.
  • E. O fato de teóricos e pesquisadores não terem superado a dificuldade de conceituar e delimitar a comunicação governamental e a comunicação política estagnou os estudos acerca da comunicação pública.

Quanto ao conceito de comunicação pública, assinale a alternativa correta.

  • A. A referida comunicação é aquela praticada por organizações sem fim de lucro.
  • B. O pronunciamento em rede nacional do presidente da República é um exemplo de comunicação pública.
  • C. Rádios e canais abertos de televisão são exemplos consagrados de comunicação pública.
  • D. Comunicação realizada com recursos públicos e destinada ao público em geral, informando-o acerca das ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representa esse tipo de comunicação.
  • E. O conceito original, atrelado à comunicação estatal, vem sendo revisado, e hoje ela é vista como a comunicação realizada no espaço público democratizado, focada em temas de interesse público, envolvendo a participação ativa do governo, das empresas, do terceiro setor e da sociedade como um todo.

Sobre a comunicação pública podemos afirmar que

I seu conceito surgiu nos anos de 1970, ligado a ações governamentais com o objetivo de controlar a informação. No período da ditadura militar, foi criado o Sistema de Comunicação Social com interesse na censura e propaganda.

II trata do discurso e da ação de governos, partidos e seus agentes na busca de formação da opinião pública em relação a ideias ou atividades que tenham a ver com poder político, principalmente aqueles relacionados a eleições.

III tornou-se, no século XX, o mais importante instrumento de comunicação de interesse público para aqueles que atuam no terceiro setor, no governo, na iniciativa privada e no ensino de comunicação.

IV trata da interação e do fluxo de informação relacionados a temas de interesse coletivo. A comunicação pública inclui tudo o que diga respeito ao aparato estatal, às ações governamentais, a partidos políticos, ao terceiro setor e, em certas circunstâncias, às ações privadas.

V A existência de recursos públicos ou de interesse público tipifica a necessidade de atendimento às exigências da comunicação pública.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

  • A. I, III e V, somente.
  • B. I, III, IV e V.
  • C. II, somente.
  • D. I e II.
  • E. I e V, somente.

Ao planejar evento para chefes de executivo nos estados e nos municípios, interessados em contratar um novo procedimento desenvolvido por uma instituição, a equipe de comunicação considerou três ações:

1. A realização seria em um local aberto, para utilizar a luz natural.

2. O brindes seriam mudas de plantas.

3. Seria feita parceria com uma cooperativa de catadores para recolher o material logo após o término das atividades.

Estas ações

  • A. mostram preocupação com a sustentabilidade, mas não se preocupam com os clientes que terão de carregar brindes volumosos como mudas de plantas.
  • B. não têm capacidade para impressionar clientes de grande potencial, pois é preciso investir no luxo do local e dos brindes.
  • C. denotam dificuldade financeira da instituição e podem afastar possíveis clientes.
  • D. apesar de ecologicamente recomendáveis, podem gerar imagem negativa com a presença dos catadores ao final do evento.
  • E. fazem parte da comunicação sustentável, o que gera imagem positiva nos possíveis clientes.

Sobre o papel que a comunicação desempenha no processo de gerenciamento de situações de crise, leia o texto a seguir.

De imediato, é preciso ressaltar a importância da ______ , isto é das ações, processos e estratégias destinados a impedir que os problemas potenciais se tornem realidade. Na maioria dos casos, as crises ______ porque as organizações e os seus gestores não possuem um planejamento que contemple os riscos e as formas adequadas de enfrentá-las. Eles não atuam preventivamente a apenas buscam ______ as crises depois de deflagradas, o que torna as soluções menos ágeis e mais______. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. gestão – demoram – esquecer – baratas.
  • B. direção – ocorrem – ignorar - eficientes.
  • C. estruturação – começam – maximizar – custosas.
  • D. orientação – terminam – conter – limitadas.
  • E. prevenção – irrompem – minimizar – dispendiosas.

Com a complexificação dos processos comunicacionais, propõese que a Comunicação Organizacional seja avaliada em quatro dimensões. Relacione as dimensões da Comunicação Organizacional às suas respectivas características.

1. Instrumental

2. Humana

3. Cultural

4. Estratégica

( ) Comunicação focada no relacionamento, valorizando as subjetividades e a comunicação interpessoal, que pode ser verbal, não verbal, simbólica e paralinguística.

( ) Comunicação que considera no nível micro, a cultura organizacional e, no macro, o contexto multicultural dos colaboradores da instituição.

( ) Comunicação linear, assimétrica, vista e trabalhada no âmbito da transmissão de informações, funcionando como uma ferramenta para viabilizar processos.

( ) Comunicação voltada para o cumprimento da missão e visão de uma instituição sem se afastar de seus valores e avaliando sistematicamente suas forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças do ambiente.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 4, 2, 1 e 3
  • B. 2, 3, 1 e 4
  • C. 4, 3, 2 e 1
  • D. 2, 1, 3 e 4
  • E. 3, 2, 1 e 4

Sobre as necessidades estratégicas para a comunicação nas organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunicação precisa ser planejada de modo sinérgico e integrado e abarcar as comunicações humanas, interpessoais e grupais.

II. As redes e veículos digitais internos de comunicação devem ser usados de forma descendente, evitando o uso de linguagem amena ou que estimule a criação de canais participativos de comunicação.

III. Externamente, a organização deve manter a postura low profile em comunicação evitando o contato com os veículos de comunicação especialmente em momentos de crise de imagem.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sobre a comunicação interna e seus veículos, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunicação interna tem caráter estratégico, pois tem a função de disseminar internamente a missão, a visão e os valores da organização e de estimular pertencimento nos funcionários para que persigam os objetivos empresariais.

II. A TV e as rádios corporativas são veículos internos de comunicação informal, que estimulam a interatividade e o estabelecimento de novos fluxos comunicacionais, o que se tornou conhecido como “rádio-peão”.

III. Os jornais, as revistas e os boletins tendem a compartilhar informações mais elaboradas e a ter uma vida mais longa que as veiculadas na intranet, podendo atingir as famílias dos funcionários e outras pessoas fora da organização.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Inserido no conceito de Comunicação Pública, o tipo de propaganda que além de atrair, informar e orientar, busca conscientizar sobre determinado tema ou modo de agir, mesmo que, para tanto, vá de encontro à promoção do consumo, é conhecida como

  • A. institucional.
  • B. comercial.
  • C. corporativa.
  • D. educativa.
  • E. organizacional.

No que concerne à gestão de crises, assinale a alternativa correta.

  • A. Uma empresa em situação de crise deve se esforçar para manter sua imagem positiva diante do público, omitindo eventuais falhas no processo que resultou na crise.
  • B. O ato de negar com veemência, perante a imprensa, as acusações apresentadas é um recomendável bom início de gestão.
  • C. A crise é um momento particularmente peculiar e difícil, vivenciado por uma pessoa física ou jurídica, e tem características tanto gerais quanto singulares, dependendo do setor, do contexto sociopolítico e do ambiente econômico.
  • D. O envolvimento da imprensa ou de autoridades, a ocorrência de paralisações ou de vítimas são elementos considerados atenuantes em uma crise.
  • E. A gestão da crise objetiva presta satisfação à sociedade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...