Questões de Comunicação Social

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A respeito do briefing, assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se do estudo das formas de como se origina e se processa a alienação do indivíduo sujeito à massificação pelas informações em contextos desconectados da realidade.
  • B. É caracterizado como uma prática, muito comum na imprensa, de fornecer informações e instruções concisas e objetivas acerca de uma pauta jornalística ou quanto ao viés ou enfoque que o repórter deve dar ao próprio texto ou à entrevista que realizará.
  • C. É desnecessário em assessorias de imprensa, tendo em vista que os estatutos das empresas e dos órgãos públicos (como a Fundação Hemocentro) já definem como as notícias devem ser veiculadas para a imprensa, mesmo em situações de calamidade pública. Nesses casos, o briefing seria meramente uma recomendação ou uma nota a ser divulgada para a sociedade.
  • D. É muito comum no jornalismo, considerando-se que constitui a primeira parte de uma notícia ou o primeiro parágrafo da matéria, que confere ao leitor a informação essencial referente a dado conteúdo apresentado, de forma a lhe fornecer brevemente, em poucas linhas, o conteúdo básico da matéria, a ser desmembrado em detalhes a seguir.
  • E. Deve ser sucinto e precisa abarcar somente as informações essenciais para a compreensão da pauta ou da matéria a ser apurada. Caso contrário, pode ser confundido com um editorial.

Um candidato a cargo público eletivo é orientado por seus assessores a reorientar sua plataforma eleitoral e dar ênfase a uma temática que vem mobilizando a opinião pública através de várias notícias divulgadas recentemente pela imprensa. A perspectiva teórica que melhor explica o fato relatado é a

  • A. teoria da agulha hipodérmica, proposta por Mauro Wolf.
  • B. hipótese do agenda-setting, de Donald Shaw e Maxwell McCombs.
  • C. hipótese do agenda-setting, de Donald Shaw e Maxwell McCombs.
  • D. hipótese da modernidade líquida, proposta por Zygmunt Bauman.

O presidente de uma instituição chamou um professor de universidade europeia de renome, com doutorado na área de transmissão de dados, para apresentar sua recente pesquisa neste campo e que lhe rendeu prêmio na área científica. O convite foi estendido não só a todos os colaboradores da organização como aos de todo o Brasil, o que resultará em centenas de ouvintes.

Para essa apresentação, recomenda-se que a equipe de comunicação organize

  • A. uma conferência, o que vai exigir a presença de um presidente de mesa que coordenará os trabalhos e as perguntas serão feitas no final da apresentação por escrito e com identificação.
  • B. uma convenção, o que vai integrar as pessoas das organizações e elas serão submetidas a estímulos coletivos para que possam atuar em defesa dos interesses da instituição promotora.
  • C. um painel, pois tem como objetivo reproduzir as informações para um grande grupo assistente, permitindo vários ângulos da situação proposta.
  • D. uma entrevista coletiva, pois o especialista se coloca à disposição para responder tudo sobre as pesquisas que desenvolveu.
  • E. um conclave, adaptada do conclave religioso, pois é uma reunião realizada a portas fechadas, da qual saem decisões importantes que podem afetar a comunidade.

Considere as proposições abaixo.

I. Os cidadãos homens, entre 18 e 40 anos, que justificam o voto apenas no segundo turno, fazem parte de um dos públicosalvo de uma campanha de vídeos em um canal de internet POIS

II. o público-alvo é um público específico a ser influenciado dentro da audiência por possuir características ou atributos mensuráveis.

Nesse caso,

  • A. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e não explica a primeira.
  • B. as duas proposições são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. a primeira proposição é verdadeira, a segunda é falsa e não explica a primeira.
  • D. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e explica a primeira.
  • E. as duas proposições são falsas e a segunda não explica a primeira.

As instituições compreenderam que, para facilitar o debate, é importante que práticas de sustentabilidade, conhecimento e experiências possam ser comparados e compartilhados. Isso requer “linguagens e métricas comuns”, ou seja, há necessidade de comparabilidade.

O trecho se refere

  • A. ao benchmarking, técnica metodológica que envolve a comparação das práticas de uma empresa com as demais, do clipping de notícias sobre a instituição.
  • B. ao banco de dados, coleção de dados organizados para fácil e rápida recuperação, do clipping.
  • C. à amostra, grupo de pessoas ou objetos escolhidos de uma população maior, do relatório de sustentabilidade.
  • D. ao benchmarking, técnica metodológica que envolve o conhecimento de uma instituição sobre suas práticas e a comparação entre as delas e as demais, do balanço social.
  • E. ao rastreamento, técnica de pesquisa para rastrear novos desenvolvimentos em qualquer campo de negócios ou do governo, do balanço da assessoria de imprensa.

Uma instituição que presta serviços públicos foi objeto de reportagem de uma revista semanal com elevado número de assinantes e leitores. Na reportagem, um servidor era acusado de desvio de função. No dia seguinte à publicação, a instituição publicou uma nota que tem como um de seus objetivos

  • A. reiterar tanto a identidade quanto a reputação positivas.
  • B. construir uma nova identidade.
  • C. reverter os danos à reputação.
  • D. aumentar a identidade positiva.
  • E. mitigar danos à imagem.

No processo de gestão de uma crise, o trabalho de comunicação é fundamental para que ele seja conduzido da melhor forma possível, fazendo com que a empresa ou a instituição atingida aja com toda a ética que a situação exige. Nesses casos, para entrar em contato com a mídia, representando a empresa, a pessoa mais indicada é o

  • A. representante dos stakeholders.
  • B. porta-voz da empresa.
  • C. CEO da empresa.
  • D. assessor de imprensa.
  • E. responsável pelo sinistro.

A articulação de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados para agregar valor à marca de uma organização ou para consolidar sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo, é denominada

  • A. marketing institucional.
  • B. comunicação organizacional.
  • C. marketing organizacional.
  • D. comunicação integrada.
  • E. comunicação dirigida.

A comunicação institucional é definida pelo Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo de Guimarães Barbosa, como o “conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse público sobre políticas, práticas e objetivos de uma instituição, interna e externamente, de modo a tornar compreensíveis e aceitáveis essas proposições”. Portanto, é o mesmo que comunicação

  • A. dirigida.
  • B. de massa.
  • C. empresarial.
  • D. administrativa.

Sobre a comunicação dirigida, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunicação dirigida busca atingir o grande público e, por isso, suas mensagens devem usar linguagem padrão, não especializada e acessível a toda população.

II. A comunicação dirigida usa veículos que, se comparados com os da comunicação de massa, tendem a ser mais efetivos, porém mais dispendiosos e com alcance mais amplo em termos de público.

III. O evento corporativo, os patrocínios, a extensão comunitária por meio de donativos e os programas de visitas guiadas na empresa podem ser considerados estratégias de comunicação dirigida aproximativa.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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