Questões de Comunicação Social

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Entre as inúmeras regras práticas usadas no telejornalismo, é correto afirmar que a maioria dos editores concorda que

  • A. o gerúndio transmite sonoridade à ação verbal (ex.: assaltando à luz do dia).
  • B. as aspas indicam mudança de locutor (ex.: disse Rondon: “morrer se preciso for”).
  • C. as rimas ajudam a fixar o fato jornalístico (ex.: por causa de um não bateu na Conceição).
  • D. todas as siglas, mesmo as conhecidas, devem ser traduzidas (ex. FMI – Fundo Monetário Internacional).
  • E. os números devem ser escritos por extenso (ex.: dezenove soldados afegãos).

A indicação que se faz, em veículos impressos, para o leitor sobre onde encontrar, na mesma edição, material relacionado com o que ele acaba de ler é chamada de

  • A. dedo-duro.
  • B. sumário-título.
  • C. antetítulo.
  • D. retícula.
  • E. remissão.

Não é um recurso de edição o(a)

  • A. legenda.
  • B. barriga.
  • C. título.
  • D. sutiã.
  • E. olho.

A imagem mostra uma das possíveis estruturas de leitura do texto jornalístico na Web. Apesar de guardar semelhanças em relação ao texto jornalístico tradicional, essa representação apresenta um fluxo de leitura diferente, que interliga diversos eixos de navegação. Essa estrutura é chamada de

  • A. pirâmide invertida.
  • B. pirâmide normal.
  • C. hipertexto.
  • D. pirâmide deitada.
  • E. hiperlink.

Assinale a alternativa que apresenta um critério substantivo de seleção das notícias.

  • A. quantidade de pessoas que o acontecimento envolve
  • B. disponibilidade de materiais
  • C. tempo de transmissão
  • D. concorrência
  • E. competição

Outro nome possível para a “linha fina” é

  • A. chapéu.
  • B. retranca.
  • C. intertítulo
  • D. sutiã.
  • E. olho.

Sobre classificações de eventos, os itens corretos são:

I – Científico

II – Folclórico

III – Filantrópico

IV – Religioso

  • A. I e II, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. II, III e IV, apenas.

A entrada do repórter do local do fato, com informações complementares à notícia lida pelo apresentador de um telejornal, com a intenção de aumentar a credibilidade da captação ou para fazer a transição de um assunto ou ambiente para outro, é chamada de

  • A. nota pelada.
  • B. passagem.
  • C. encerramento.
  • D. off the records.
  • E. nota coberta.

O rádio ainda persiste como meio importante para a comunicação publicitária. Uma das razões é que este meio

  • A. não depende da imaginação.
  • B. oferece uma vantagem muito maior no bônus por volume (BV).
  • C. não absorve a atenção total.
  • D. mantém, em todas as camadas sociais, um grande valor afetivo com a população.
  • E. é pouco interativo.

A estrutura de um telejornal, com suas divisões em blocos, ordem das matérias em cada bloco, bem como dos intervalos, das chamadas e do encerramento, é chamada de

  • A. espelho.
  • B. escalada.
  • C. sonora.
  • D. cabeça.
  • E. pauta.
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