Questões de Comunicação Social

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Em radiojornalismo, o termo teaser é utilizado para designar

  • A. a entrada de sinais para o gravador, ou deste para o sistema de amplificação, em uma aparelhagem de som.
  • B. a gravação em fita de um diálogo ou de qualquer trecho de áudio.
  • C. o transmissor de reserva que é utilizado quando o transmissor em funcionamento apresenta defeito.
  • D. a estrutura para suporte de antenas ou para servir de antena.
  • E. a pequena chamada de anúncio ou de uma notícia.

Leia o trecho a seguir: “[...] é a técnica do relato dos fatos segundo a ordem decrescente da sua importância. O redator seleciona os incidentes mais substanciais para encimar a construção; vai colocando em seguida os fatos e detalhes para terminar com aqueles de menos interesse e valor. [...] No jornalismo diário moderno, notadamente nos tabloides, cuja matéria deve ser bastante condensada, esta técnica é a mais usada porque permite cortes dos últimos parágrafos sem que o leitor fique privado dos principais lances do fato relatado”. A técnica descrita é a elaboração do texto em:

  • A. Suíte
  • B. Cozinha
  • C. Texto-legenda
  • D. Pirâmide invertida

Veja o texto publicado por ocasião da morte do empresário Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, e de sua família, em um acidente de avião, no dia 19 de março de 2016, em São Paulo: “Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário Roger Agnelli, sua mulher, filhos, genro e nora, em acidente aéreo. Agnelli dedicou sua carreira profissional a grandes empresas brasileiras, sempre comprometido com o desenvolvimento do País. Perdemos um brasileiro de extraordinária visão empreendedora. Neste momento, manifestamos nossa solidariedade a seus parentes e amigos. Dilma Rousseff - Presidenta da República Federativa do Brasil”. A motivação do texto e sua autoria revelam que se trata de:

  • A. Nota oficial
  • B. Comentário
  • C. Relatório
  • D. Artigo

Leia os trechos a seguir: “[...] é o resumo da notícia, o sumário do fato narrado, a „ementa‟ da informação e fica localizada nas primeiras linhas do texto. [...] Nela surgem os elementos estruturais básicos da ocorrência: a ação, o agente, o tempo, o modo, o lugar e o motivo”. Agora, veja o exemplo a seguir, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em 21 de março de 2016: “O presidente americano, Barack Obama, deu início ontem à sua histórica visita a Cuba sob chuva, sem povo nas ruas e cinco horas depois da detenção de dissidentes com os quais planeja se encontrar amanhã. A situação dos direitos humanos em Cuba é um dos mais espinhosos temas da relação entre os governos de Washington e Havana, que tentam superar 53 anos de isolamento com uma nova política de engajamento, anunciada há 15 meses”. Diante do que apresentam os textos mencionados, o trecho que foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo é:

  • A. Nota oficial
  • B. Comunicado
  • C. Lead da matéria
  • D. Crônica

Os anúncios em TV podem ser diferenciados dos veiculados em outros meios, principalmente, por

  • A. dependerem mais do conteúdo verbal do que do visual.
  • B. já contarem com a atenção do receptor.
  • C. dependerem muito do conteúdo musical.
  • D. serem independentes da emoção que ele gera.
  • E. terem menor relação com as vendas geradas.

Campanhas de utilidade pública são utilizadas pelo Ministério da Saúde para alertar a população tanto sobre problemas sociais quanto sobre os direitos que todo residente em território brasileiro possui. O objetivo das campanhas de utilidade pública é

  • A. nortear uma complexa rede de relacionamentos, como aquelas estabelecidas entre profissionais da saúde, pacientes e a população em geral.
  • B. combinar ações para promover, de forma exclusiva, a imagem do Ministério da Saúde perante a população brasileira.
  • C. promover as medidas do governo para melhorar a imagem do atual Presidente da República e do seu partido.
  • D. avaliar o interesse da população sobre um determinado tema social.
  • E. apoiar os investimentos de comunicação das indústrias da área de saúde.

A congruência entre os atributos de uma marca e os atributos de uma celebridade deve ser levada em consideração no processo de escolha da celebridade, pois

  • A. a veiculação da campanha depende de acordo legal entre as partes interessadas no uso da imagem da celebridade por tempo determinado.
  • B. faz parte de um processo definido legalmente pelo órgão de regulamentação publicitária (CONAR).
  • C. evita que a marca seja processada pela celebridade após a veiculação da campanha em mídias de massa.
  • D. a opinião da celebridade pesa no processo criativo e sua contribuição sobre as estratégias da campanha é uma prática muito comum nas agências de publicidade.
  • E. a escolha de uma celebridade que não possui atributos congruentes com os atributos da marca pode ser prejudicial à estratégia de comunicação.

Descreve a estratégia de endosso por uma celebridade o fato de uma pessoa

  • A. famosa com tamanha autoridade em relação a um assunto que “emprestaria” para o produto a credibilidade necessária para persuadir o consumidor a comprá-lo.
  • B. desconhecida e sem credibilidade, mas que poderia ser utilizada em campanhas com o objetivo de persuadir o consumidor.
  • C. que se tornou conhecida após participar como coadjuvante de um comercial de marca famosa.
  • D. utilizar um produto que aparece despropositadamente em uma novela.
  • E. conhecida que utiliza sua credibilidade para caracterizar negativamente uma marca.

Caracteriza uma estratégia de marca endossante:

  • A. Quando a IBM endossa o Lotus, a organização IBM implicitamente afirma que o Lotus irá cumprir com seu compromisso.
  • B. Quando os consumidores respondem corretamente qual celebridade endossou a última campanha da marca, como no caso da cantora Pitty na campanha de lançamento do carro Toyota Etios.
  • C. Quando algo no mercado procura evitar que as marcas percam valor ao utilizar uma celebridade inadequada para a campanha da marca.
  • D. Quando uma marca cita a outra em um comercial, como quando Coca-Cola cita Pepsi indiretamente por meio de características discursivas e visuais.
  • E. Quando a Nissan faz uma campanha utilizando figuras infantis, como no caso da campanha que utilizou os Pôneis Malditos, o incremento de valor de marca ocorre em virtude do conhecimento popular sobre pôneis e seu aspecto afetivo.

A estratégia de comunicação em que uma marca utiliza uma celebridade como interlocutora com seu público denomina-se

  • A. framework.
  • B. brand equity.
  • C. market share.
  • D. endosso.
  • E. publicidade hedônica.
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