Questões de Comunicação Social

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Em redação publicitária, a utilização da metonímia, ou efeito da substituição, consagrou-se como uma estratégia para colocar o nome de produtos e marcas no dia a dia dos consumidores. Isso acontece em

  • A. Quem pede um, pede Bis.
  • B. Compre Batom.
  • C. Banco do Brasil. Patrocinador Oficial da Seleção Brasileira.
  • D. Banco Real, o Banco da sua vida.
  • E. O rendimento da poupança não está assim nenhuma Brastemp.

Sabe-se que a escolha léxico-semântica utilizada nas mensagens publicitárias ocorre em função do enunciatário. O enunciatário das mensagens publicitárias é

  • A. o meio utilizado para veiculação.
  • B. o redator publicitário.
  • C. a agência de publicidade.
  • D. para quem as mensagens são destinadas.
  • E. para quem não era público-alvo mas consome quando ocorrem promoções.

A decisão sobre a frequência e a intensidade da propaganda deve, obrigatoriamente,

  • A. observar que em mídias de massa o perfil do consumidor é irrelevante.
  • B. buscar veicular intensamente a propaganda em um único período e em um único meio.
  • C. diminuir ao máximo o overlapping, isto é, a sobreposição de mídias.
  • D. considerar que todas as mídias tem a mesma capacidade de comunicação.
  • E. observar as características dos veículos utilizados.

Na determinação da verba publicitária,

  • A. é de responsabilidade exclusiva da agência o estabelecimento do valor a ser investido.
  • B. qualquer que seja o valor a ser investido, a propaganda sempre terá algum efeito.
  • C. qualquer que seja o valor a ser investido, a existe um limite mínimo a ser estabelecido, abaixo do qual a verba é pequena para alcançar o efeito desejado.
  • D. é de responsabilidade exclusiva do anunciante o estabelecimento do valor a ser investido.
  • E. não existe um limite máximo nem mínimo a ser estabelecido, pois quanto mais se anunciar melhor.

A publicidade ao ar livre, nas suas diversas formas, tem seu uso indicado quando

  • A. o objetivo é atingir uma região ou bairro especificamente.
  • B. a mensagem necessita ser bem explicada.
  • C. há baixa circulação de pessoas.
  • D. há pouco interesse no produto.
  • E. o objetivo é mudar um comportamento.

A propaganda de um produto que possui uma característica distinta que corresponda a uma motivação deve

  • A. apoiar-se pouco nas características do produto.
  • B. valorizar o que distingue o produto e o torna superior aos demais.
  • C. criar no produto uma distinção subjetiva.
  • D. salientar as características do consumidor ao invés das do produto.
  • E. explorar uma característica já explorada pela concorrência.

Diversos slogans publicitários recorrem a uma estratégia discursiva em que o sujeito e o predicado da proposição se referem ao mesmo objeto. Isso ocorre em

  • A. Como Tigre, só tem Tigre.
  • B. Beba Coca-Cola.
  • C. Pense diferente.
  • D. Emoção pra valer.
  • E. Omega, absoluto.

A publicidade, de uma forma geral, tem como função principal

  • A. aumentar as vendas durante a campanha.
  • B. comunicar determinadas informações a um público determinado.
  • C. aproveitar as ocorrências sazonais.
  • D. ensinar novos usos do produto.
  • E. quebrar preconceitos.

O posicionamento do produto é uma das considerações mais importantes na decisão sobre o que anunciar. O posicionamento

  • A. desconsidera como o produto se estabelece na mente do consumidor.
  • B. deve concentrar-se somente nas fraquezas e forças do produto a ser anunciado.
  • C. uma vez adquirido se mantém estável.
  • D. deve considerar as fraquezas e forças, tanto do produto anunciado, quanto da concorrência.
  • E. acontece naturalmente no mercado.

A principal função da publicidade para um produto em fase de lançamento é

  • A. orientar as pesquisas de mercado para definir o público-alvo.
  • B. firmar o prestígio de seu produto.
  • C. definir a verba que será usada nas promoções de marketing deste produto.
  • D. incluir um novo hábito com referência a uma espécie de produto.
  • E. analisar o recall da propaganda veiculada.
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