Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no conceito e na história do jornalismo, julgue os itens de 104 a 110.
No Brasil, ao contrário do que acontece em muitos outros países, exige-se diploma superior de jornalismo para o exercício profissional da atividade, cabendo aos formados na área obter registro no Ministério do Trabalho e Emprego.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são atividades que se complementam, julgue os itens seguintes.
Esquematiza-se a orientação da visão durante a leitura de uma página de jornal traçando-se uma seta entre a zona ótica primária (a borda superior direita) e a zona terminal (a borda inferior esquerda).
Tendo em vista que as ilhas de edição digital (não lineares) mantêm a mesma base das ilhas analógicas (lineares) em relação às camadas de vídeo e áudio, julgue os itens que se seguem, relativos à composição da time line básica, sem créditos, em jornalismo.
Em casos de nota coberta, a time line é composta por uma camada de vídeo e uma de áudio, já que o background (BG), nesse caso, é ignorado.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere aos processos de animação analógico e digital, julgue os itens subsequentes.
Em animações 3D, o domínio do conhecimento técnico em software sobrepõe-se às regras básicas da animação.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as características de operação das câmeras de vídeo e seus equipamentos acessórios, julgue os itens a seguir.
O equipamento mecânico steadicam é um acessório utilizado para dar estabilidade às imagens captadas manualmente e sujeitas a trepidações e solavancos.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das tecnologias utilizadas no processo de produção, transmissão e recepção de um sistema de radiodifusão sonora, julgue os itens que se seguem.
Os transmissores de rádio e de televisão, denominados transmissores de estado sólido, têm as válvulas como componentes.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em um roteiro, os nomes dos personagens são escritos em maiúsculas acima das falas e podem ser seguidos de indicações. Acerca dessas indicações, julgue os seguintes itens.
Coloca-se, entre parênteses, na linha que fica entre o nome do personagem e o texto de sua fala, a abreviatura instru., que indica instrução.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base no que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros acerca do direito à informação, assinale a opção correta.
jornalista, mesmo quando exercer a função de assessor de imprensa, deve ouvir todas as pessoas envolvidas no tema abordado por sua reportagem institucional.
É assegurado ao jornalista o direito de resguardar o sigilo da fonte nos casos em que a divulgação dessa fonte a expuser a riscos.
A divulgação da informação de forma precisa e correta é dever dos meios de comunicação, mas depende da orientação política e dos interesses econômicos dos proprietários das empresas jornalísticas.
A prestação de informações pelas organizações públicas deve ser considerada uma obrigação social. O mesmo não se aplica às organizações privadas, comprometidas apenas com a satisfação de seus próprios interesses.
O jornalista pode recorrer à cláusula de consciência para justificar a sua recusa em ouvir opiniões divergentes das suas.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos à história, aos conceitos e à estruturação da comunicação de massa.
A criação do primeiro manual de estilo jornalístico no Brasil, em 1950, foi iniciativa do jornalista Pompeu de Sousa, que também introduziu no jornalismo brasileiro a técnica do lide.
Com base no conceito e na história do jornalismo, julgue os itens de 104 a 110.
Noticiabilidade de um assunto é a aptidão que determinado acontecimento tem para ser tratado no formato de notícia, que é um tipo de narrativa, pertencente ao campo do jornalismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...