Questões de Comunicação Social

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As principais características da comunicação do ambiente digital que devem ser levadas em conta na gestão de crises de organizações são:

  • A. proximidade da informação e interatividade das mensagens;
  • B. proximidade da informação e conteúdo centralizado;
  • C. conteúdo centralizado e atualidade das informações;
  • D. conteúdo centralizado e interatividade das mensagens;
  • E. atualidade das informações e interatividade das mensagens.

As mídias sociais potencializaram a existência de grupos sociais fechados, chamados vulgarmente de “panelinhas”, que fortalecem os laços comuns, mas reduzem a abertura do grupo para novas ideias e informações. Esta abertura, que faz parte da exploração da rede por empresas, é facilitada por:

  • A. líderes de opinião que conectam dois ou mais grupos;
  • B. programas de monitoramento das conexões;
  • C. mecanismos de busca e ferramentas de interação;
  • D. robôs que transmitem conteúdo por parte de empresas;
  • E. funcionários de empresas dentro dos grupos.

Para que uma empresa consiga gerar a viralização de informações no ambiente digital, é necessário planejar adequadamente a forma e o conteúdo das mensagens veiculadas por ela. O ponto mais importante desse planejamento de mensagens está no(a):

  • A. conteúdo, principalmente na profundidade da informação;
  • B. conteúdo, principalmente na originalidade da informação;
  • C. conteúdo, principalmente na interatividade da informação;
  • D. forma, principalmente no uso da linguagem coloquial;
  • E. forma, principalmente no uso da linguagem publicitária.

A diferença básica, no meio digital, entre a rede social Facebook e o Google está no fato de que a estratégia de cada um, respectivamente, visa a:

  • A. organizar a Internet e criar uma Internet paralela;
  • B. organizar a Internet e segmentar a Internet;
  • C. criar uma Internet paralela e segmentar a Internet;
  • D. criar uma Internet paralela e organizar a Internet;
  • E. segmentar a Internet e criar uma Internet paralela.

A interação entre as marcas e o público passou por uma mudança significativa com o advento dos chamados “smartphones”, que, ao contrário dos primeiros telefones celulares, podem:

  • A. utilizar sistema GPS;
  • B. enviar SMS;
  • C. se conectar à internet;
  • D. transmitir imagens e sons;
  • E. rodar programas.

A chamada comunicação “boca-a-boca” ocorre em sua maioria no ambiente off-line. Entretanto, os gestores de Comunicação se concentram na mensuração dos efeitos on-line porque:

  • A. alcança maior número de pessoas do que o off-line;
  • B. permite a utilização de robôs para gerar compartilhamentos falsos;
  • C. apresenta maior facilidade de monitoramento;
  • D. abrange prioritariamente o público mais jovem;
  • E. se trata de uma rede com a média de poder aquisitivo maior.

O uso de mídias sociais por empresas e organizações permite que os usuários, ao contrário do que acontece com as mídias tradicionais, possam:

  • A. ter um envolvimento com uma marca em um nível mais profundo do que nunca;
  • B. experimentar uma comunicação de mão dupla com as organizações;
  • C. ser ouvidos em suas necessidades, desejos e demandas pelos gestores das organizações;
  • D. participar de pesquisa e enquetes sobre opinião pública e imagem corporativa;
  • E. realizar críticas às organizações, suas políticas e ações sociais.

Uma comunidade de usuários, clientes e colaboradores de um órgão público foi formada para compartilhar informações a partir de um fórum de discussão. A forma mais adequada de a gerência de comunicação do órgão em questão atuar junto a essa comunidade é através de táticas para:

  • A. concentrar a comunicação nos formadores de opinião da comunidade;
  • B. controlar e administrar a maior parte do conteúdo publicado na comunidade;
  • C. direcionar a comunidade para servir ao órgão público em questão;
  • D. cultivar a comunidade para que a imagem e a marca do órgão sejam fortalecidos;
  • E. destacar as informações positivas na comunidade para reduzir as críticas.

A primeira referência para a criação de uma Política de Comunicação deve ser a análise do(a):

  • A. Estratégia de Marketing;
  • B. Estratégia de Relações Públicas;
  • C. Plano de Comunicação funcional;
  • D. Plano de Comunicação Integrado;
  • E. Visão e Missão da organização.

Dentre as ferramentas de Comunicação Organizacional Integrada, a que apresenta o maior custo por contato e a maior taxa de conversão do receptor é:

  • A. propaganda;
  • B. promoção;
  • C. assessoria de imprensa;
  • D. relações públicas;
  • E. comunicação interpessoal.
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