Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considere que um funcionário, que trabalha na central de controle de uma emissora aberta, tenha recebido um roteiro para a programação da semana. A partir dessa situação, julgue os próximos itens.
Caso a emissora em questão possua uma programação em bloco aos domingos e às sextas-feiras à noite, então, nesses horários, serão exibidos programas sucessivos e similares com o objetivo de tornar cativa a audiência.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.
Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.
Desde o advento da fotografia, não cessam de surgir novos dispositivos para a produção e veiculação da imagem. Como linguagem, o conteúdo da fotografia evidencia tanto as condições de sua produção quanto o contexto de sua veiculação, variando significativamente de acordo com o meio em que está sendo publicada. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
O jornal é um veículo de comunicação dotado de estratégias comunicativas que se articulam na copresença do texto e da imagem, assim como na articulação visual desses elementos na página. A conexão entre fotografias, títulos, legendas e diagramação tem papel decisivo na percepção da informação jornalística.
O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de
Marketing direto.
Branding.
Merchandising.
Telemarketing.
Marketing de relacionamento.
Sobre as características fundamentais do Jornalismo Online, é correto afirmar que
as plataformas de distribuição nesse meio não são flexíveis.
a notícia nesse meio não pode ser atualizada a qualquer momento.
as notícias veiculadas no meio digital, em tempo real, são elaboradas com mais pesquisa.
a estrutura narrativa pode ser não linear no meio digital.
as notícias divulgadas em meio digital são exclusivas para assinantes.
Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.
Ao proceder a uma entrevista, considerada, no meio jornalístico, um embate de opiniões entre entrevistado e entrevistador, o jornalista deve tomar cuidado para que as discussões e as falas simultâneas não promovam confusão no telespectador ou ouvinte.
As tecnologias da comunicação e informação são, atualmente, componentes indispensáveis na estrutura social e política da humanidade. A rede faz parte dessa nova percepção da realidade. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Uma das vantagens da rede, como ferramenta de relacionamento organizacional, é uma inversão do rígido modelo comunicacional que se baseava na direção emissor-receptor para um modelo dialético e mais horizontalizado.
( ) Permite que os profissionais e os próprios usuários segmentem seus públicos por meio de listas de discussão, newsgroups, listas de e-mail, blogs, assuntos de interesse.
( ) Pode substituir outras mídias e é adequada a todos os públicos.
( ) No cenário da web 2.0 as expressões de comunicação ocorrem de forma mais complexa se comparadas ao cenário da web 1.0.
( ) Pesquisas e enquetes feitas através da rede atingem um publico muito maior e tem mais credibilidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado
na Teoria hipodérmica.
nos Estudos de recepção.
na Teoria funcionalista da comunicação.
na Teoria culturológica.
na Hipótese da espiral do silêncio.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito dos materiais e dos efeitos por eles produzidos na confecção de cenografia, julgue os itens a seguir.
Mármores, madeiras de lei e tecidos como seda e veludos são recomendáveis para a construção de cenários por sua beleza e praticidade.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Sabendo que a iluminação constitui fator decisivo para a criação da expressividade de uma imagem, julgue os itens que se seguem.
O uso de luz secundária ou de enchimento, geralmente posicionada em um ângulo de 50º em relação à câmera, é ideal para destacar os objetos do cenário e evitar o achatamento da imagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...