Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere que um funcionário, que trabalha na central de controle de uma emissora aberta, tenha recebido um roteiro para a programação da semana. A partir dessa situação, julgue os próximos itens.

Caso a emissora em questão possua uma programação em bloco aos domingos e às sextas-feiras à noite, então, nesses horários, serão exibidos programas sucessivos e similares com o objetivo de tornar cativa a audiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Desde o advento da fotografia, não cessam de surgir novos dispositivos para a produção e veiculação da imagem. Como linguagem, o conteúdo da fotografia evidencia tanto as condições de sua produção quanto o contexto de sua veiculação, variando significativamente de acordo com o meio em que está sendo publicada. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.

O jornal é um veículo de comunicação dotado de estratégias comunicativas que se articulam na copresença do texto e da imagem, assim como na articulação visual desses elementos na página. A conexão entre fotografias, títulos, legendas e diagramação tem papel decisivo na percepção da informação jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de

  • A.

    Marketing direto.

  • B.

    Branding.

  • C.

    Merchandising.

  • D.

    Telemarketing.

  • E.

    Marketing de relacionamento.

Sobre as características fundamentais do Jornalismo Online, é correto afirmar que

  • A.

    as plataformas de distribuição nesse meio não são flexíveis.

  • B.

    a notícia nesse meio não pode ser atualizada a qualquer momento.

  • C.

    as notícias veiculadas no meio digital, em tempo real, são elaboradas com mais pesquisa.

  • D.

    a estrutura narrativa pode ser não linear no meio digital.

  • E.

    as notícias divulgadas em meio digital são exclusivas para assinantes.

Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.

Ao proceder a uma entrevista, considerada, no meio jornalístico, um embate de opiniões entre entrevistado e entrevistador, o jornalista deve tomar cuidado para que as discussões e as falas simultâneas não promovam confusão no telespectador ou ouvinte.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tecnologias da comunicação e informação são, atualmente, componentes indispensáveis na estrutura social e política da humanidade. A rede faz parte dessa nova percepção da realidade. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Uma das vantagens da rede, como ferramenta de relacionamento organizacional, é uma inversão do rígido modelo comunicacional que se baseava na direção emissor-receptor para um modelo dialético e mais horizontalizado.

( ) Permite que os profissionais e os próprios usuários segmentem seus públicos por meio de listas de discussão, newsgroups, listas de e-mail, blogs, assuntos de interesse.

( ) Pode substituir outras mídias e é adequada a todos os públicos.

( ) No cenário da web 2.0 as expressões de comunicação ocorrem de forma mais complexa se comparadas ao cenário da web 1.0.

( ) Pesquisas e enquetes feitas através da rede atingem um publico muito maior e tem mais credibilidade.

  • A. F – V – F – V – V
  • B. V – V – F – V – F
  • C. F – V – V – F – V
  • D. V – F – V – V – F
  • E. V – F– V – F – V

Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado

  • A.

    na Teoria hipodérmica.

  • B.

    nos Estudos de recepção.

  • C.

    na Teoria funcionalista da comunicação.

  • D.

    na Teoria culturológica.

  • E.

    na Hipótese da espiral do silêncio.

A respeito dos materiais e dos efeitos por eles produzidos na confecção de cenografia, julgue os itens a seguir.

Mármores, madeiras de lei e tecidos como seda e veludos são recomendáveis para a construção de cenários por sua beleza e praticidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabendo que a iluminação constitui fator decisivo para a criação da expressividade de uma imagem, julgue os itens que se seguem.

O uso de luz secundária ou de enchimento, geralmente posicionada em um ângulo de 50º em relação à câmera, é ideal para destacar os objetos do cenário e evitar o achatamento da imagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...