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Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Sabendo que a iluminação constitui fator decisivo para a criação da expressividade de uma imagem, julgue os itens que se seguem.
A diferença entre luz dura e luz difusa reside nas propriedades contrastantes de cada uma. Em se tratando de luz dura, não há zona de penumbra entre a sombra e a luz. A luz difusa, por outro lado, permite vários graus de penumbra, tornando possível até o total desaparecimento das sombras e a ausência de contrastes.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.
Plano, em televisão ou cinema, é a distância da câmera em relação ao que está sendo filmado e classifica-se segundo os possíveis enquadramentos utilizados.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considere que um funcionário, que trabalha na central de controle de uma emissora aberta, tenha recebido um roteiro para a programação da semana. A partir dessa situação, julgue os próximos itens.
O mapa de programação é, em geral, dividido em colunas verticais, que representam as faixas de horários, e em linhas horizontais, que representam os dias da semana.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.
Lealdade, consciência do nome e percepção de qualidade, por serem valores abstratos, não compõem os ativos de uma marca.
Os fotógrafos que fazem imagens para revistas de surf e skate preferem fotografar com uma lente que permite angulação maior que a grande angular. Algumas imagens chegam a 180 graus e, não raro, com distorções. Essas lentes são chamadas de
teleobjetiva.
macro.
zoom.
autofocus.
olho de Peixe.
Acerca das características e potencialidades da voz para a produção audiovisual, julgue os itens de 107 a 116.
Os textos noticiosos, no rádio e na televisão, constituem exemplos representativos de leitura enunciativa.
Sobre o Parlamento Nacional de Relações Públicas podemos afirmar:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Com base na argumentação da autora, é CORRETO dizer que:
a entrevista é um procedimento objetivo de apuração de informações;
a entrevista visa somente à coleta de interpretação e à reconstituição de fatos;
a entrevista pode ser uma conversação entre jornalista e entrevistado;
a entrevista é uma técnica de construção do texto jornalístico noticioso;
a entrevista é um mecanismo de obtenção de respostas pré-pautadas por um questionário.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
As siglas estão de tal modo incorporadas ao vocabulário do dia a dia que passam a sofrer flexões de número. O procedimento padrão para especificar a flexão de número numa sigla é:
utilizar a expressão original da sigla por extenso no plural.
empregar termos alternativos à sigla, no plural.
dobrar a sigla para garantir a flexão de número.
acrescentar, ao final da sigla, um s minúsculo.
acrescentar, ao final da sigla, um s maiúsculo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Essa afirmação resume o conceito da Teoria
do Newsmaking.
instrumentalista.
dos definidores primários.
organizacional.
econômica do jornalismo.
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