Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabendo que a iluminação constitui fator decisivo para a criação da expressividade de uma imagem, julgue os itens que se seguem.

A diferença entre luz dura e luz difusa reside nas propriedades contrastantes de cada uma. Em se tratando de luz dura, não há zona de penumbra entre a sombra e a luz. A luz difusa, por outro lado, permite vários graus de penumbra, tornando possível até o total desaparecimento das sombras e a ausência de contrastes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.

Plano, em televisão ou cinema, é a distância da câmera em relação ao que está sendo filmado e classifica-se segundo os possíveis enquadramentos utilizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um funcionário, que trabalha na central de controle de uma emissora aberta, tenha recebido um roteiro para a programação da semana. A partir dessa situação, julgue os próximos itens.

O mapa de programação é, em geral, dividido em colunas verticais, que representam as faixas de horários, e em linhas horizontais, que representam os dias da semana.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Lealdade, consciência do nome e percepção de qualidade, por serem valores abstratos, não compõem os ativos de uma marca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fotógrafos que fazem imagens para revistas de surf e skate preferem fotografar com uma lente que permite angulação maior que a grande angular. Algumas imagens chegam a 180 graus e, não raro, com distorções. Essas lentes são chamadas de

  • A.

    teleobjetiva.

  • B.

    macro.

  • C.

    zoom.

  • D.

    autofocus.

  • E.

    olho de Peixe.

Acerca das características e potencialidades da voz para a produção audiovisual, julgue os itens de 107 a 116.

Os textos noticiosos, no rádio e na televisão, constituem exemplos representativos de leitura enunciativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o Parlamento Nacional de Relações Públicas podemos afirmar:

  • A. teve início em 1992 e foi concluído em dezembro de 1998.
  • B. suas conclusões foram formatadas a partir da Carta de Atibaia redigida em 1998.
  • C. seu documento final foi apresentado no XV Congresso Brasileiro de Relações Públicas, realizado em 1998, na cidade de Salvador, BA.
  • D. teve como temas principais para discussão: I- Conceito normativo da profissão e novos rumos para Relações Públicas e II – Formação profissional.
  • E. foi um esforço nacional, realizado organizadamente pela categoria sobre o comando da Associação Brasileira de Relações Públicas, com o intuito de modernizar a atividade, adequando-a às exigências dois novos tempos.

Com base na argumentação da autora, é CORRETO dizer que:

  • A.

    a entrevista é um procedimento objetivo de apuração de informações;

  • B.

    a entrevista visa somente à coleta de interpretação e à reconstituição de fatos;

  • C.

    a entrevista pode ser uma conversação entre jornalista e entrevistado;

  • D.

    a entrevista é uma técnica de construção do texto jornalístico noticioso;

  • E.

    a entrevista é um mecanismo de obtenção de respostas pré-pautadas por um questionário.

As siglas estão de tal modo incorporadas ao vocabulário do dia a dia que passam a sofrer flexões de número. O procedimento padrão para especificar a flexão de número numa sigla é:

  • A.

    utilizar a expressão original da sigla por extenso no plural.

  • B.

    empregar termos alternativos à sigla, no plural.

  • C.

    dobrar a sigla para garantir a flexão de número.

  • D.

    acrescentar, ao final da sigla, um s minúsculo.

  • E.

    acrescentar, ao final da sigla, um s maiúsculo.

Essa afirmação resume o conceito da Teoria

  • A.

    do Newsmaking.

  • B.

    instrumentalista.

  • C.

    dos definidores primários.

  • D.

    organizacional.

  • E.

    econômica do jornalismo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...