Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos à estrutura da caixa cênica italiana.
Varas destinam-se preferencialmente à sustentação de elementos de cenário.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das técnicas de iluminação e dos tipos de lâmpada, julgue os itens subsequentes.
O filtro não deve ser utilizado para alterar o resultado da cor da luz, apenas para corrigir a difusão luminosa.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, em determinada emissora de TV, pela manhã, o noticiário produzido em Brasília e veiculado nacionalmente terá uma transmissão ao vivo feita de outra cidade, julgue os itens subsequentes, relativos a essa situação e a aspectos diversos relacionados a transmissões de TV ao vivo.
Em situações semelhantes à descrita no enunciado, é comum o roteiro de transmissão não possuir pontos de saída designados; nesse caso, é também comum que o roteiro contenha deixas para sinalizar esses comandos.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens seguintes.
O departamento de criação trabalha a partir do planejamento estabelecido pelo departamento de mídia.
Em fotografia digital, a distorção de cor que pode interferir em uma imagem JPEG com alta taxa de compressão é chamada de
artifact.
aberração cromática.
cropping.
moire.
shadow.
Uma das diferenças trazidas pela Internet para o jornalismo é que, nos veículos on-line, a construção da notícia passa a ser um processo contínuo. Isso se deve à possibilidade de
conectar interativamente os elementos.
atualizar constantemente a informação.
decidir individualmente a navegação.
publicar imediatamente a informação.
verificar frequentemente os acessos.
A respeito de entrevistas externas e em estúdio, julgue os itens subsequentes.
Ao preparar a entrevista, o entrevistador deve treinar, antecipadamente, o entrevistado, a fim de garantir a credibilidade das respostas junto aos ouvintes e telespectadores.
A classificação dos públicos pode ser considerada uma tarefa difícil para os profissionais de comunicação, em razão das inúmeras concepções do conceito e das contradições que elas apresentam. Analise as afirmações sobre a classificação dos públicos, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Na tipologia de públicos que adota o critério do poder, os públicos de opinião são aqueles que, através da sua atuação, podem frear ou favorecer ação da organização.
( ) O critério geográfico não leva em consideração os deslocamentos das fronteiras organizacionais e nem das pessoas, através dos vários públicos a que pertencem.
( ) Na classificação de Fábio França os públicos essenciais dividem-se em dois segmentos: redes de interferência e de sustentação.
( ) Cleusa Cesca classifica o público misto em vinculado e desvinculado.
( ) Waldir Fortes apresenta em sua classificação de públicos uma categoria denominada defensores esclarecidos na qual se situam funcionários, consumidores, e outros públicos como ex-alunos de uma escola, expacientes de uma unidade de saúde.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Segundo Mário Erbolato, na obra Jornalismo Gráfico: técnicas de produção, os olhos são órgãos pequenos e delicados que se cansam com facilidade e, portanto, o jornal será orientado graficamente de maneira a não exigir do leitor muito trabalho físico e psicológico (p. 64). O autor destaca a existência de zonas de visibilidade, que seriam centros dominantes, pontos-chaves, direções de entrada e outras de saída.
Sobre essas zonas de visibilidade, julgue os itens abaixo como V (VERDADEIROS) ou F (FALSOS).
I Zona de visibilidade primária: no alto à esquerda da página.
II Zona de visibilidade secundária: no alto à direita da página.
III Zona de visibilidade morta: no alto à direita e na parte inferior à esquerda.
Está(ão) CORRETA(S).
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e II
Apenas I e III
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O repórter de um jornal entrevista o diretor de uma empresa para uma matéria. Na redação do texto, ele pode intervir na fala do entrevistado de diferentes maneiras, EXCETO ao
descrever o tom de voz e as expressões faciais da fonte.
adaptar o teor das respostas à posição do repórter.
determinar a ordem em que as informações serão redigidas.
escolher o verbo dicendi que vai acompanhar a fala.
optar pela reprodução de alguns trechos da entrevista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...