Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Essa tese foi desenvolvida

  • A.

    pela Escola de Chicago.

  • B.

    por Lasswel e Dovifat com paradigmas funcionalistas.

  • C.

    pela Escola de Frankfurt.

  • D.

    por Bakhtin e Schaff com paradigas materialistas.

  • E.

    pela Escola de Toronto.

Julgue os itens subsequentes, relativos à estrutura da caixa cênica italiana.

A sequência constituída por cena, ciclorama, proscênio e rotunda está corretamente ordenada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de iluminação e dos tipos de lâmpada, julgue os itens subsequentes.

Máquina de fumaça utiliza o resultado do aquecimento de um produto líquido à base de dióxido de carbono, e máquina de gelo seco utiliza anidrido carbônico sólido, proporcionando fumaça mais densa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, em determinada emissora de TV, pela manhã, o noticiário produzido em Brasília e veiculado nacionalmente terá uma transmissão ao vivo feita de outra cidade, julgue os itens subsequentes, relativos a essa situação e a aspectos diversos relacionados a transmissões de TV ao vivo.

Na situação descrita no enunciado, no switcher em Brasília, o vídeo deverá ser processado e as imagens, combinadas durante a emissão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens seguintes.

Diretor de arte é um cargo da publicidade, mas pode, ainda consistir em uma função específica no contexto de uma produção audiovisual.

  • C. Certo
  • E. Errado

O livro Fotografia Digital − Uma Arte Sem Mistérios (p. 34/35) afirma que diferente das câmaras automáticas, as digitais semiprofissionais e profissionais permitem a utilização de objetivas cambiáveis. Ao referir-se a um tipo de objetiva informa que sua área de visão é mais ampla. É utilizada em fotos aéreas, paisagens e em ambientes, mas também pode ser usada em ambientes pequenos, como apartamentos. O truque é aumentar a profundidade de campo, o que dá a impressão de uma ambiente maior. Essa objetiva é do tipo

  • A.

    zoom.

  • B.

    macro.

  • C.

    50 mm.

  • D.

    grande angular.

  • E.

    teleobjetiva.

Acerca de jornalismo digital e novas mídias, julgue os itens subsecutivos.

No jornalismo digital, o uso do hipertexto permite ao internauta acessar determinada notícia em diferentes formatos, como, por exemplo, em texto, em áudio e em vídeo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisa, em sentido geral, é todo procedimento sistemático de investigação ou de busca minuciosa para averiguar e estudar a realidade, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer de conhecimento. Atualmente, as modalidades de pesquisa em comunicação são muitas; entre elas, a pesquisa de opinião pública. Assinale a alternativa que apresenta característica(s) da pesquisa de opinião pública.

  • A.

    Conhecer mais profundamente a reação psicológica do público com referência a determinada marca, produto, acontecimento ou serviço; determinar as razões pelas quais os consumidores adquirem certa marca ou tipo de produto.

  • B.

    Influir na comercialização de um produto ou serviço, mediante processo de coleta, registro e análise interpretativa dos fatos relacionados a problemas de distribuição e venda ao consumidor.

  • C.

    Envolver testes de mercado para serviços recém-criados (incluindo sua necessidade, utilidade para o consumidor e possibilidades de aceitação), a procura de novas utilidades para serviços já existentes e até estudos sobre a eficácia da embalagem (pacotes turísticos, como exemplo).

  • D.

    Determinar as características de um mercado e medir a sua extensão, para avaliar o seu potencial de vendas (ou seja, a estimativa da capacidade de compra de um determinado produto, serviço ou ideia pelos consumidores).

  • E.

    Levantar as atitudes e as opiniões do público acerca de determinado assunto, acontecimento notório, instituição etc.; emprega-se essa denominação principalmente para sondagens relacionadas a objetivos sociológicos, jornalísticos ou políticos.

A respeito de entrevistas externas e em estúdio, julgue os itens subsequentes.

Ao conduzir uma entrevista, o entrevistador deve ser vigoroso e perspicaz a ponto de perceber o momento certo para conseguir ultrapassar os limites impostos pelo entrevistado e abordar todo e qualquer tema que julgar importante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre assessoria em Relações Públicas podemos afirmar:

  • A. deve atuar somente nas ocasiões de eventos ou anúncios públicos, em coletivas.
  • B. tem como atividades principais: controle de orçamento na mídia, organização de entrevistas coletivas, redação de press release, levantamento de pautas.
  • C. no contexto da comunicação institucional, é uma das ferramentas essenciais nas mediações das organizações com o grande público, a opinião pública e a sociedade, via mídia impressa, eletrônica e Internet.
  • D. seu conceito está associado a dois aspectos fundamentais: a necessidade de se divulgar opiniões e realizações de um indivíduo ou grupo de pessoas; e a existência dos meios de comunicação de massa.
  • E. o termo assessoria é polissêmico: pode referir-se ao título de uma área da organização; denominar um tipo de organização externa que presta serviços de assessoria; dizer respeito ao trabalho a ser prestado por algum profissional de uma área de conhecimento específico encarregado de prestar informações e descrever cenários.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...