Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das leis e normas que regem a relação entre anunciantes, agências de propaganda e veículos de comunicação, julgue os próximos itens.

A publicidade governamental deve se conformar ao Código de Autorregulamentação Publicitária, salvo proibição legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios impressos.

Aspectos culturais são determinantes na escolha das cores utilizadas na comunicação com públicos de diferentes faixas etárias. A maior atenção dada pelas pessoas às cores sóbrias à medida que elas envelhecem, portanto, sofre pouca influência de fatores biológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Na edição de um telejornal, nem sempre é necessária a passagem do repórter durante a apresentação de uma matéria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao cerimonial, Estellita Lins cita as funções ritual, semiológica, legislativa, gratuita e pedagógica. Com base nesse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As funções ritual e legislativa do cerimonial ocupam-se da cortesia, da linguagem formal e diplomática.

  • B.

    A reverência, considerada como demonstração de submissão e praticada por algumas culturas, integra a função pedagógica.

  • C.

    A função ritual engloba a codificação de regras e preceitos.

  • D.

    As atividades lúdicas estão contempladas na função pedagógica do cerimonial.

  • E.

    As honrarias a chefes de Estado e de governo são previstas na função legislativa do cerimonial.

A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

No início da Era Moderna, a interface entre pinturas e textos era uma das formas de interação dos meios de comunicação com os receptores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de ética e legislação em relações públicas (RP), bem como a respeito do papel do profissional de comunicação social, julgue os seguintes itens.

A atividade de RP começou a se desenvolver, no Brasil, no início do século passado. Na década de 50 desse mesmo século, foi inaugurado o movimento associativo e, em 1967, ocorreu a regulamentação da atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, referentes a software de leiaute, de editoração eletrônica e de manipulação de imagens.

Picture element (pixel) é a unidade básica de informações da imagem digital do tipo bitmap.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Compete ao editor de um noticiário reorganizar os trechos das entrevistas, de modo a obter o efeito que lhe pareça mais sensacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Kunsch, o processo de relações públicas é considerado a partir de quatro etapas básicas: pesquisa, planejamento, implementação e avaliação. Entre essas etapas, o planejamento de relações públicas é responsável pelo estabelecimento e pela fixação das políticas de comunicação da instituição. O processo de quatro degraus, defendido por outros autores tradicionais, corrobora, com algumas adaptações, os níveis do planejamento de relações públicas defendido por Kunsch. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As políticas de comunicação fixadas pelo planejamento de relações públicas dizem respeito à atuação política da instituição junto ao cliente externo.

  • B.

    O papel de uma pesquisa inicial que anteceda o planejamento de relações públicas é o de fornecer subsídios para os objetivos e metas.

  • C.

    A correção de desvios no processo de planejamento deve ser efetivada após a análise do relatório conclusivo.

  • D.

    A proposição de planos, projetos e programas de ação institucional deve ser feita tão logo o planejamento chegue à etapa de avaliação.

  • E.

    A etapa denominada implementação, na classificação proposta por Kunsch, é substituída, no processo de quatro degraus, por “agindo e comunicando”, e refere-se às estratégias ou ao que se deve fazer e ao porquê de se fazê-lo.

A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

Uma das estratégias de aproximação entre emissores e receptores é o recurso à participação dos receptores nos programas veiculados pelos meios de comunicação, que é utilizado, pelo menos, desde o século XVII.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...