Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das leis e normas que regem a relação entre anunciantes, agências de propaganda e veículos de comunicação, julgue os próximos itens.
A publicidade governamental deve se conformar ao Código de Autorregulamentação Publicitária, salvo proibição legal.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios impressos.
Aspectos culturais são determinantes na escolha das cores utilizadas na comunicação com públicos de diferentes faixas etárias. A maior atenção dada pelas pessoas às cores sóbrias à medida que elas envelhecem, portanto, sofre pouca influência de fatores biológicos.
Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.
Na edição de um telejornal, nem sempre é necessária a passagem do repórter durante a apresentação de uma matéria.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação ao cerimonial, Estellita Lins cita as funções ritual, semiológica, legislativa, gratuita e pedagógica. Com base nesse assunto, assinale a opção correta.
As funções ritual e legislativa do cerimonial ocupam-se da cortesia, da linguagem formal e diplomática.
A reverência, considerada como demonstração de submissão e praticada por algumas culturas, integra a função pedagógica.
A função ritual engloba a codificação de regras e preceitos.
As atividades lúdicas estão contempladas na função pedagógica do cerimonial.
As honrarias a chefes de Estado e de governo são previstas na função legislativa do cerimonial.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.
No início da Era Moderna, a interface entre pinturas e textos era uma das formas de interação dos meios de comunicação com os receptores.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de ética e legislação em relações públicas (RP), bem como a respeito do papel do profissional de comunicação social, julgue os seguintes itens.
A atividade de RP começou a se desenvolver, no Brasil, no início do século passado. Na década de 50 desse mesmo século, foi inaugurado o movimento associativo e, em 1967, ocorreu a regulamentação da atividade.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os seguintes itens, referentes a software de leiaute, de editoração eletrônica e de manipulação de imagens.
Picture element (pixel) é a unidade básica de informações da imagem digital do tipo bitmap.
Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.
Compete ao editor de um noticiário reorganizar os trechos das entrevistas, de modo a obter o efeito que lhe pareça mais sensacional.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para Kunsch, o processo de relações públicas é considerado a partir de quatro etapas básicas: pesquisa, planejamento, implementação e avaliação. Entre essas etapas, o planejamento de relações públicas é responsável pelo estabelecimento e pela fixação das políticas de comunicação da instituição. O processo de quatro degraus, defendido por outros autores tradicionais, corrobora, com algumas adaptações, os níveis do planejamento de relações públicas defendido por Kunsch. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
As políticas de comunicação fixadas pelo planejamento de relações públicas dizem respeito à atuação política da instituição junto ao cliente externo.
O papel de uma pesquisa inicial que anteceda o planejamento de relações públicas é o de fornecer subsídios para os objetivos e metas.
A correção de desvios no processo de planejamento deve ser efetivada após a análise do relatório conclusivo.
A proposição de planos, projetos e programas de ação institucional deve ser feita tão logo o planejamento chegue à etapa de avaliação.
A etapa denominada implementação, na classificação proposta por Kunsch, é substituída, no processo de quatro degraus, por agindo e comunicando, e refere-se às estratégias ou ao que se deve fazer e ao porquê de se fazê-lo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.
Uma das estratégias de aproximação entre emissores e receptores é o recurso à participação dos receptores nos programas veiculados pelos meios de comunicação, que é utilizado, pelo menos, desde o século XVII.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...