Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

            Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a opinião pública formada a partir das trocas que ocorrem por meio da Internet é irrelevante, porque a exclusão digital é imensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa redação radiofônica.

O redator de texto para um boletim radiofônico deve levar em conta que, em cada notícia, o ouvinte tem apenas uma chance de entender o que está sendo dito.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escolha dos meios de comunicação é uma das etapas decisivas do planejamento de comunicação organizacional. Acerca dos meios de comunicação e seus usos em relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    Os eventos podem ser considerados meios de comunicação para as relações públicas.

  • B.

    As relações públicas fazem uso, essencialmente, dos veículos de comunicação interpessoal e de comunicação humana.

  • C.

    O jornal é o veículo de comunicação interpessoal escrita que possibilita um maior aprofundamento na discussão de temas de interesse dos públicos.

  • D.

    O rádio é hoje um instrumento quase ultrapassado, devido às novas tecnologias de comunicação social.

  • E.

    A comunicação oral é a forma mais rápida e econômica de transmissão de uma informação em uma empresa.

A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo esportivo no Brasil teve início com a publicação de periódicos que mesclavam ensinamentos para o aprimoramento físico dos leitores e notícias sobre esportes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das leis e normas que regem a relação entre anunciantes, agências de propaganda e veículos de comunicação, julgue os próximos itens.

Dados sobre alcance das mídias exteriores, como o outdoor, fazem parte do serviço básico de pesquisa de mídia regular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios impressos.

Nos impressos, as cores podem ser utilizadas com objetivo de organizar e hierarquizar informações, o que as torna importante instrumento de persuasão. Conforme a cor empregada, direciona-se a atenção dos leitores para determinadas informações em detrimento de outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa redação radiofônica.

Frases complexas e ordem indireta de orações e sujeitos podem ser usadas no meio radiofônico quando o texto a ser lido tiver sido originalmente formatado para a mídia impressa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao questionário, um instrumento de coleta de dados utilizado por diferentes tipos de pesquisa, assinale a opção correta.

  • A.

    No questionário, só se admitem perguntas fechadas que possibilitem a tabulação dos dados em números percentuais.

  • B.

    Perguntas abertas podem influenciar menos o respondente, pois não apresentam um conjunto predeterminado de impressões.

  • C.

    Perguntas dicotômicas induzem facilmente a interpretações incorretas dos dados.

  • D.

    O questionário deve ser aplicado imediatamente após a sua redação, sob pena de perda de atualidade do instrumento.

  • E.

    Para que o respondente não se canse e desista de participar da pesquisa, cada assunto deve corresponder a apenas uma questão no questionário.

A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

Entre os tipos de televisão comunitária existentes no panorama histórico brasileiro, incluem-se a TV de rua, a TV de baixa potência, a TV local e os canais comunitários no sistema de televisão a cabo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...